9 livros infantis para dar de presente no Natal

(5 Estrelas - 1 Votos)

Você já pensou nos presentes que vai dar aos pequenos neste Natal? Confira nove livros infantis que toda criança deveria conhecer

Os livros infantojuvenis e a contação de histórias são elementos fundamentais no desenvolvimento das crianças. Por isso, a introdução às histórias literárias deve ser trabalhada com os pequenos desde os seus primeiros anos de vida e, principalmente, durante o seu processo de alfabetização.

Mas, e aí, você já pensou no que vai dar aos pequenos neste Natal? Para ajudá-lo a arrasar na entrega de presentes deste ano, nós preparamos uma seleção com nove livros infantis de diferentes épocas, países e gêneros literários e que toda criança deveria conhecer. Confira a lista e boas leituras!


Álbum de Família, Gabriela Romeu e Catarina Bessell

O livro da escritora, jornalista, documentarista e crítica teatral, Gabriela Romeu, nos faz refletir sobre as mais diversas possibilidades existentes de se contar uma história. Com ilustrações de Catarina Bessell e apresentação de Chico César, Álbum de família é uma biografia poética, a biofantasia da trupe familiar “Carroça de Mamulengos”, uma das mais importantes companhias culturais do país.


Da Minha Janela, Otávio Júnior

No livro Da minha janela, o narrador compartilha detalhes sobre as imagens que vê da janela de sua casa, localizada em uma favela do Rio de Janeiro. Desse lugar, ele observa cores, traços, gestos, objetos, bichos e pessoas cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas que certamente têm algo importante a lhe ensinar.


E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, Emicida

Uma menininha vive com medo da escuridão. Quando chega a noite, ela se sente preocupada e ansiosa e se pergunta: “afinal, o que o escuro pode esconder?” O que a garota nem imagina é que, do outro lado, a escuridão também é uma menina, cujo maior medo é a claridade e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.


Malala, a Menina Que Queria Ir para a Escola, Adriana Carranca

Em Malala, a Menina Que Queria Ir para a Escola, acompanhamos a trajetória de Malala Yousafzai, uma jovem que nasceu no vale do Swat, no Paquistão. Aos 10 anos, Malala viu sua região ser dominada por um grupo extremista chamado Talibã. No novo regime, a menina quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Mas Malala não só resistiu como tornou-se a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, além de um grande exemplo para crianças do mundo inteiro.


O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos

Lançado em 1968, O Meu Pé de Laranja Lima acompanha a trajetória de Zezé, um menino de 6 anos que mora num bairro modesto na zona norte do Rio de Janeiro. Mesmo em meio a dificuldades com a família e castigos corporais aplicados pelo pai e a irmã mais velha, o menino se apega ao mundo e viaja com sua imaginação sem se conformar com as limitações que lhe são impostas.


O Mundo no Black Power de Tayó, Kiusam de Oliveira

Tayó é uma menina negra que tem orgulho de seu cabelo e de seu penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. Cheia de autoestima, a menina é capaz de enfrentar as agressões dos colegas da escola, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo “fofo, lindo e cheiroso”? “Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”, é o que Tayó responde a eles.


O Muro no Meio do Livro, Jon Agee

Em O Muro no Meio do Livro, um pequeno cavaleiro vive confiante de que o muro protege o seu lado bom do livro dos muitos perigos que existem do outro lado: um tigre faminto, um rinoceronte gigante, além do pior de todos, um ogro terrível que seria capaz de comê-lo com uma só mordida. Porém, nem tudo é o que parece ser.


Pinóquio – O Livro das Pequenas Verdades, Alexandre Rampazo

O que você vê quando se olha no espelho? Ao contar mentirinhas, Pinóquio talvez esteja apenas tentando corresponder às expectativas dos outros. Se ele fosse responsável como o Grilo Falante, ou bondoso como a Fada Azul, poderia, então, tornar-se real? Nesta narrativa cativante, somos colocados frente à frente com todas as possibilidades de nossas identidades pessoais, além da descoberta e aceitação de si mesmos.


Viagem ao Centro da Terra, Julio Verne

Considerado como um dos grandes clássicos da ficção científica, Viagem ao Centro da Terra se passa em 1863 e acompanha o professor e mineralogista Otto Lidenbrock. Depois de descobrir uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra, Otto convoca o sobrinho e colega de profissão Axel e o guia Hans, para se lançarem com ele em uma aventura pela Terra.


Qual desses livros você quer apresentar aos pequenos?


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *