Educação

Quais são os cursos superiores mais procurados em 2020?

(0 Estrelas - 0 Votos)

Selecionamos algumas dicas para aqueles estudantes que estão prestes a fazer vestibular neste ano. Confira!

O ano letivo de 2020 pode ser decisivo para os estudantes que farão vestibular. É comum que os alunos passem por momentos de dúvida e incerteza na hora de escolher qual carreira vai seguir na universidade: área de Humanas ou Exatas? Ou cursos de Biomédicas? Para ajudar você, selecionamos dicas sobre o assunto, como uma lista com os cinco cursos superiores mais procurados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

  • Administração: Mais de 800 mil estudantes estão inscritos no curso de Administração no país. Nesta área, os jovens terão uma abrangência tanto de conhecimento quanto de formação profissional. O curso, que dura quatro anos, reúne diferentes disciplinas, como antropologia, psicologia social, ética, estatística, matemática financeira e contabilidade.
  • Direito: É ideal para quem é da área de Humanas. Com duração de cinco anos, o curso dá a oportunidade de os alunos atuarem em diversas frentes, como em Direito Penal e Direito de Família. Os jovens estudam disciplinas como sociologia, economia, português e teoria do Estado.
  • Pedagogia: O curso de Pedagogia prepara os universitários para trabalhar tanto como professor quanto como diretor de escolas. Os pedagogos são ainda os responsáveis por supervisionar o sistema de ensino de cada colégio. No curso universitário, que dura quatro anos, os alunos estudam disciplinas como didática, filosofia, psicopedagogia, políticas educacionais e Libras.
  • Medicina: Com seis anos de duração, sem contar o período de residência, o curso de Medicina é um dos mais concorridos dos vestibulares. Nos dois primeiros anos, os alunos passam por um ciclo básico com matérias teóricas. Depois, iniciam o período clínico, quando aplicam os conceitos aprendidos anteriormente.
  • Educação Física: Esta área é ideal para quem é fã de esportes, qualidade de vida e saúde. Os estudantes podem optar tanto pela licenciatura, caso queiram tornar-se professores, quanto pelo bacharelado, para trabalhar em academias e clubes. Nos dois casos, o tempo de duração é de quatro anos.

Quais os cursos que mais empregam?

Uma das principais dúvidas dos estudantes na hora de escolher o curso é em relação ao mercado de trabalho de determinada área. De acordo com um levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, as profissões que mais empregaram no Brasil foram: Analista de desenvolvimento de sistemas, enfermeiro, farmacêutico, administrador, analista de recursos humanos e contador.

Quais são os cursos melhores e mais rápidos?

As graduações no Brasil costumam ter uma duração de quatro a seis anos. Mas, para quem quer otimizar o tempo com boa qualidade de estudo, pode optar por tecnólogos, que levam, em média, dois anos. Vale destacar que esse tipo de curso tem a mesma validade que uma graduação, a diferença está apenas no currículo, na carga horária e no foco.

Quem optar por tecnólogos encontrará uma ênfase em atividades práticas do curso escolhido, de acordo com as demandas do mercado de trabalho. Segundo o MEC, atualmente, há mais de um milhão de estudantes matriculados em tecnólogos no Brasil.

Há tecnólogos em diferentes setores, como em ambiente e saúde, com os cursos de gestão e saneamento ambiental; em gestão e negócios, com comércio exterior, gestão de recursos humanos e marketing; hospitalidade e lazer, com eventos, gestão de turismo e hotelaria; infraestrutura, com transporte aéreo e gestão portuária; e produção cultural, com fotografia, design e conservação e restauro.


O que você achou das nossas dicas? Comente e participe!

Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores