Semana do Consumo Consciente: quem são os livreiros da Estante Virtual?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Quais são as histórias das pessoas por trás dos sebos e livrarias da Estante Virtual e por que elas nos escolheram?

Você sabe qual é a importância do consumo consciente? Em meio a um presente marcado por constante investidas contra a natureza, adotar esta prática é uma atitude fundamental no movimento de preservação do planeta. A partir do consumo consciente, passamos a comprar produtos e serviços avaliando o impacto de nossas ações não só na economia, mas, sobretudo, no meio ambiente.

Por isso, reavaliar hábitos de consumo e adotar uma postura sustentável no planeta são decisões imprescindíveis na luta contra a escassez de recursos hídricos, desastres naturais e o desmatamento, que de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), já extinguiu 178 milhões de florestas do mundo entre os anos de 1990 e 2017.

Nosso foco é levar o máximo de conhecimento as pessoas com um preço acessível a todos.

Elaine farias, sebo minha princesa

Foi a partir da vontade de reduzir o consumo de recursos naturais, estimulando a cultura do reuso e a democratização do acesso à leitura no Brasil, que a Estante Virtual surgiu em 2005 reunindo um enorme acervo de livros novos e seminovos em uma plataforma que conecta leitores com livreiros espalhados pelos quatro cantos do país. Além de impulsionar os pequenos negócios nacionais, nós também estimulamos livreiros a se profissionalizarem e a conquistarem o mercado literário com os seus sebos e livrarias.

Ao longo desta jornada, construímos uma bonita história de parceria com aqueles que, assim como nós, dedicam as suas vidas ao compartilhamento de saberes e à conexão de novas histórias. Elaine Farias, do Sebo Minha Princesa, conta que a relação do seu negócio com a Estante Virtual é antiga e surgiu por um desejo comum: a expansão do acesso à leitura. “Entramos com a ideia de ajudar outras pessoas com a leitura. Nosso foco é levar o máximo de conhecimento as pessoas com um preço acessível a todos”, ressaltou.

Ricardo Lombardi, dono do Sebo Desculpe a Poeira, destaca a importância do trabalho dos livreiros. De acordo com ele, não se tratam apenas de decisões de negócios: há uma razão específica em cada livro que é encontrado no seu sebo. “Os livros em minhas prateleiras são como uma ‘coleção de editor’. Ou eu gosto do livro por algum motivo ou conheço alguém que tem algo bom a dizer sobre ele”, complementa.

A preocupação com a sustentabilidade e com a economia circular também fizeram com que Bruna e Paulo, criadores do sebo Subversos Livros, começassem a vender na Estante Virtual. “Queríamos montar um negócio que não fosse movido apenas com a intenção do lucro, mas trabalhar com algo de que gostássemos e que gerasse um impacto social positivo, e conseguimos”, acrescentaram.

À ocasião da Semana do Consumo Consciente, nossos livreiros compartilharam dicas de leituras imperdíveis e disponíveis a preços acessíveis, que você não pode deixar de conhecer. Confira a lista!


1984, George Orwell 

Um dos romances mais influentes do século XX, o livro de George Orwell narra a trajetória de Winston. O herói da narrativa encontra-se preso à engrenagem totalitária de uma sociedade controlada pelo Estado. Nesse lugar, as ações são compartilhadas coletivamente, mas cada pessoa vive sozinha. No entanto, todos são reféns da vigilância do Grande Irmão, um poder cínico e cruel ao infinito.


Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley 

O romance distópico Admirável Mundo Novo exibe uma sociedade que é plenamente organizada pelos princípios da ciência. Neste mundo, os indivíduos são programados em laboratórios e devem cumprir a sua função em uma sociedade marcada por castas definidas biologicamente no nascimento. A literatura, a música e o cinema, por sua vez, são encarados como uma ameaça, uma vez que ajudam a solidificar o espírito de conformismo.


Capitães de Areia, Jorge Amado 

O romance de formação de Jorge Amado narra a história de meninos pobres e infratores que vivem em um cais na praia de Salvador, na Bahia. Com críticas à miséria e ausência de oportunidades para tantos jovens no país, o autor nos aproxima dos capitães da areia, liderados por Pedro Bala, e nos contagia com o intenso desejo de liberdade do grupo de garotos.


Escute as feras, Nastassja Martin 

Estudiosa do Grande Norte subártico, a antropóloga francesa Nastassja Martin viaja à Rússia em busca de famílias do povo even que, tomando distância da civilização pós-soviética, preferem voltar a viver no coração das florestas siberianas. A rotina do trabalho de campo vai avançando como quer a disciplina etnográfica, mas algo mais parece estar em gestação, alguma coisa que por fim eclode na forma de um terrível incidente entre a antropóloga e um urso.


Harry Potter, J. K. Rowling

A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.


Lavoura Arcaica, Raduan Nassar

O romance de Raduan Nassar conta a história de André, filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, consequentemente, o avesso da imagem da família. O livro se aventura pela linguagem: além de fundar a narrativa, a linguagem é também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. 


Memorial de Maria Moura, Rachel de Queiroz

Quando nova, Maria Moura passa por experiências muito dolorosas. O agreste, a seca e a solidão poderiam ser os únicos companheiros em sua jornada. Porém, Maria representa a vontade e o desejo da mulher nordestina, que entende o lugar de submissão em que a sociedade e a família querem colocá-la, mas não aceita se contentar com ele.


Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, Yuval Harari 

Neste livro, Yuval Noah Harari debate a existência do Sapiens ao longo de toda a história da humanidade. Nesse sentido, o autor recorre a explicações sobre o capitalismo e o imperialismo e oferece aos leitores um relato eletrizante sobre a aventura de nossa espécie, desde insignificantes primatas a senhores do mundo.


Você já conhecia algum dos livreiros?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Os destaques da Bienal de São Paulo Livros para curtir em família Livros para quem assiste à série “Sombra e ossos” Para entender o código civil Livros para quem gostou de Marighella