Os 40 anos de “O Menino Maluquinho”
Um marco na literatura infantil brasileira, livro de Ziraldo completa 40 anos no mesmo dia em que o cartunista comemora o seu 88° ano de vida
Em 24 de outubro de 1980, o escritor e cartunista brasileiro Ziraldo Alves Pinto apresentava ao mundo “O Menino Maluquinho” no mesmo dia do seu aniversário. Desde o seu lançamento, a obra se tornou um marco na literatura infantil nacional, vendeu quatro milhões de exemplares em mais de dez países e foi adaptada para o cinema, a TV, o teatro e histórias em quadrinhos.
O livro conta a história de um menino que vive com uma panela na cabeça, tem fogo no rabo, vento nos pés e o olho maior que a barriga. Na companhia de amigos como Julieta, Bocão e Sugiro, Maluquinho vive grandes aventuras em passagens que debatem temas como o afeto, a relação com a família e os amigos, o papel da infância e as perdas que fazem parte da vida.
O menino maluquinho, Ziraldo
O Menino Maluquinho conta a história de um menino levado que adora uma aventura e sempre entra em confusões. Alegria da casa e amigão da galera, ele é ótimo em fazer versinhos e inventar brincadeiras. Na escola, o garoto tira dez em todas as matérias, mas manda mal no comportamento. Algumas pessoas chamam ele de maluquinho, mas na verdade ele é só um menino feliz.
Quarenta anos após o seu lançamento, “O Menino Maluquinho” mantém a sua atualidade e parece não envelhecer, mesmo em meio aos tempos cibernéticos. Depois de tanto tempo, o moleque travesso criado por Ziraldo continua a ensinar lições fundamentais sobre amor, amizade e alegria a pessoas de diferentes idades, gêneros, classes sociais e lugares do mundo.
Em 2020, Ziraldo comemora o seu aniversário de 88 anos com uma edição de luxo e limitada de “O Menino Maluquinho”, organizada pela Editora Melhoramentos. Aqui, nós preparamos uma lista com outras cinco histórias criadas por Ziraldo que vão fazer você mergulhar na obra do cartunista. Confira!
Diário da Julieta, Ziraldo
Diário da Julieta reúne quinze histórias em quadrinhos comentadas pela própria Menina Maluquinha nas páginas de seu diário. No livro, acompanhamos momentos importantes na vida de Julieta, como quando ela ganhou seu primeiro sutiã, descobrimos segredos e cada detalhe do que ela pensou e sentiu em cada uma de suas aventuras com a Turma do Maluquinho.
Flicts, Ziraldo
Flicts, uma cor rara, frágil e triste, vive em um mundo cheio de cores, mas nenhuma dessas cores é parecida com ela. Sozinha, ela tenta procurar amigos entre as outras colorações, mas segue deslocada do resto do mundo. Um dia, Flicts olhou ao longe e, finalmente, consegue se encontrar.
Nino, o Menino de Saturno, Ziraldo
Nino, o menino de Saturno adora deslizar pelo espaço e pelos anéis de Saturno com a sua prancha de surfe. Um dia ele percebe que os anéis perderam a sua cor e decide partir em uma viagem em busca de uma solução para esse mistério. Com belas ilustrações, Ziraldo apresenta aos pequenos leitores a riqueza da criação de pintores como Matisse, Picasso e Miró.
O Menino da Lua, Ziraldo
Em O Menino da Lua, Ziraldo conta a história de um garoto que, junto com os amigos, brinca entre as estrelas e os planetas. No livro, o autor oferece aos seus leitores uma viagem de tirar qualquer um de órbita à bordo de um disco voador repleto de sensibilidade e boas histórias.
Uma Professora Muito Maluquinha, Ziraldo
Uma Professora Muito Maluquinha conta a história de Cate, uma professora com métodos e uma didática muito diferentes do normal. Humana, compreensiva e maluquinha, a professora oferece aos seus alunos a oportunidade de aprenderem com alegria e cultivarem um grande amor pela leitura.
Você também é fã do Menino Maluquinho?
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022