8 livros sobre diversidade que você precisa conhecer

(0 Estrelas - 0 Votos)

Para celebrar a importância da diversidade, conheça livros que dão lugar de protagonismo a personagens com trajetórias lindas e plurais.

Em datas comemorativas ou não, precisamos falar sobre diversidade. As lutas contra o preconceito e em favor do amor e do respeito à existência são fundamentais para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todas as pessoas. Nós somos, sim, diferentes uns dos outros e é justamente isso o que nos torna ainda mais belos diante da vida.

Para celebrar a importância da diversidade, eu selecionei oito livros que dão lugar de protagonismo a personagens com trajetórias lindas e plurais. Conheça a minha lista e aproveite as leituras!


Azul é a Cor Mais Quente, Julie Maroh

Azul É A Cor Mais Quente conta a história de Clementine, uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, presenciamos o primeiro encontro das duas e caminhamos entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação poderá trazer a elas.


Heartstopper: Dois Garotos, Um Encontro – Vol. 1, Alice Oseman

Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular e um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro, uma amizade intensa se desenvolve e eles ficam cada vez mais próximos. Charlie começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo e o próprio Nick passa a estar em dúvida sobre o que sente. Os dois vão descobrir que, quando menos se espera, o amor pode funcionar das formas mais incríveis e surpreendentes.


O Amor Não É Óbvio, Elayne Baeta

Íris tem 17 anos e está viciada na novela Amor em atos. Na escola, parece que todo mundo só pensa em duas coisas: na festa de formatura e em perder a virgindade. Só que a vida de Íris está prestes a mudar: Cadu Sena, sua paixão platônica desde a oitava série, está solteiro. Mas antes ela precisa entender o que levou a namorada de Cadu a deixá-lo por uma garota, Édra Norr. Montada em sua bicicleta, Íris vai descobrir tudo sobre Édra, e não vai demorar para se enredar também nos encantos da garota.


O Quarto de Giovanni, James Baldwin

Segundo romance de James Baldwin, O Quarto de Giovanni aborda a relação de David, um jovem americano que, em Paris, aguarda o retorno de sua namorada, Hella, que estava em viagem na Espanha. Enquanto ela decide se deve ou não se casar com David, o rapaz conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona.


Querido Ex, Juan Jullian

Sequência de Querido ex, Maldito Ex conta a história de Tiago, o polêmico Ex. Branco, loiro e dono de um corpo perfeito, o rapaz vive dentro de uma bolha de privilégio e parece ter a vida ideal. Mas, por trás das aparências, vive à sombra de problemas familiares, insegurança e uma necessidade constante de validação. Até que ponto nos tornamos nossos próprios inimigos? E como amar alguém, se você mesmo não se ama?


Sobre a terra somos belos por um instante, Ocean Vuong

O romance marca a estreia de Ocean Vuong na ficção e apresenta um relato autobiográfico do escritor vietnamita-americano sobre família, um primeiro amor e a força da narrativa. Uma carta escrita para uma mãe que não sabe ler. É assim que somos introduzidos na história de Sobre a Terra Somos Belos por um Instante. Aos 30 anos, o palestrante Little Dog decide redigir para a sua mãe e, jamais poderia imaginar que, com esse ato, desenterraria a história de sua família, que se iniciou no Vietnã, antes dele nascer e ir morar nos Estados Unidos.


Vermelho, Branco e Sangue Azul, Casey Mcquiston

Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip e o príncipe mais adorado do mundo. Depois de uma situação pavorosa, eles passam um fim de semana fingindo ser amigos e logo a relação evolui para algo que nenhum dos dois poderia imaginar.


Viagem Solitária – Memórias de um Transexual Trinta Anos Depois, João W. Nery

Viagem Solitária conta a história de João W. Nery, o primeiro transexual masculino de que se teve notícia no Brasil. O livro escrito por Nery narra a sua infância triste e confusa como um menino tratado como menina, a adolescência transtornada, iniciada com a “monstruação” e o crescimento dos seios que fazia de tudo para esconder, o processo de autoafirmação e a paternidade.


Qual livro você vai conhecer?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Os destaques da Bienal de São Paulo Livros para curtir em família Livros para quem assiste à série “Sombra e ossos” Para entender o código civil Livros para quem gostou de Marighella