Vidas que inspiraram livros: 10 biografias que você precisa ler
Que tal mergulhar nas histórias de grandes personagens da vida real? Veja 10 livros imperdíveis para quem é fã de biografias
Escritores, artistas, ativistas ou apenas pessoas comuns: todo mundo tem uma boa história para contar. A partir das biografias, somos capazes de nos aproximar ainda mais dos caminhos de grandes personalidades e, sobretudo, de conhecer as histórias de indivíduos incríveis que, mesmo longe dos holofotes, constroem trajetórias que com certeza dariam um livro.
Que tal descobrir um pouco mais sobre as histórias de grandes personagens da vida real? Eu preparei uma lista com dez biografias imperdíveis que você precisa conhecer. Conheça a lista e aproveite a leitura!
A História de Greta, Valentina Camerini
Neste livro, Valentina Camerini conta a história de coragem e determinação da jovem sueca Greta Thunberg, que, inconformada com a indiferença da “gente grande” ao problema do aquecimento global, resolveu fazer uma greve escolar para salvar o planeta. Aos 15 anos, Greta iniciou um movimento mundial que já levou milhares de pessoas às ruas, provando que ninguém é pequeno demais para fazer a diferença. Hoje, ela é a maior voz na luta para conscientizar os líderes mundiais de que o tempo da esperança acabou e que, se não entrarmos em ação, logo será tarde demais.
Enciclopédia Negra – Biografias Afro-Brasileiras, Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz
Em Enciclopédia negra, os autores Lilia Moritz Schwarcz, Flávio dos Santos Gomes e Jaime Lauriano revisitam a história do Brasil, da colonização aos dias atuais, com o objetivo de restabelecer o protagonismo negro. Juntos, os três ressaltam o que há de singular, multifacetado e profundo na existência particular de mais de quinhentos e cinquenta personagens. Além disso, o livro inclui verbetes criados por 36 artistas negros, negras e negres e que estão reunidos em caderno de imagens.
Elke: Mulher Maravilha, Chico Felitti
Em Elke: Mulher Maravilha, Chico Felitti conta a história da icônica Elke Maravilha. Elegante, desbocada, inteligente e encantadora, Elke revolucionou as passarelas da moda antes de se tornar atriz, cantora e jurada de programas de auditório. Alemã de nascimento, filha de pai russo e mineira de coração, ela foi principalmente uma cidadã do mundo, fluente em várias línguas e culturas. Até morrer, em 2016, foi dionisíaca e livre como os personagens que encarnou. O fenômeno Elke influenciou artistas e ativistas e tem inspirado sucessivas gerações de LGBTQIA+, fascinadas por sua liberdade de ser e pensar.
Eu Sou Malala, Malala Yousafzai
Eu Sou Malala conta a história de uma família exilada pelo terrorismo global, mas também fala sobre a luta pelo direito à educação feminina e os obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que só valoriza filhos homens. O livro acompanha a infância de Malala no Paquistão, os seus primeiros anos de vida escolar, as dificuldades da vida em uma região marcada por desigualdades, as belezas e as trevas da vida sob o Talibã.
Jorge Amado – Uma Biografia, Joselia Aguiar
Considerado um dos mais populares autores de todos os tempos, Jorge Amado marcou não só as letras latino-americanas, mas também a politica, os costumes, a TV e o cinema nacional. Nesta biografia, Joselia Aguiar retraça a vida emocionante do escritor de clássicos brasileiros como Capitães da Areia, Jubiabá, Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela. Com livros que se tornaram sucesso do cinema e da TV, Jorge tem aqui sua vida – de homem, escritor, político e celebridade – recontada.
Na Minha Pele, Lázaro Ramos
Em Na Minha Pele, Lázaro Ramos compartilha episódios íntimos de sua vida, além de dúvidas, descobertas e reflexões a respeito de temas como ações afirmativas, empoderamento, afetividade e discriminação racial. Ao longo das páginas do livro, Lázaro ressalta ainda a importância do diálogo e de uma mudança de conduta para que possamos construir um mundo marcado pela pluralidade cultural, racial, étnica e social.
Os dois mundos de Isabel, Daniela Arbex
Nascida no interior de Minas Gerais, em 1924, Isabel Salomão de Campos mostrou ser diferente desde pequena. Aos 9 anos via e ouvia coisas que não conseguia explicar, benzia pessoas sem acesso a remédios e a cuidados médicos, e, aos 14, conseguiu sozinha a autorização do prefeito de sua cidade para criar uma escola para os filhos dos colonos. Em Os dois mundos de Isabel, Daniela Arbex remonta a história dela e de muitos dos que foram influenciados por seu trabalho. Entre relatos de fé, cura e conforto espiritual ou de simples admiração por uma vida inteira dedicada ao outro, a obra dialoga com muitas histórias brasileiras.
Rita Lee – uma Autobiografia, Rita Lee
Em Rita Lee – Uma Autobiografia, Rita Lee Jones, a cantora e compositora conhecida como rainha do rock brasileiro, revela histórias de sua vida, que vão desde a infância no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, aos anos finais de sua trajetória musical. Na obra, Rita também conta detalhes sobre a sua prisão, em 1976, o encontro de almas com Roberto de Carvalho, o nascimento dos filhos e a amizade com a cantora Elis Regina.
Sontag – Vida e Obra, Benjamin Moser
Nesta biografia, Benjamin Moser conta as histórias da vida de Susan Sontag e examina o trabalho sobre o qual a sua reputação se construiu. O livro explora a angústia e as inseguranças por trás da formidável persona pública e mostraas suas tentativas de responder às crueldades e aos absurdos de um país que tomava um rumo equivocado, com a convicção de que a fidelidade à alta cultura era um ativismo em si. Através de várias entrevistas e de imagens, este é o primeiro livro que tem como fontes os arquivos privados da escritora e pessoas que por muito tempo não se manifestaram sobre Sontag.
Uma Autobiografia, Angela Davis
Lançado em 1974, Uma Autobiografia conta a história de Angela Davis, uma das grandes ativistas de nosso tempo. Na obra, autora conta detalhes sobre a sua trajetória, desde a infância ao seu trabalho como professora universitária. Além disso, Davis fala sobre a sua atuação nos movimentos negro e feminista e reflete sobre a condição vivida pela população negra no sistema prisional dos Estados Unidos.
Qual biografia você quer conhecer?
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022