8 filmes que marcaram na nossa infância

(5 Estrelas - 1 Votos)

Qual foi o filme mais marcante que você assistiu quando era criança? Veja oito produções que marcaram a nossa infância

A infância é um momento muito especial nas nossas vidas, né? Isso porque é nesta etapa em que adquirimos aprendizados e conhecimentos que levaremos para sempre conosco.

Assim como os livros, os filmes são uma importante fonte de informações e nos apresentam a épocas, universos e personagens incríveis.

Qual foi o filme mais marcante que você assistiu quando era criança? Para recordar esta fase tão bonita em nossas vidas, eu preparei uma seleção com oito produções que marcaram a nossa infância. Conheça a lista e aproveite a sessão!


A Família Addams (1991), Barry Sonnenfeld

A macabra família Addams corre o risco de perder o seu tesouro de moedas de ouro pois o seu advogado, Tully Alford (Dan Hedaya), é desonesto e está com sérias dificuldades financeiras. Como credores de Alford, Abigail Craven (Elizabeth Wilson) e o filho Gordon (Christopher Lloyd) estão dispostos a fazer qualquer coisa para receber o dinheiro. A partir de uma ideia do advogado, Gordon finge ser Fester para tentar encontrar a fortuna de Gomez, Mortícia (Anjelica Huston), Vandinha (Christina Ricci) e Pugsley Addams (Jimmy Workmen). Mas o plano não é tão simples como parece.

Para ir além do filme…

A Família Addams, Alexandra West

Em A Família Addams, o leitor guiado pelos cômodos da mansão assustadora desta família e será apresentado a cada membro desse clã singular! Este livro ilustrado é um presente assustadoramente bom para os mais novos e também uma bela recordação para os fãs de todas as idades.


Clube dos Cinco (1985), John Hughes

Cinco adolescentes devem cumprir uma punição confinados no colégio durante o dia de sábado. Eles devem escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, eles acabam aprendendo a aceitar uns aos outros, fazem confissões e tornam-se amigos.

Para ir além do filme…

Um de nós está mentindo, Karen McManus

Em uma tarde de segunda-feira, cinco alunos entram em detenção no colégio Bayview: Bronwyn, a gênia, Addy, a bela, Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas, Cooper, o atleta, e Simon, o pária. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Os outros quatro alunos são suspeitos do seu assassinato ou as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta?


Esqueceram de Mim (1990), Chris Columbus

Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, esquece um dos filhos em casa. Kevin (Macaulay Culkin), um garoto de apenas oito anos, é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois ladrões insistentes.

Para ir além do filme…

O Natal do Pequeno Nicolau, René Goscinny e Jean-jacques Sempé

Em O Natal do Pequeno Nicolau, acompanhamos o esperto e travesso personagem, que aproveita a chegada do Natal para colocar as suas confusões em prática.


E.T. — O Extraterrestre (1982), Steven Spielberg

Um garoto faz amizade com um ser que veio de outro planeta e ficou sozinho na Terra, protegendo-o de ser capturado e transformado em cobaia. Com o tempo, os dois se tornam grandes amigos.

Para ir além do filme…

E.T. O Extraterrestre: Coleção Pipoquinha, Kim Smith

Em E.T. – O Extraterrestre, Elliott encontra uma criatura muito diferente e descobre que seu novo amigo vem de outro planeta. Juntos, eles tentam achar um jeito de mandar o E.T. de volta para casa e, no caminho, aprendem importantes lições sobre coragem, amizade e o poder da imaginação.


Monstros S.A. (2001), Pete Docter, David Silverman e Lee Unkrich

Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos existente. Localizada em uma dimensão paralela, a fábrica constrói portais que levam os monstros para os quartos das crianças. Lá, eles poderão lhes dar sustos e gerar energia necessária para a sobrevivência da fábrica. O mais assustador dos monstros é James P. Sullivan (John Goodman), chamado de Sully por seus amigos. Com seu assistente, Mike Wazowski (Billy Crystal), eles devem assustar as crianças que são consideradas tóxicas pelos monstros. Porém, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully conhecem a garota Boo (Mary Gibbs), que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros.


Menino Maluquinho – O Filme (1995), Helvécio Ratton

Em Menino Maluquinho – O Filme, Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso de classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, sofrendo bastante quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras e aprende lições valiosas sobre a estrada da vida.

Para ir além do filme…

O menino maluquinho, Ziraldo

O Menino Maluquinho conta a história de um menino levado que adora uma aventura e sempre entra em confusões. Alegria da casa e amigão da galera, ele é ótimo em fazer versinhos e inventar brincadeiras. Na escola, o garoto tira dez em todas as matérias, mas manda mal no comportamento. Algumas pessoas chamam ele de maluquinho, mas na verdade ele é só um menino feliz.


Os Incríveis (2004), Brad Bird

Roberto Pêra (Craig T. Nelson) já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa Helen (Holly Hunter), que foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta.


Qual filme é o seu favorito?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Os destaques da Bienal de São Paulo Livros para curtir em família Livros para quem assiste à série “Sombra e ossos” Para entender o código civil Livros para quem gostou de Marighella