6 livros para homenagear o Dia do Psicólogo
Para comemorar a data, selecionamos livros de grandes referências da Psicologia, como Freud, Lacan e Jung. Confira!
Há 55 anos, comemora-se o Dia do Psicólogo no Brasil em 27 de agosto. A data homenageia todos os profissionais que estudam o comportamento humano e lidam com seus sentimentos, crises e traumas. Os psicólogos são fundamentais para diagnosticar, tratar e prevenir distúrbios e doenças mentais.
Para cursar a área na universidade, é preciso fazer uma graduação de cinco anos. No mercado de trabalho, os profissionais podem aturar nas mais distintas frentes, como em hospitais, escolas, consultórios particulares ou em organizações. Vale destacar ainda que a Psicologia é marcada pela complexidade e, portanto, abrange diferentes áreas.
Por isso, selecionamos livros dos principais nomes da Psicologia, como Sigmund Freud, considerado “O pai da Psicanálise”, e Carl G. Jung, criador da Psicologia Analítica, na qual ele desenvolveu os conceitos de arquétipos e inconsciente coletivo. Confira a lista completa e boa leitura!
A interpretação dos sonhos, de Sigmund Freud
A interpretação de sonhos desvela, sobretudo, os conteúdos mentais reprimidos ou excluídos da consciência pelas atividades de defesa do ego e justifica inquestionavelmente a posição de Sigmund Freud dentro da psicanálise, já que a parte do id cujo acesso à consciência foi impedido é exatamente a que se encontra envolvida na origem das neuroses. O interesse de Freud pelos sonhos teve origem no fato de constituírem eles processos normais, com os quais todos estão familiarizados, mas que exemplificam processos atuantes na formação dos sintomas neuróticos.
O homem e seus símbolos, de Carl G. Jung
Este livro constitui uma tentativa de expor os princípios fundamentais da análise junguiana para o leitor, sem qualquer obrigatoriedade de conhecimento especializado de psicologia. No livro, Jung acentua que o homem só se realiza através do conhecimento e aceitação do seu inconsciente – conhecimento que ele adquire por intermédio dos sonhos e seus símbolos.
A psicologia da inteligência, de Jean Piaget
Neste livro, o autor estuda a formação dos esquemas sensório-motores e o mecanismo de assimilação mental, a partir da descoberta da existência de uma continuidade entre o sensório-motor e o representativo, afirmando e demonstrando que tudo o que o sensório-motor constrói é reconstruído pela sua representação nascente, antes de superar os limites que lhe servem de infra-estrutura. Dedica especial ênfase à investigação das formas da inteligência pré-verbal, colocando em exame todos os problemas biológicos da inteligência.
O mito individual do neurótico, de Jacques Lacan
Um célebre texto de Lacan que discute ideias de Freud. Uma palestra sobre a função religiosa do símbolo, datada de 1954, e o divertido diálogo travado com Mircea Eliade. E ainda a intervenção de Lacan numa exposição de Claude Lévi-Strauss, sobre a relação dos mitos com a estrutura das sociedades primitivas. O mito individual do neurótico é uma coletânea, que reúne estes três momentos do mais importante nome da psicanálise francesa.
Tornar-se pessoa, de Carl Rogers
Um dos principais livros de Carl Rogers constitui uma introdução ao processo do tornar-se. A obra destina-se não apenas a psicólogos e psiquiatras, mas a todos os que se interessam pelo desenvolvimento do homem e de sua personalidade.
O mal-estar na civilização, de Sigmund Freud
O mal-estar na civilização busca ser uma investigação sobre as origens da infelicidade, sobre o conflito entre indivíduo e sociedade e suas diferentes configurações na vida civilizada. O livro procura proporcionar um mergulho na teoria freudiana da cultura, segundo a qual civilização e sexualidade coexistem de modo sempre conflituoso. A partir dos fundamentos biológicos da libido e da agressividade, Freud demonstra que a repressão e a sublimação dos instintos sexuais, bem como sua canalização para o mundo do trabalho, constituem as principais causas das doenças psíquicas da era moderna.
O que você achou da lista? Comente e participe!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022