Livros e Hqs

8 curiosidades literárias que você precisa conhecer

(5 Estrelas - 1 Votos)

Quais são as informações mais marcantes da literatura mundial? Veja oito curiosidades sobre livros que todo leitor deve conhecer

A literatura mundial não se cansa de impressionar os leitores com as suas narrativas fascinantes e personagens inesquecíveis. Mas, para além das grandes histórias, ela também acumula feitos incríveis que todo fã de livros deveria conhecer.

Que tal mergulhar no mundo da literatura e ficar por dentro de curiosidades incríveis sobre o universo literário? A partir do levantamento realizado pelo portal Bingo, nós preparamos uma lista com as oito informações mais marcantes da literatura. Confira!

  • A Bíblia foi o primeiro livro impresso da história da literatura.
    Em 1455, 641 páginas da Bíblia foram impressas em latim, com as letras arranjadas manualmente em chumbo.

  • “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, é considerado o maior livro do mundo.
    Com mais de 9.609.000 caracteres, a obra literária tem conta com 1,3 milhões de palavras e mais de 3000 páginas. O seu recorde foi registrado no Guinness Book.

  • “Dom Quixote” é a obra literária mais vendida do mundo.
    De acordo com o Guinness Book, o livro de Miguel de Cervantes de 500 milhões de cópias vendidas.

  • “O Pequeno Príncipe” é o livro mais traduzido em outros países.
    De acordo com uma pesquisa literária divulgada em 2021, a obra infanto-juvenil de Antoine de Saint-Exupéry foi traduzida em 382 países.

  • Paulo Coelho é o autor brasileiro mais traduzido no mundo.
    O livro “O Alquimista” ganhou traduções em 80 países.

  • A Índia é o país que mais lê no mundo.
    Segundo o World Culture Score Index, cada indiano lê uma média de 10 horas e 42 minutos por semana.

  • A frase mais longa da literatura está no livro “Os Miseráveis”, de Victor Hugo.
    Considerada a maior sentença já publicada em um livro, a frase tem 823 palavras.

  • “Elementar, meu caro Watson” é a frase mais popular da literatura, mas ela nunca existiu.
    Considerada a marca registrada do detetive Sherlock Holmes em adaptações para o cinema e o teatro, a frase jamais foi dita pelo protagonista em nenhum dos livros de Sir Arthur Conan Doyle. A frase, na verdade, surgiu no filme “O Retorno de Sherlock Holmes”.

Dom Quixote, Miguel de Cervantes

No clássico Dom Quixote, Miguel de Cervantes conta história de um senhor rural que gostava de ler livros sobre cavalaria e, acreditando na veracidade das aventuras descritas, decidiu tornar-se um cavaleiro andante. Suas viagens, então, sucedem-se sob a alucinação de que estava vivendo na era da cavalaria.


Em Busca do Tempo Perdido, Marcel Proust

Dividida em sete livros, Em Busca do Tempo Perdido é a obra-prima de Marcel Proust. A série foi publicada entre 1913 e 1927, e sua beleza e força vão se revelando cada vez mais impactantes com o correr dos anos.


Os Miseráveis, Victor Hugo

Considerado um clássico da literatura mundial, Os Miseráveis acompanha a emocionante história de Jean Valjean, um pobre homem que, depois de roubar um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. O livro de Victor Hugo reúne política e religião em uma narrativa envolvente e crítica aos diferentes tipos de injustiça que acontecem no mundo.


O Alquimista, Paulo Coelho

Em O Alquimista, um jovem pastor da Andaluzia chamado Santiago viaja de sua cidade natal na Espanha para o deserto do Egito em busca de um tesouro escondido perto das Pirâmides. Ao longo do caminho, ele encontra uma cigana, um homem que se diz rei e um alquimista, que lhe indicam a direção para a sua busca. Ninguém sabe que tesouro é esse, ou se Santiago será capaz de ultrapassar os obstáculos de seu trajeto. Mas o que começa como uma jornada para encontrar bens mundanos se transforma na descoberta do tesouro que se encontra dentro dele mesmo.


O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Publicado em 1943, O Pequeno Príncipe narra a história de um príncipe que faz amizade com um piloto que sofreu um acidente no meio do deserto. Com ilustrações em aquarela feita pelo próprio autor, o livro aborda temas universais como o amor, a amizade e o sentido da vida. A obra já foi traduzida em mais de 250 idiomas e tornou-se um dos maiores sucessos de todos os tempos, sendo o livro francês mais lido no mundo.


Sherlock Holmes – Um Estudo Em Vermelho, Sir Arthur Conan Doyle

Lançado em formato de livro em 1988, Um Estudo Em Vermelho foi a primeira obra de sucesso de Sherlock Holmes. O livro de Arthur Conan Doyle narra detalhes do primeiro encontro que o detetive tem com o seu fiel amigo, Dr. Watson, para, juntos, resolverem mais um intrigante mistério.


O que você achou das curiosidades?


Yasmin Lisboa

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores