Sidney Sheldon: 105 anos do escritor mais traduzido do mundo

(0 Estrelas - 0 Votos)

Considerado um dos autores mais lidos do mundo, o escritor e roteirista norte-americano escreveu 18 romances que foram traduzidos em mais de 50 idiomas

Nascido em 11 de fevereiro de 1917, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, Sidney Sheldon foi um dos autores mais lidos do mundo e o mais traduzido, de acordo com o Guiness World Records. Ao longo de sua carreira literária, o escritor e roteirista norte-americano publicou 18 romances que foram traduzidos para mais de 50 idiomas e estiveram na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. Além de livros, ele também escreveu 250 roteiros para a televisão e o cinema, seis peças para a Broadway e 25 filmes. Pelo seu trabalho audiovisual, Sheldon tornou-se o primeiro escritor a ser reconhecido com os prêmios Tony, Edgar e o Oscar, com o melhor Roteiro Original em 1947, pelo filme “O solteirão cobiçado”.

Na vida de Sidney Sheldon o interesse pelo cinema e o show business surgiram ainda na infância. O menino tímido e solitário de Illinois encontrou na escrita uma forma de expressão e, aos 12 anos, escreveu a sua primeira peça, que também foi produzida, dirigida e estrelada por ele. Anos depois, após terminar a faculdade, Sheldon mudou-se para Hollywood e na capital mundial do cinema tornou-se roteirista dos estúdios 20th Century-Fox. Em sua trajetória como roteirista, o rapaz escreveu filmes e séries de sucesso como “Jeannie é um gênio” e “Casal 20”.

Foto: Reprodução

Mas, durante a década de 1960 os seus textos começaram a ir ainda mais além e, em 1969, Sheldon publicou o seu primeiro livro “A Outra Face”. A obra foi um sucesso de vendas e ganhou uma indicação na categoria de “Melhor livro de Estreia” do prêmio Edgar Allan Poe, apresentado anualmente pelos Mystery Writers of America, em Nova York. A partir de então, o autor passou a lançar uma série de obras literárias que lhe deram a alcunha de criador do gênero de romance com suspense e lhe tornaram um dos autores mais queridos do mundo.

Nos últimos anos de sua vida, Sidney Sheldon viveu entre a Califórnia e Londres na companhia de sua terceira esposa, Alexandra Kostoff. Em 30 de janeiro de 2007, o escritor e roteirista faleceu vítima de uma pneumonia, em Los Angeles, nos Estados Unidos.


A Outra Face

Judd Stevens é um famoso psicanalista que está diante do caso mais importante de sua vida. Se não conseguir entender como funciona a mente de um perigoso assassino, pode ser preso sob acusação de assassinato ou, simplesmente, ser assassinado. Uma dúvida logo é levantada: seria o criminoso uma das dezenas dos clientes que passam por seu consultório? Antes que o assassino volte a atacar, o Dr. Stevens deve retirar a máscara da inocência que esconde o rosto do criminoso, revelar sua identidade e expor suas emoções, medos e desejos.


Manhã, Tarde e Noite

O viúvo Harry Stanford é um dos homens mais ricos e poderosos do mundo e o patriarca de uma família em decadência. Durante um cruzeiro pela Córsega a bordo de seu iate, ele se afoga de forma misteriosa logo após ligar para seu advogado e anunciar a intenção de modificar o testamento. Os filhos, devido à vontade do próprio pai, se reúnem após o funeral e têm uma grande surpresa: a chegada de Julia, uma mulher de beleza arrebatadora, que reivindica sua parte na herança de Harry dizendo ser filha do milionário com uma governanta da família.


O Céu Está Caindo

Depois de uma temporada de trabalho em Sarajevo, a jornalista Dana Evans volta a Washington e luta para ter um bom relacionamento com o filho que adotou na região. De volta à cidade, Dana entrevista o jovem milionário e provável candidato ao Senado, Gary Winthrop, que, no dia seguinte, é assassinado em sua casa por ladrões de obras de arte. Tudo leva a crer tratar-se de um crime comum, mas Dana resolve investigar o caso mais profundamente. Ela, então, descobre que, nos últimos meses, outros cinco membros da família Winthrop, também morreram em acidentes fatais. Certa de que ali havia mais que coincidência, Dana resolve investigar os casos sem perceber que, ao remexer em fatos esquecidos no passado ela está colocando em risco a própria vida e a de seus entes mais queridos.


Se Houver Amanhã

Jovem, linda, inteligente e bem-sucedida, Tracy Whitney tem o mundo aos seus pés. Noiva do melhor partido da Filadélfia, ela está prestes a entrar em um mundo de riqueza e glamour, mas acaba traída pela própria inocência. Vítima de uma armação criminosa, Tracy é condenada e presa por um crime que não cometeu. Rejeitada pelo homem que amava e abandonada à própria sorte, a jovem se vê sozinha em um mundo violento e sombrio. Depois de cumprir pena e ter novamente sua liberdade, ela volta ao mundo que lhe fora tirado. Mas agora Tracy tem apenas um desejo: vingar-se de todos que a traíram.


Um Estranho no Espelho

É na capital mundial do cinema, Hollywood, que o jovem comediante Toby Temple faz de tudo para conseguir colocar o seu nome no lugar mais alto dos letreiros luminosos. Uma posição que não se alcança apenas com talento, mas à custa de muito trabalho sujo, sexo por interesse e intrigas nos bastidores. Bem-sucedido, mas solitário, ele se apaixona por Jill Castle, uma candidata à estrela que se submetia aos desejos mais pervertidos dos produtores em troca de pequenos papéis. Toby não pode saber do passado da amada e ela lutará para se manter como a esposa do famoso comediante.


Você já leu algum dos livros de Sidney Sheldon?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira