Como as viagens influenciaram as obras de Mark Twain?
Nascido em 30 de novembro de 1835, escritor foi definido como o “pai da literatura americana”. Veja algumas de suas principais obras
Definido pelo escritor William Faulkner como o “pai da literatura americana“, o autor Mark Twain deixou um extenso legado aos gêneros infantojuvenil e de aventura. Nascido em 30 de novembro de 1835, na Flórida, nos Estados Unidos, Samuel Langhorne Clemens mudou-se para a Califórnia com a família para Hannibal, uma pequena cidade no Mississippi, onde viveu até os 18 anos. Em 1847, abandonou a escola após a morte do pai e se tornou tipógrafo.
Desde então, começou a viajar muito no país e, em 1857, decidiu ser timoneiro de barco a vapor – profissão que amou “mais do que qualquer outra”. Estas viagens foram fonte de inspiração nas suas obras literárias. Nos escritos, o autor diz que conheceu “todos os diferentes tipos da natureza humana encontrados em ficção, biografia ou história”. Antes de começar sua carreira literária e adotar o pseudônimo de “Mark Twain”, ele atuou com garimpeiro, lenhador e até mesmo jornalista.
LEIA MAIS: O mundo distópico de Margaret Atwood
Publicado em 1869, o primeiro livro, The Innocents Abroad, foi baseado nas viagens do autor pela Europa e Terra Santa. No ano seguinte, ele casou-se com Olivia Langdon, com quem viveu 17 anos. Alguns relatos das andanças do autor estão entre suas obras mais humorísticas. Além da carreira literária, foi sócio de uma editora e gráfica, que faliu em 1894. Ele tentou equilibrar as finanças com palestras, mas foi afetado emocionalmente com a morte de sua filha Suzy.
Twain morreu em 21 de abril de 191o, aos 74 anos. Para homenagear o autor, selecionamos cinco de suas principais obras. Veja a lista completa e conheça os livros do escritor americano!
As aventuras de Tom Sawyer
Este é um dos principais livros de Mark Twain. Na obra, o escritor narra as divertidas histórias de Tom, um menino órfão, sonhador e muito esperto, são contadas com muito humor e lirismo. As narrativas mostram a importância de uma amizade e da descoberta do amor.
O príncipe e o mendigo
Em O príncipe e o mendigo, o escritor americano Mark Twain conta a história de dois meninos muito parecidos que resolvem trocar de roupa e de vida. A Inglaterra do Rei Henrique VII serve de cenário para esta história surpreendente.
Um assassinato, um mistério e um casamento
O livro narra as peripécias de John Gray, um fazendeiro de uma cidadezinha do Missouri. Aos 55 anos, sua situação financeira continua a mesma de 30 anos atrás quando herdara sua fazendola. A esperança de adquirir riquezas pelo esforço de seu trabalho não existe mais e isso o transformou em um homem desanimado e lamuriento. Resta-lhe apenas uma chance de mudar de vida, que é a possibilidade de casar sua filha com um homem rico. Dono de uma narrativa envolvente, Twain conduz o leitor, com rara habilidade, até um final surpreendente.
O príncipe e o pobre
Seria possível o herdeiro do trono inglês trocar de identidade com um menino simples das ruas de Londres? Na imaginação de Mark Twain, um dos principais autores de livros infanto-juvenis de todos os tempos, isso realmente aconteceu.
As aventuras de Huckleberry Finn
Esta também é uma das principais obras de Mark Twain. A história é narrada em primeira pessoa pelo garoto Huckleberry Finn. O livro conta as muitas peripécias por quais ele passa, quando foge de casa e desce o rio Mississípi numa jangada com seu amigo Jim, escravo fugido.
O que achou da lista? Comente e participe!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022
Boas dicas. Twin foi um dos meus. Sempre adorei suas narrativas! Continua atual!