Baratinhos do mês: 13 livros para todos os gostos
Existe uma coisa que une todos os leitores: livros com preços baixos. Confira a nossa seleção, escolha a sua categoria favorita e boa leitura!
Livros são viciantes, né? Por meio da leitura, conseguimos viajar por diferentes lugares, regiões e culturas. Plural, o mundo literário reúne diversos gêneros e assuntos – desde ficção e não ficção até guias sobre alimentação saudável e obras históricas. Independentemente do tema, existe uma coisa que une todos os leitores: livros com preços baixos.
LEIA MAIS: Livros retratam diferentes perspectivas sobre o país
Por isso, fizemos uma seleção de títulos bem baratinhos na Estante Virtual, com preços entre R$ 10 e R$ 30. Lista inclui obras clássicas, como O contrato social, de Jean Rousseau, de não ficção, como Carcereiros, de Drauzio Varella, e de ficção, como A amiga genial, de Elena Ferrante. Veja a lista completa, escolha a sua categoria favorita e boa leitura!
Olhos d’água, de Conceição Evaristo
Olhos d’água denuncia a violência urbana e a pobreza da população negra. Nesta obra, conhecemos mulheres de diferentes idades e experiências com um ponto em comum: a mesma vida de ferro. Histórias de mães, filhas, avós, amantes, homens e mulheres entre seus dilemas sociais, sexuais e existenciais. Conceição Evaristo não poupa o senso descritivo para relatar com riqueza de detalhes as vulnerabilidades humana.
Cemitério de praga, de Umberto Eco
A lista também não poderia deixar de incluir um dos principais clássicos da literatura mundial. Cemitério de praga reúne personagens históricos em uma delirante trama fantástica. O escritor Umberto Eco nos envolve em uma narrativa vertiginosa, na qual se desenrola uma história de complôs, enganos, assassinatos e falsificações. Na obra há o jovem médico Sigmund Freud, que prescreve terapias à base de hipnose e cocaína, um escritor e judeus que querem dominar o mundo.
A amiga genial, de Elena Ferrante
Este é o primeiro livro da série Napolitana, a tetralogia de sucesso da escritora Elena Ferrante. Amiga genial é narrado pela personagem Elena Greco desde a infância até os 16 anos. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, torna-se o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela. As duas se unem, competem, brigam, fazem planos.
Carcereiros, de Drauzio Varella
Neste livro, Drauzio Varella volta ao universo das penitenciárias para mostrar o dia a dia dos agentes carcerários. Os 23 anos atuando em presídios brasileiros como médico voluntário o aproximaram desses profissionais, que trabalham sob condições rigorosas e colocam a vida em risco. Após longas jornadas de trabalho, o escritor passou a se reunir com um grupo desses agentes e reuniu dezenas de relatos.
Uma vida sem limites, de Nick Vujicic
Nascido sem os braços e sem as pernas, Nick Vujicic superou a deficiência para viver uma vida plena e cheia de realizações. Com isso, ele tornou-se um exemplo para todas as pessoas que buscam a verdadeira felicidade. Para ele, o objetivo mais importante é encontrar seu propósito na vida, a despeito de quaisquer dificuldades que apareçam pelo caminho. O autor compartilha com o leitor a força de sua fé e explica que, depois que encontrou seu senso de propósito, achou confiança para construir uma vida produtiva e sem limites.
O contrato social, de Jean Jacques Rousseau
Publicado inicialmente em 1762, O contrato social influenciou diretamente a Revolução Francesa. Neste ensaio consagrado, o filósofo Jean Jacques Rousseau argumenta que o poder político de uma sociedade está no povo e só dele emana. Esta obra reúne conceitos de povo soberano e de igualdade de direitos entre os seres humanos. Para Rousseau, a soberania está no exercício incessante do poder decisório, que não pode ser alienado ou delegado.
A ordem do discurso, de Michel Foucault
Em A ordem do discurso, Michel Foucault analisa a relação entre as práticas discursivas e as diferentes formas de poder que as permeiam. O livro inclui a versão integral do texto que o autor deveria enunciar em 2 de dezembro de 1970 em sua aula inaugural e também na posse no Collège de France.
Feminismo e política, de Luís Felipe Miguel e Flávia Biroli
Feminismo e política é fundamental para entender o surgimento e a atuação do movimento feminista. Os cientistas políticos Flávia Biroli e Luís Felipe Miguel discutem as principais contribuições da teoria política feminista produzida a partir da década de 1980. Os autores apresentam ainda os termos em que os debates se colocam dentro do próprio feminismo, mapeando as posições de diferentes escritoras e correntes.
Histórias da gente brasileira, de Mary del Priori
Em Histórias da gente brasileira, Mary del Priore retrata os hábitos do brasileiros, que sempre foram relegados e esquecidos, sem receber a visibilidade que merecem. As histórias do livro retratam intimamente a vida do povo. Nesta obra, os leitores vão descobrir diversas características dos brasileiros no passado: como eles se vestiam, onde moravam, como se divertiam e outros fatos “menores”.
A arte de formar líderes, de John C. Maxwell
John C. Maxwell é um fiel defensor da teoria de que o sucesso de qualquer organização depende 100% do desenvolvimento da habilidade de desenvolver líderes ao seu redor. No livro A arte de formar líderes, ele oferece tanto inspiração quanto orientação prática para líderes que estão comprometidos em formar outras pessoas capazes de assumir as responsabilidades de um cargo de comando.
Chapeuzinho amarelo, de Chico Buarque
A lista de baratinhos do mês também inclui livros infantojuvenis, como Chapeuzinho amarelo. Este livro de Chico Buarque traz o traço premiado de Ziraldo. Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível: sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido “o lobo”, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver.
108 contos e parábolas orientais, de Monja Coen
Em 108 contos e parábolas orientais, Monja Coen reúne pequenos textos que têm o objetivo de provocar no leitor o anseio por um encontro profundo e verdadeiro com a própria natureza. Nestes textos há porções de sabedoria que, se bem aplicadas ao cotidiano, não só dos praticantes do budismo, mas de qualquer pessoa, e poderão trazer entendimentos para os questionamentos da vida moderna.
Nutrição para leigos, de Carol Ann Rinzler
Uma boa nutrição é a chave para um corpo saudável e uma vida longa. Este guia acessível é justamente o que você precisa para fazer as escolhas certas na sua alimentações diária. Em Nutrição para leigos, Carol Ann Rinzler ensinar a interpretar tabelas nutricionais, preparar refeições deliciosas e saudáveis, além de distinguir as gorduras e carboidratos bons dos maus.
O que achou da lista? Comente e participe!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022