9 livros para aprender a lidar com a ansiedade

(5 Estrelas - 1 Votos)

Quer aprender a lidar melhor com o transtorno da ansiedade? Conheça nove livros incríveis que vão ajudar você neste processo

A ansiedade é uma doença cada vez mais presente no cotidiano da população brasileira. De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2019, o Brasil é o líder em casos do transtorno no mundo. No total, são mais de 18,5 milhões de brasileiros sofrem em algum grau com a ansiedade.

Rotinas intensas, além de episódios de preocupação excessiva e situações traumáticas, são algumas das possíveis causas deste transtorno tão corriqueiro por aqui. Mas, embora a ansiedade seja um quadro preocupante, há maneiras eficazes de tratamento e de cuidados com os sintomas.

Que tal aprender a lidar melhor com a ansiedade? Nós preparamos uma seleção com nove livros incríveis que vão ajudar você neste processo. Boas leituras!


As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera, Haemin Sunim

O livro é ideal para quem quer tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Com delicadas ilustrações, As coisas que você só vê quando desacelera pretende nos ajudar a compreender aspectos dos nossos relacionamentos, trabalho e aspirações, bem como a nossa espiritualidade a partir de um novo prisma.


Atenção Plena: Mindfulness, Mark Williams e Danny Penman

Em Atenção Plena – Mindfulness, Mark Williams e Danny Penman abordam a atenção plena (ou mindfulness), método que parte do princípio de estar aberto à experiência presente, observando os pensamentos que surgem sem julgamentos, críticas ou elucubrações. O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a lidar com as dificuldades de maneira mais tranquila.


Diário de uma ansiosa ou Como Parei de Me Sabotar, Beth Evans

No livro Diário de Uma Ansiosa ou Como Parei de Me Sabotar, Beth Evans relata os desafios para se chegar à vida adulta com ilustrações bem-humoradas, relatos autobiográficos e conselhos amigáveis de Beth Evans.


Meus Tempos de Ansiedade: Medo, Esperança, Terror e a Busca da Paz de Espírito, Scott Stossel

Em Meus tempos de ansiedade, Scott Stossel flui entre o relato íntimo e a exposição de argumentos de autoridade e apresenta aos leitores uma história de todas essas perspectivas, da médica à filosófica. No livro, o autor revela as várias formas de tratar a ansiedade e administrar os seus efeitos incapacitantes. Eliminá-la, como mostra o autor, seria impossível, e talvez até prejudicial: afinal, o que seria do homem sem inquietações?


O Poder do Agora, Eckhart Tolle

Em O poder do hábito, Charles Duhigg apresenta aos leitores um novo entendimento a respeito da natureza humana e de seu potencial para a transformação. No livro, o autor compartilha histórias de pessoas que atingiram os seus objetivos como a de uma jovem que, em dois anos, mudou drasticamente quase todos os aspectos de sua vida: nesse meio tempo, ela parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.


O Demônio do Meio-Dia, Andrew Solomon

Em O demônio do Meio-dia, Andrew Solomon convida os leitores a uma jornada por um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias. Alternando o relato de sua própria batalha contra a doença com depoimentos de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, o autor desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas.


Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman

Eleito um dos melhores livros de 2011 pelo New York Times Book Review, Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar desenvolve explicações a respeito de como se desenvolve a mente humana e apresenta insights sobre de que forma as decisões devem ser tomadas nos negócios e na vida pessoal a fim de proteger-se contra possíveis falhas mentais.


Silêncio: Na Era do Ruído, Erling Kagge

A partir de sua experiência pessoal e das ideias de filósofos, escritores e artistas clássicos e contemporâneos, o explorador e escritor norueguês Erling Kagge reflete sobre a importância de trancar o mundo do lado de fora. Para ele, o silêncio não significa necessariamente ausência de ruído, e sim um recurso que está ao alcance de todos nós, em qualquer lugar: no meio do deserto e do polo sul, mas também no chuveiro ou na pista de dança. Por meio dele, aprendemos a nos conhecer melhor.


Stop Ansiedade, Amanda Dreher

Em Stop Ansiedade, Amanda Dreher revela caminhos para o controle da ansiedade através do método CLARA. Dividida em cinco partes, a prática vai ensinar você a Conhecer, Limpar, Acreditar, Realizar e Agradecer, superando de vez a ansiedade emocional.


Você gostou da lista?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses