10 livros para ler em abril
Você já preparou a lista das leituras que vai conhecer neste mês? Conheça a minha seleção com dez livros para começar a ler em abril
Depois de um mês marcado por grandes lançamentos literários, chegamos a abril com uma variedade incrível de possíveis novas leituras. Para ajudar a você a aproveitar os próximos dias em ótima companhia, eu preparei uma seleção com dez livros que foram publicados neste ano e todo leitor precisa conhecer.
A lista vai do famoso romance “Através da Minha Janela”, de Ariana Godoy, adaptado para a Netflix ao esperado livro de não ficção “Quando Deixamos de Entender o Mundo”, do autor chileno Benjamín Labatut. Confira a seleção dos livros para ler em abril e boas leituras para você!
A Metade Fantasma, Alan Pauls
Savoy é um homem de cinquenta anos obcecado por apartamentos e casas para alugar. Ele passa os dias visitando lugares, conhecendo corretores e se torna um intruso fugaz na vida dos outros. A tecnologia o irrita, mas ela vaga pela internet comprando coisas de que não precisa. Quando conhece Carla, uma jovem na casa dos trinta anos, que viaja de um país a outro sem nunca se fixar, Savoy inicia com ela uma relação virtual. Entre eles há um oceano de distância, a mesma entre um homem mais velho e obsessivamente meticuloso e uma mulher jovem e despreocupada.
Água Fresca para as Flores, Valérie Perrin
Os dias de Violette Toussaint são marcados por confidências. Para quem vai prestar homenagens aos entes queridos, a casa da zeladora do cemitério funciona também como um abrigo diante da perda. Com quase cinquenta anos, a zeladora coleciona fantasmas, mas encontra conforto entre os rituais e as flores de seu cemitério. Um dia, no entanto, a sua rotina é interrompida pela chegada de Julien Seul, um homem que insiste em deixar as cinzas da mãe no túmulo de um desconhecido. A atitude tem ligação com passado difícil de Violette, e esse encontro promete desenterrar sentimentos há muito esquecidos por ela.
Através da Minha Janela, Ariana Godoy
Aos dezoito anos, Raquel divide a sua rotina entre o trabalho em uma lanchonete nas férias, as saídas com os dois melhores amigos e observações de cada passo do vizinho pela janela de seu quarto. Misterioso e lindo como um deus grego, Ares Hidalgo é a paixão secreta de Raquel desde que a infância. Mas os dois nunca trocaram uma palavra sequer. Isso muda quando ela descobre que Ares está usando sua senha do wi-fi sem permissão. Neste momento, Raquel reúne coragem para confrontá-lo, e é nessa noite que tem início um jogo de atração e obsessão enlouquecedor e inebriante entre os dois.
Dilúvio das Almas, Tito Leite
Leonardo volta à Dilúvio das Almas, sua cidade natal, localizada no Nordeste, depois de muitos anos vivendo em São Paulo. Relativamente culto, pode-se dizer que o rapaz é dono de um temperamento artístico. Mas o seu retorno ao sertão semiárido está longe de ser idílico: a violência e a ignorância que o fizeram migrar do lugar onde nasceu continuam vivas por lá.
Em Outra Vida, Talvez?, Taylor Jenkins Reid
Hannah está perdida. Aos 29 anos, ainda não decidiu que rumo dar à sua vida. Depois de uma decepção amorosa, ela volta para Los Angeles, sua cidade natal, pois acha que com o apoio de sua melhor amiga, Gabby, vai conseguir colocar a vida nos trilhos. Para comemorar a mudança, Hannah reúne velhos amigos em um bar. Mas lá reencontra Ethan, seu ex-namorado da adolescência e, no fim da noite, tanto ele quanto Gabby lhe oferecem carona. Será que é melhor ir embora com a amiga? Ou ficar até mais tarde com Ethan e aproveitar o restante da noite? Em realidades alternativas, Hannah vive as duas decisões. No desenrolar desses universos paralelos, a sua vida segue rumos completamente diferentes.
Kim Jiyoung, Nascida em 1982, Cho Nam-Joo
Em um pequeno apartamento nos arredores de Seul vive Kim Jiyoung. Uma millennial comum, Jiyoung largou seu emprego em uma agência de marketing para cuidar da filha recém-nascida em tempo integral — como esperado das mulheres coreanas. Mas, em pouco tempo, ela começa a apresentar sintomas estranhos, que preocupam o marido e os sogros: Jiyoung personifica vozes de outras mulheres conhecidas — vivas e mortas. A estranheza de seu comportamento cresce na mesma proporção que a frustração do marido, que acaba aconselhando a esposa a se consultar com um psiquiatra. Toda a sua trajetória é, então, contada ao médico. Diante de tudo isso, será que o médico pode curá-la ou sequer descobrir o que realmente a aflige?
Quando Deixamos de Entender o Mundo, Benjamín Labatut
Baseado em biografias e teorias reais, mas recorrendo também à ficção, Benjamín Labatut explora o entrelaçamento entre a vida íntima e o desbravamento científico. Quando Deixamos de Entender o Mundo é uma investigação literária sobre homens que atingiram o “ponto de não retorno” do pensamento e nos revelaram em alguma medida o “núcleo escuro no centro das coisas”.
O Coração é o Último a Morrer, Margaret Atwood
O projeto Positron parece um sonho realizado por Stan e Charmaine depois de tanto tempo sem esperanças e à mercê de criminosos. Porém, uma espiral bizarra de infidelidade, segredos e chantagens abala a aparente satisfação que o casal pensava ter encontrado em Consilience, um lugar em que os corretos são aprisionados e os sem-lei vagam em liberdade.
Violeta, Isabel Allende
Violeta veio ao mundo em um dia tempestuoso de 1920. Ela foi a primeira menina em uma família com cinco filhos. Desde o seu nascimento, a vida de Violeta foi marcada por acontecimentos extraordinários. Após perder tudo o que tinha na Grande Depressão, a sua família mudou-se para o interior do país e, por lá, a menina conheceu o seu primeiro pretendente. Através de uma carta, Violeta narra sua história a pessoa que mais ama na vida, contando decepções e casos amorosos, momentos de pobreza e riqueza, terríveis perdas e imensas alegrias, sempre permeando grandes eventos da história: a luta pelos direitos das mulheres, a ascensão e queda de tiranos e, em última análise, não uma, mas duas pandemias.
Viúva de Ferro, Xiran Jay Zhao
Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas que são conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas. Essa conexão mental tão intensa e poderosa entre eles com frequência leva as jovens à morte, garantindo à família delas uma recompensa financeira do Estado. Aos dezoito anos, Wu Zetian se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança. Seu plano é matar o piloto que tirou a vida de sua irmã. Mas a situação toma um rumo brutal e inesperado, e Zetian recebe um título muito temido: Viúva de Ferro, uma mulher que, ao contrário do esperado, suga a energia dos homens nas crisálidas e os leva à morte.
Quais leituras você vai começar neste mês?
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022