Estante Entrevista: Os livros indicados por Natalia Timerman e Jonas Maria

(0 Estrelas - 0 Votos)

Escritora e influenciador participaram de live no Instagram sobre “Os clássicos na educação”, na sexta-feira (21). Confira!

A primeira live da série “Estante Entrevista” teve a participação da escritora Natalia Timerman e do influenciador Jonas Maria. Na última sexta-feira (21), durante o bate-papo, eles conversaram sobre “Os clássicos na educação” e falaram da importância de se inserir os clássicos na vida das pessoas desde a infância e a adolescência.

Na conversa, os escritores falaram sobre a relação deles com os livros – no caso de Natalia, ela começou a ler ainda na infância, mas Jonas se apaixonou pela leitura aos 18 anos e, depois, cursou Letras. Confira a entrevista completa!

Na live, eles ainda indicaram clássicos que todos deveriam ler, como “Dom Casmurro”, de Machado de Assis”, e “Grande sertão veredas”, de João Guimarães Rosa, e também títulos contemporâneos que podem virar clássicos no futuro, como “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior. Confira a lista de indicações e boa leitura!


Dom Casmurro, de Machado de Assis

Conhecido por levantar uma das maiores polêmicas da literatura brasileira, Dom Casmurro trata da trajetória de Bento Santiago, a partir das lembranças de sua infância na Rua de Matacavalos e da história de amor e desventuras que viveu com Capitu. Ao longo da narrativa, Bentinho revela-se um homem perturbado pelo ciúme diante da possibilidade de adultério da mulher com “olhos de ressaca” e o colega Escobar.


Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa

Um clássico da literatura brasileira, Grande sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa parte do sertão de Minas Gerais para analisar questões universais que atravessam a alma humana, como o amor, o sofrimento, a violência, a força e a alegria.


A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector

A Paixão Segundo G.H. acompanha a trajetória de uma mulher que, depois de despedir a empregada doméstica, passa a fazer os serviços da casa. Um dia, ao entrar no quarto de serviço, G.H. encontra uma barata na porta do armário. Passado o susto, ela mata o inseto e come o seu interior. Nesse momento, G.H. tem uma revelação e passa a reconstruir a sua vida a partir do episódio.


Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

Em Torto Arado, acompanhamos a trajetória de Bibiana e Belonísia, duas irmãs que vivem no sertão baiano. Um dia, elas encontram uma faca na mala guardada sob a cama de sua avó e acontece, então, um acidente. A partir daquele momento, as vidas das duas estarão para sempre ligadas e uma será a voz da outra quando isso for necessário.


Você vai assistir a live?



Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira