[Dica cultural] Veja os principais destaques da Bienal do Livro do Rio 2019

(5 Estrelas - 1 Votos)

Evento começa nesta sexta-feira (30) e vai até o dia 8 de setembro. Programação reúne escritores brasileiros e estrangeiros

Chegou um dos principais períodos para os amantes da literatura! A Bienal do Livro do Rio de Janeiro começa nesta sexta-feira (30), no Riocentro, e vai até o dia 8 de setembro. Com a presença de dezenas de escritores brasileiros e internacionais, o evento reúne atividades, palestras e oficinas para públicos de diferentes idades.

Um dos principais destaques da edição deste ano é um pavilhão exclusivo para as crianças, todo ambientado em uma floresta de contos de fadas. Os fãs de youtubers também podem se animar: haverá um espaço exclusivo, no qual eles receberão as pessoas. Entre os convidados está o youtuber Luccas Neto, autor dos livros “Brincando com Luccas Neto” e “As aventuras na Netoland”.

Confira os destaques da programação:

SEXTA, 30:

  • Café Literário, às 17h: Cinco décadas de literatura – Homenagem a Ana Maria Machado, com Ana Maria Machado e Marcos Pereira. Neste debate, o editor conversa com a escritora, que completa 50 anos de carreira na literatura.

  • Arena #SemFiltro, às 17h: O mentalista, com Henrik Fexeus e mediação da atriz Suzana Pires. Nesta palestra, o escritor falará, principalmente, sobre seu livro mais recente.
  • Café Literário, às 19h: A história do Rio e suas histórias, com Alberto Mussa, Luiz Antonio Simas e Nei Lopes. Os três falarão sobre a paixão pela cidade e de suas inspirações literárias.

  • Arena #SemFiltro, às 19h: Entre mídias, telas e livros, com Rachael Lippincott e Gabriel Bá. O tema principal desta mesa será o conteúdo em diversas telas na atualidade.

SÁBADO, 31:

  • Café Literário, às 11h: Caiu na rede é poesia, com Akapoeta, Zack Magiezi e Allan Dias Castro. Este encontro discutirá a repercussão da poesia nas redes sociais.
  • Arena #SemFiltro, às 11h: Suspense pela manhã, com CJ Tudor e Raphael Montes. A mesa será marcada pelo universo sombrio e macabro. Os autores também falarão sobre suas trajetórias literárias.

  • Café Literário, às 13h: Meio ambiente, ambiente de todos nós, com Ailton Krenak, Cristina Serra e Ana Lúcia Azevedo. As duas jornalistas acompanharam de perto das tragédias em Mariana e Brumadinho. Enquanto Krenak é um dos principais líderes indígenas do Brasil.
  • Café Literário, às 15h: Laurentino Gomes conversa com Flávia Oliveira sobre a história da escravidão no Brasil. Lançado em agosto, “Escravidão” é o primeiro volume de uma trilogia sobre o tema.

DOMINGO, 1:

  • Café Literário, às 12h: Felicidade que não se compra, com Haemin Sunin, Pedro Salomão e Luiz Gaziri. Os convidados vão mostrar que a felicidade pode ser bem mais simples.
  • Arena #SemFiltro, às 13h: A sutil arte de ligar o f*da-se, com Mark Manson, Leo Lanna e Nelito Fernandes. Os responsáveis pelo fenômeno das redes sociais, O Sensacionalista, vão conversar com um dos maiores autores best-sellers do ano.
  • Café Literário, às 14h: A construção do livro-reportagem, com os jornalistas Daniela Arbex, Chico Felliti e Felipe Recondo. Eles revelam ao público a arte de contar histórias humanas e relevantes.
todo dia a mesma noite - daniela arbex

  • Café Literário, às 16h: Histórias da história, com Maria Valéria Rezende e Mary Del Priore. A mesa terá como assunto principal a história.

SEGUNDA, 2:

  • Café Literário, às 17h: Entre a dor e a esperança, com Fábio Barbirato, Gabriela Dias e Andrea Pachá. Com mediação da jornalista Suzana Naspolini, eles contam histórias de superação.

  • Arena #SemFiltro, às 19h: Drogas – É bom, mas é ruim, com Tico Santa Cruz, Orlando Zacone e Sandra Eller. A mesa falará sobre o tema sem meios-termos.
  • Fórum de Educação, às 16h30: Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares. É uma pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro.

TERÇA, 3

  • Fórum de Educação, às 16h15: Construir, conquistar, compartilhar, com Flávio Canto. Nesta palestra, ele vai mostrar que a educação e o esporte não devem ficar restritos às aulas de educação física.
  • Café Literário, às 17h: Terras estrangeiras, com Luiz Ruffato, Duda Porto de Souza e Celia Sakurai. O drama dos refugiados é o principal tema desta mesa, mediada pela jornalista Suzana Velasco.
  • Arena #SemFiltro, às 19h: Pequenas empresas, grandes negócios, com Akapoeta, Marianna Araújo e Cidinha da Silva. O debate mostra a edição, a publicação e a própria escrita como negócio, empresa e tecnologia.

  • Encontro com autores, às 19h: Independência financeira: Como entender o dinheiro pode mudar a sua vida, com Thiago Nigro e Alexandre Versignassi.

O que achou da programação da Bienal do Rio?


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Um comentário em “[Dica cultural] Veja os principais destaques da Bienal do Livro do Rio 2019

  • 02.09.2019 a 10:42 am
    Permalink

    Bom dia!
    Lindo de se ver, precisamos de mais eventos assim.
    Podemos degustar e aprender com autores incriveis, nos ensinando um pouco de cada coisa para vivermos nesse mundo.
    Psicologia, pensamentos, cultura e por que não citar amor , indiomas e comida.
    Ualllll perfeito.
    Amoooo muito.
    Parabéns por esse evento lindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *