9 livros para cuidar da saúde mental em 2022

(0 Estrelas - 0 Votos)

Você tem cuidado da sua saúde mental? Conheça nove livros essenciais para quem deseja lidar melhor com as suas necessidades e demandas emocionais

Anualmente, o mês de janeiro marca os debates sobre os cuidados com a saúde mental no país. Neste período, conhecido como Janeiro Branco, são realizadas campanhas e iniciativas que atuam no sentido de dar destaque a questões e demandas ligadas à mente, ao inconsciente e às emoções dos indivíduos.

Você tem cuidado da sua saúde mental? Para ajudar a você a viver melhor neste ano, nós organizamos uma lista com nove livros essenciais para quem deseja lidar melhor com as suas necessidades e demandas emocionais. Conheça a seleção e aproveite as leituras!


A Vida Não Me Assusta, Maya Angelou

Publicado originalmente há 25 anos, A Vida Não Me Assusta reúne os talentos da poeta e ativista Maya Angelou e do artista gráfico Jean-Michel Basquiat. Dois artistas com histórias de vida sofridas e infâncias problemáticas, mas que nunca se deixaram intimidar. Não importa qual obstáculo apareça no caminho, você sempre pode encontrar forças para superá-lo.


As coisas que você só vê quando desacelera, Haemin Sunim

O livro é ideal para quem quer tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Com delicadas ilustrações, As coisas que você só vê quando desacelera pretende nos ajudar a compreender aspectos dos nossos relacionamentos, trabalho e aspirações, bem como a nossa espiritualidade a partir de um novo prisma.


Atenção Plena: Mindfulness, Danny Penman e Mark Williams

Em Atenção Plena – Mindfulness, Mark Williams e Danny Penman abordam a atenção plena (ou mindfulness), método que parte do princípio de estar aberto à experiência presente, observando os pensamentos que surgem sem julgamentos, críticas ou elucubrações. O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a lidar com as dificuldades de maneira mais tranquila.


Caderno de Exercícios Para Cuidar de Si Mesmo, Anne Van Stappen

Será que eu consigo ser bondoso(a) comigo mesmo(a)? O que vão pensar de mim se eu passar a cuidar de mim mesmo(a)? No Caderno de Exercícios Para Cuidar de Si Mesmo, Anne Van Stappen apresenta resposta claras a esses e outros questionamentos e coloca os leitores diante de questões fundamentais em suas vidas.


Em busca de nós mesmos, Clóvis de Barros Filho

Quem sou eu? De onde veio o mundo? O que devo fazer para viver melhor? O que acontece dentro de mim quando me apaixono? Estas perguntas feitas cotidianamente por todos nós têm sido tema de reflexão dos maiores pensadores da humanidade ao longo dos últimos três mil anos e também de investigação científica. Em busca de nós mesmos apresenta respostas a partir de dois campos de conhecimento distintos – a filosofia (com as ideias de Aristóteles, Platão e Spinoza, entre outros) e as ciências da mente (psicologia e neurociências).


Meus tempos de ansiedade, Scott Stossel

Em Meus tempos de ansiedade, Scott Stossel flui entre o relato íntimo e a exposição de argumentos de autoridade e apresenta aos leitores uma história de todas essas perspectivas, da médica à filosófica. No livro, o autor revela as várias formas de tratar a ansiedade e administrar os seus efeitos incapacitantes. Eliminá-la, como mostra o autor, seria impossível, e talvez até prejudicial: afinal, o que seria do homem sem inquietações?


O Ano Em Que Disse Sim, Shonda Rhimes

Em O Ano Em Que Disse Sim, a premiada criadora e produtora executiva de grandes sucessos televisivos Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e sobre como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas.


O Poder do Hábito, Charles Duhigg

Em O poder do hábito, Charles Duhigg apresenta aos leitores um novo entendimento a respeito da natureza humana e de seu potencial para a transformação. No livro, o autor compartilha histórias de pessoas que atingiram os seus objetivos como a de uma jovem que, em dois anos, mudou drasticamente quase todos os aspectos de sua vida: nesse meio tempo, ela parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.


Sociedade do Cansaço, Byung-chul Han

Em Sociedade do Cansaço, Byung-Chul Han investiga os efeitos colaterais que o discurso motivacional tem causado no mundo. Nesta obra, o filósofo e ensaísta sul-coreano mostra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX descrita por Michel Foucault perde espaço agora para uma nova forma de organização coercitiva: a violência neuronal.


E aí, gostou da lista?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira