10 livros para compreender a importância da história

(0 Estrelas - 0 Votos)

Por que será que é importante estudar história? Conheça dez livros que vão fazer você se aprofundar nesta área do conhecimento

Amada ou odiada pelos alunos, verdade é que a história é uma das disciplinas de maior importância na formação social, cultural e política dos indivíduos. Isso porque é através do seu estudo que as pessoas têm a oportunidade de entrar em contato com o passado, se aproximando dos povos e civilizações que vieram antes.

Ao reconhecer a história de nossos ancestrais, somos conduzidos a uma expansão do nosso conhecimento a respeito do mundo e, além disso, nos tornamos mais crítico, tolerantes e empáticos diante das dores, erros, diferenças e delícias próprias da existência.

Mas, ao contrário do que se costuma pensar, o estudo da história não se restringe apenas a um movimento de retorno ao primitivo com o intuito de sanar quaisquer traços negativos de seu comportamento no tempo presente ou futuro. A imersão na ancestralidade nos torna cada vez mais conectados uns com os outros e com os saberes de nossos antepassados.

De maneira geral, o contato com documentos e registros historiográficos nos mantêm cada vez mais próximos da compreensão de que, nas mais distintas eras, contextos ou lugares do mundo, o ser humano segue sempre guiado por uma trajetória contínua que se deixa atravessar pelas relações e por incertezas a respeito dos valores e do sentido da vida.

Quer aprofundar os seus conhecimentos na história do mundo? Nós organizamos uma lista com dez livros que vão ajudá-lo neste processo. Conheça a seleção e aproveite a leitura!


A história do mundo para quem tem pressa, Emma Marriott

A História do Mundo para Quem Tem Pressa é um guia que sintetiza tudo o que precisamos saber sobre os acontecimentos mais importantes da história, desde as antigas civilizações até o final da Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU. Conciso e agradável de ler, o livro de Emma Marriott permite que o leitor compreenda a interconexão do tempo e dos acontecimentos, ensinando como o mundo moderno se tornou o que é.

A guerra não tem rosto de mulher, Svetlana Aleksiévitch

Em A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, Svetlana Aleksiévitch conta a história das mulheres que lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas que tiveram as suas histórias silenciadas durante todos esses anos. Na obra, a autora faz com que as vozes dessas mulheres ecoem, convocando as suas memórias mais angustiantes e arrebatadoras.


As Veias Abertas da América Latina, Eduardo Galeano

As veias abertas da América Latina constrói da submissão, miséria e espoliação de que a América Latina tem sido vítima, desde a chegada dos europeus no final do século XV. Neste livro, Eduardo Galeano alterna entre a assertividade e a dureza com uma mensagem cheia de humanismo, solidariedade e amor pela liberdade.


Angola Janga, Marcelo D’Salete

O romance épico em quadrinhos Angola Janga conta a história de uma articulação formada no fim do século XVI, em Pernambuco, por iniciativa dos fugitivos da escravidão. Liderada por Zumbi, a “pequena Angola” resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais e tornou-se um símbolo de liberdade para os escravizados.


Brasil: uma biografia, Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling

Brasil: uma biografia faz uma travessia de mais de quinhentos anos e se debruça não só sobre a “grande história” como também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais. O livro de Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling também mantêm um diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.


Escravidão – Volume 1, Laurentino Gomes

No livro Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares – Volume 1, Laurentino Gomes documenta o período da escravidão no Brasil, considerado o maior território escravista do hemisfério ocidental, recebendo cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio.


Guerra e Paz, Leon Tolstói

Guerra e Paz acompanha os caminhos de cinco famílias da aristocracia russa durante o período que vai de 1805 a 1820. Em meio a marcha das tropas napoleônicas e seu impacto brutal sobre a vida de tantas pessoas, estão os irmãos Nikolai, Natacha Rostóv, o príncipe Andrei Bolkónski e Pierre Bezúkhov, um dos personagens de maior complexidade na literatura do século XIX.


Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex

Em Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex denuncia um dos maiores genocídios do Brasil, no hospital Colônia, em Minas Gerais. A jornalista entrevistou ex-funcionários e sobreviventes para resgatar de maneira detalhada e emocionante as histórias de quem viveu de perto o horror perpetrado por uma instituição com um propósito de limpeza social comparável aos regimes mais abomináveis do século XX.


Malala, a Menina Que Queria Ir para a Escola, Adriana Carranca

Em Malala, a Menina Que Queria Ir para a Escola, acompanhamos a trajetória de Malala Yousafzai, uma jovem que nasceu no vale do Swat, no Paquistão. Aos 10 anos, Malala viu sua região ser dominada por um grupo extremista chamado Talibã. No novo regime, a menina quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Mas Malala não só resistiu como tornou-se a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, além de um grande exemplo para crianças do mundo inteiro.


Sapiens – Uma Breve Historia da Humanidade, Yuval Noah Harari

Neste livro, Yuval Noah Harari debate a existência do Sapiens ao longo de toda a história da humanidade. Nesse sentido, o autor recorre a explicações sobre o capitalismo e o imperialismo e oferece aos leitores um relato eletrizante sobre a aventura de nossa espécie, desde insignificantes primatas a senhores do mundo.


Você gosta de estudar história?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses