5 livros sobre Carnaval para você conhecer

(0 Estrelas - 0 Votos)

Selecionamos obras sobre personalidades do samba e títulos que inspiraram sambas-enredo. Confira a lista completa e aproveite a folia!

Chegou a época mais festejada do ano: o Carnaval! Durante os dois anos de pandemia, a festa popular ficou suspensa por medidas sanitárias. Agora, com a vacinação mais avançada no país, alguns locais já retomaram as comemoração. Mas, em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, o Carnaval de rua e os desfiles das escolas de samba ainda não foram normalizados.

Como o feriado foi mantido, que tal curtir a folia mesmo assim, conhecendo as histórias por trás da festa? Selecionamos livros sobre personalidades do samba e títulos que inspiraram sambas-enredo. Entre os livros escolhidos estão o recém-lançado Canto de rainhas, de Leonardo Bruno, e o clássico Carnavais, malandros e heróis, de Roberto DaMatta. Confira a lista completa e aproveite a folia!


Canto de rainhas, de Leonardo Bruno

Este livro reúne histórias de grandes mulheres que se dedicaram a esse gênero musical, romperam as barreiras do machismo e do racismo tão entranhadas entre nós até hoje e conquistaram definitivamente o público. Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares são as cinco protagonistas escolhidas pelo autor para representar um alfabeto inteiro de sambistas, como Tia Ciata, Clementina de Jesus, Leci Brandão, Elizeth Cardoso, Teresa Cristina, Mart’nália, Mariene de Castro e muitas outras. Ao acompanhar as trajetórias dessas artistas extraordinárias, o autor constrói um panorama da música brasileira nas últimas décadas e das conquistas das mulheres na área.


Carnavais, malandros e heróis, de Roberto DaMatta

O que torna a sociedade brasileira diferente e única? Carnavais, malandros e heróis, clássico inquestionável da antropologia brasileira, responde a essa questão através de uma ida ao cerne do dilema que faz do Brasil um país de grandes desigualdades, mas de futuro promissor. Com seu estilo ousado e provocador, Roberto DaMatta tem conseguido, nos últimos vinte anos, levar a antropologia até onde ninguém ousou ou conseguiu: o grande público. Autor de estudos sobre o Brasil, seus ritos e mitos, seus trabalhos são a cada dia mais lidos e respeitados, o que o tornou referência obrigatória de qualquer estudo sobre a realidade brasileira. 


Princípio do infinito: Um perfil de Luiz Carlos da Vila, de Luiz Antonio Simas e Diogo Cunha

Neste livro, Luiz Antonio Simas e Diogo Cunha contam a trajetória do compositor Luiz Carlos da Vila. Eles mostram como a história do poeta se mescla à história da cidade do Rio de Janeiro e a do samba. É fundamental para quem quer conhecer a vida de um dos principais nomes do samba brasileiro.


Antes do baile verde, de Lygia Fagundes Telles

As obras de ficção também não poderiam ficar de fora da lista. Este livro é considerado por muitos críticos o livro de contos literariamente mais bem-sucedido de Lygia Fagundes Telles. As situações narradas são as mais diversas. Em “A caçada”, um homem fica a tal ponto intrigado com uma velha tapeçaria encontrada num antiquário que acaba por mergulhar na cena retratada na peça, como se tivesse participado dela numa outra vida ou numa outra dimensão. Já no macabro “Venha ver o Pôr-do-Sol”, um rapaz leva sua ex-namorada a um jazigo de família abandonado. Conflitos amorosos também são tema de “Apenas um Saxofone”, “Um Chá bem Forte e Três Xícaras”, “O Jardim Selvagem” e “As Pérolas”. Mas o enfoque é sempre diverso e surpreendente. 


Uma história do samba – Origens, de Lira Neto

Depois da aclamada trilogia biográfica de Getúlio Vargas, Lira Neto se lançou ao desafio de contar a história do samba urbano. Em sua nova empreitada (de fôlego!), o escritor cearense pretende retraçar, com sua verve narrativa singular, o percurso completo desse ritmo sincopado que é um dos sinônimos da brasilidade.


O que você achou da lista?


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Os destaques da Bienal de São Paulo Livros para curtir em família Livros para quem assiste à série “Sombra e ossos” Para entender o código civil Livros para quem gostou de Marighella