Oscar 2022: conheça os 10 favoritos da premiação

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal conhecer os principais queridinhos da 94ª edição do Oscar? Confira a lista dos indicados e aproveite a sessão!

No próximo domingo, a 94ª edição do Oscar irá premiar as melhores estreias cinematográficas do ano de 2021. Considerada uma das premiações mais importantes do cinema mundial, o tradicional evento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconhece produções e profissionais da indústria do cinema em 23 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator e Atriz e Melhor Roteiro Original são algumas das principais categorias do prêmio. A cerimônia do Oscar 2022 será transmitida para o mundo diretamente do Teatro Dolby, em Los Angeles.

Disponível desde o mês passado, a lista dos indicados da premiação reúne vários filmes amplamente comentados no ano passado e a boa notícia para o público é que é possível assistir grande parte dessas produções nos serviços de streaming. Entre os favoritos estão títulos como “Ataque dos Cães”, indicado em 12 categorias, “Duna”, com 10 indicações e “Belfast”, que concorre em 7 categorias.

Quer conhecer os principais queridinhos do Oscar 2022? Confira a lista e aproveite a sessão!


A Filha Perdida, Maggie Gyllenhaal

“A Filha Perdida” é uma adaptação do romance homônimo da escritora italiana conhecida pelo pseudônimo de Elena Ferrante. O longa-metragem conta uma história que versa sobre a maternidade e revela os impactos da estrutura familiar na trajetória de mulheres de diferentes gerações.

Para ir além do filme…

A Filha Perdida, Elena Ferrante

A Filha Perdida acompanha os sentimentos conflitantes de Leda, uma professora universitária de meia-idade que, aliviada depois de as filhas se mudarem para o Canadá com o pai, decide tirar férias no litoral sul da Itália. Nos seus primeiros dias na praia, ela observa uma família de napolitanos e em especial Nina, a jovem mãe de uma menininha chamada Elena que sempre está acompanhada de sua boneca. Cercada dos parentes autoritários e imersa nos cuidados com a filha, Nina parece à vontade no papel de mãe e faz Leda se lembrar de si mesma quando era jovem e cheia de expectativas. A aproximação das duas, no entanto, desencadeia em Leda uma enxurrada de lembranças da própria vida e expõe segredos que ela nunca conseguiu revelar a ninguém.


Amor, Sublime Amor, Steven Spielberg

Na Nova Iorque de 1957, as gangues Jets, estadunidenses brancos, e os Sharks, descendentes e/ou porto-riquenhos, são rivais que tentam controlar o bairro de Upper West Side. Maria (Rachel Zegler) acaba de chegar à cidade para seu casamento arranjado com Chino (Josh Andrés Rivera), algo ao qual ela não está muito animada. Quando em uma festa a jovem se apaixona por Tony (Ansel Elgort), ela precisará enfrentar um grande problema. Ambos fazem parte de gangues rivais: Maria dos Sharks e Tony dos Jets. Nesta história inspirada por Romeu e Julieta, os dois pombinhos precisarão enfrentar a tudo e todos se quiserem celebrar este romance proibido.

Para ir além do filme…

Amor, Sublime Amor, Irving Shulman 

Maria e Tony não conheciam o amor até a noite em que os seus olhares se cruzaram no baile. Porém, logo os dois descobrem que fazem parte de realidades distintas e inconciliáveis. Maria é irmã do líder dos Sharks, uma gangue de imigrantes porto-riquenhos, enquanto Tony é ex-integrante e o melhor amigo do líder dos Jets, a gangue rival, formada por brancos norte-americanos. Embora Tony tenha decidido começar uma nova vida, longe das rixas entre gangues e da criminalidade das ruas, seu vínculo com os Jets permanece mais forte do que ele imaginava e será decisivo para o curso de seu romance com Maria.


Ataque dos Cães, Jane Campion

Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons) são dois irmãos ricos e proprietários da maior fazenda de Montana. Enquanto o primeiro é brilhante, mas cruel, o segundo é a gentileza em pessoa. A relação dos dois vai do céu ao inferno quando George se casa secretamente com a viúva local Rose (Kirsten Dunst). O invejoso Phil fará de tudo para atrapalhá-los.


Belfast (2022), Kenneth Branagh

O jovem Buddy (Jude Hill) percorre a paisagem das lutas da classe trabalhadora da Irlanda do Norte, em meio a mudanças culturais e uma violência extrema. O menino de 9 anos sonha com um futuro melhor, que lhe tire dos problemas que enfrenta no momento. Mas, enquanto isso não acontece, ele se consola com o carismático Pa (Jamie Dornan) e a Ma (Caitríona Balfe), junto com seus avós (Judie Dench e Ciarán Hins) que contam histórias maravilhosas. Enquanto isso, a família luta para pagar suas dívidas acumuladas.

Para conhecer mais sobre o diretor…

Beginning, Kenneth Branagh

Em Beginning, Kenneth Branagh compartilha os altos e baixos de uma vida dedicada à atuação, carreira que o tornou um dos atores mais aclamados de sua geração. Ao voltar à sua infância na classe trabalhadora de Belfast, Branagh descreve o fogo da ambição que o atraiu ao palco e às peças de Shakespeare.


Duna, Denis Villeneuve

O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”. Para garantir poderes sobrehumanos, ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), seus servos e a concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), à Duna para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Mas, uma traição amarga faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, um povo que vive nos cantos mais longes do deserto.

Para ir além do filme…

Duna, Frank Herbert

Em Duna, conhecemos Paul Atreides, um jovem prestes a mudar radicalmente de vida. Depois de receber a visita de uma mulher desconhecida, Paul é obrigado a ir embora de seu planeta natal para viver no árido e severo Arrakis, o Planeta Deserto. Por lá, o rapaz se envolverá em questões políticas e religiosas e, nele, o povo de Arrakis irá depositar a esperança de realização de um plano urdido há séculos.


Drive My Car (2022), Ryusuke Hamaguchi

Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) é um ator e diretor de sucesso no teatro. Ele é casado com Oto (Reika Kirishima), uma roteirista com muitos segredos e com quem divide a sua vida, o seu passado e colaboração artística. Quando Oto morre repentinamente, Kafuku se sente arrependido de nunca conseguir compreendê-la completamente. Dois anos depois, ainda em luto, ele aceita dirigir uma peça no teatro de Hiroshima, embarcando em seu precioso carro Saab 900. Lá, ele tem que lidar com Misaki Watari (Toko Miura), uma jovem chauffeur, com que tem que deixar o carro. Apesar de suas dúvidas iniciais, uma relação muito especial se desenvolve entre os dois.

Para ir além do filme…

Homens Sem Mulheres, Haruki Murakami

Em Homens Sem Mulheres, Muramaki apresenta sete histórias que tratam de relações amorosas e trazem o estilo único do autor. Os contos versam sobre o isolamento e a solidão que permeiam as relações amorosas: homens que perderam uma mulher depois de um relacionamento marcado por mal-entendidos. Porém, as verdadeiras protagonistas destas histórias são as mulheres, que misteriosamente invadem a vida dos homens e desaparecem, deixando uma marca inesquecível na vida daqueles que amam.


King Richard: Criando Campeãs (2021), Reinaldo Marcus Green

King Richard: Criando Campeãs é um filme biográfico inspirado em Richard Williams, pai das famosas tenistas Serena Williams e Venus Williams. Decidido a tornar suas filhas grandes campeãs do tênis, Richard (Will Smith) usa métodos próprios e nada convencionais com as filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney) para que elas saiam das ruas de Compton direto para as quadras do mundo todo. Treinando em quadras de tênis negligenciadas da Califórnia, as meninas são moldadas pelo compromisso de seu pai e pelo equilíbrio de sua mãe, superando todos os desafios impostos em seus caminhos para o sucesso.


Licorice Pizza (2021), Paul Thomas Anderson

Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman) se apaixonam no Vale de San Fernando, 1973. Os dois iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam um com o outro e, inevitavelmente, se apaixonam por outras pessoas para evitar se apaixonar um pelo outro. Mas há um detalhe entre os dois: ela tem 25 e ele 15. O filme acompanha a navegação traiçoeira do primeiro amor e como Alana tem a jornada de autodescoberta de uma jovem e de um jovem que está iniciando a sua carreira de ator em Hollywood.


Não Olhe para Cima (2021), Adam McKay

Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) são astrônomos e fazem uma descoberta surpreendente: há um cometa orbitando dentro do sistema solar e ele está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), os dois embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Porém, Randall e Kate terão que fazer mais do que compartilhar a chocante notícia com público, já que ninguém quer acreditar neles ou muito menos dar notícias tristes para o mundo.

Para ir além do filme…

Limites do Crescimento, Donella Meadows e Dennis Meadows

Limites do Crescimento acrescenta novas análises, atualiza dados e cenários para aprofundar o mesmo chamado de alerta ao planeta. O livro defende a necessária transição para um mundo sustentável e sugere o necessário debate sobre as ferramentas necessárias para enfrentar a transição. A obra é dedicada a políticos, cientistas, tomadores de decisão, estudiosos, formadores de opinião e cidadãos preocupados com o seu destino e o dos que viverão.


Tick, Tick… Boom!, Lin-Manuel Miranda

Jon (Andrew Garfield) é um jovem compositor de teatro que trabalha como garçom em Nova York, enquanto sonha em escrever um grande musical. Dias antes de apresentar seu trabalho em uma performance decisiva, Jon está sentindo a pressão de todos os lugares: da namorada Susan (Alexandra Shipp), que sonha com uma vida para além de Nova York e de Michael, seu colega de quarto, que está prestes a se mudar. Próximo ao seu aniversário de 30 anos, Jon é tomado pela ansiedade de que seu sonho é irreal e não vale a pena continuar lutando. Com o relógio correndo, Jon quer saber: o que se pode fazer com o tempo que há disponível?

Para ir além do filme…

Tick, Tick… Boom!, Jonathan Larson

Neste relato autobiográfico, Jonathan Larson conta a história de sua vida quando estava prestes a completar. Ele, que é um compositor em carreira ascendente, tenta lida com o amor, a amizade e a pressão para criar algo incrível antes que o tempo acabe.


Qual filme é o seu favorito?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira