[Dica cultural] Veja os principais destaques da Bienal do Livro do Rio 2019

(0 Estrelas - 0 Votos)

Evento começa nesta sexta-feira (30) e vai até o dia 8 de setembro. Programação reúne escritores brasileiros e estrangeiros

Chegou um dos principais períodos para os amantes da literatura! A Bienal do Livro do Rio de Janeiro começa nesta sexta-feira (30), no Riocentro, e vai até o dia 8 de setembro. Com a presença de dezenas de escritores brasileiros e internacionais, o evento reúne atividades, palestras e oficinas para públicos de diferentes idades.

Um dos principais destaques da edição deste ano é um pavilhão exclusivo para as crianças, todo ambientado em uma floresta de contos de fadas. Os fãs de youtubers também podem se animar: haverá um espaço exclusivo, no qual eles receberão as pessoas. Entre os convidados está o youtuber Luccas Neto, autor dos livros “Brincando com Luccas Neto” e “As aventuras na Netoland”.

Confira os destaques da programação:

SEXTA, 30:

  • Café Literário, às 17h: Cinco décadas de literatura – Homenagem a Ana Maria Machado, com Ana Maria Machado e Marcos Pereira. Neste debate, o editor conversa com a escritora, que completa 50 anos de carreira na literatura.

  • Arena #SemFiltro, às 17h: O mentalista, com Henrik Fexeus e mediação da atriz Suzana Pires. Nesta palestra, o escritor falará, principalmente, sobre seu livro mais recente.
  • Café Literário, às 19h: A história do Rio e suas histórias, com Alberto Mussa, Luiz Antonio Simas e Nei Lopes. Os três falarão sobre a paixão pela cidade e de suas inspirações literárias.

  • Arena #SemFiltro, às 19h: Entre mídias, telas e livros, com Rachael Lippincott e Gabriel Bá. O tema principal desta mesa será o conteúdo em diversas telas na atualidade.

SÁBADO, 31:

  • Café Literário, às 11h: Caiu na rede é poesia, com Akapoeta, Zack Magiezi e Allan Dias Castro. Este encontro discutirá a repercussão da poesia nas redes sociais.
  • Arena #SemFiltro, às 11h: Suspense pela manhã, com CJ Tudor e Raphael Montes. A mesa será marcada pelo universo sombrio e macabro. Os autores também falarão sobre suas trajetórias literárias.

  • Café Literário, às 13h: Meio ambiente, ambiente de todos nós, com Ailton Krenak, Cristina Serra e Ana Lúcia Azevedo. As duas jornalistas acompanharam de perto das tragédias em Mariana e Brumadinho. Enquanto Krenak é um dos principais líderes indígenas do Brasil.
  • Café Literário, às 15h: Laurentino Gomes conversa com Flávia Oliveira sobre a história da escravidão no Brasil. Lançado em agosto, “Escravidão” é o primeiro volume de uma trilogia sobre o tema.

DOMINGO, 1:

  • Café Literário, às 12h: Felicidade que não se compra, com Haemin Sunin, Pedro Salomão e Luiz Gaziri. Os convidados vão mostrar que a felicidade pode ser bem mais simples.
  • Arena #SemFiltro, às 13h: A sutil arte de ligar o f*da-se, com Mark Manson, Leo Lanna e Nelito Fernandes. Os responsáveis pelo fenômeno das redes sociais, O Sensacionalista, vão conversar com um dos maiores autores best-sellers do ano.
  • Café Literário, às 14h: A construção do livro-reportagem, com os jornalistas Daniela Arbex, Chico Felliti e Felipe Recondo. Eles revelam ao público a arte de contar histórias humanas e relevantes.
todo dia a mesma noite - daniela arbex

  • Café Literário, às 16h: Histórias da história, com Maria Valéria Rezende e Mary Del Priore. A mesa terá como assunto principal a história.

SEGUNDA, 2:

  • Café Literário, às 17h: Entre a dor e a esperança, com Fábio Barbirato, Gabriela Dias e Andrea Pachá. Com mediação da jornalista Suzana Naspolini, eles contam histórias de superação.

  • Arena #SemFiltro, às 19h: Drogas – É bom, mas é ruim, com Tico Santa Cruz, Orlando Zacone e Sandra Eller. A mesa falará sobre o tema sem meios-termos.
  • Fórum de Educação, às 16h30: Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares. É uma pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro.

TERÇA, 3

  • Fórum de Educação, às 16h15: Construir, conquistar, compartilhar, com Flávio Canto. Nesta palestra, ele vai mostrar que a educação e o esporte não devem ficar restritos às aulas de educação física.
  • Café Literário, às 17h: Terras estrangeiras, com Luiz Ruffato, Duda Porto de Souza e Celia Sakurai. O drama dos refugiados é o principal tema desta mesa, mediada pela jornalista Suzana Velasco.
  • Arena #SemFiltro, às 19h: Pequenas empresas, grandes negócios, com Akapoeta, Marianna Araújo e Cidinha da Silva. O debate mostra a edição, a publicação e a própria escrita como negócio, empresa e tecnologia.

  • Encontro com autores, às 19h: Independência financeira: Como entender o dinheiro pode mudar a sua vida, com Thiago Nigro e Alexandre Versignassi.

O que achou da programação da Bienal do Rio?


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

One thought on “[Dica cultural] Veja os principais destaques da Bienal do Livro do Rio 2019

  • 02.09.2019 em 10:42 am
    Permalink

    Bom dia!
    Lindo de se ver, precisamos de mais eventos assim.
    Podemos degustar e aprender com autores incriveis, nos ensinando um pouco de cada coisa para vivermos nesse mundo.
    Psicologia, pensamentos, cultura e por que não citar amor , indiomas e comida.
    Ualllll perfeito.
    Amoooo muito.
    Parabéns por esse evento lindo.

Fechado para comentários.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas