8 livros que você precisa conhecer em dezembro

(5 Estrelas - 1 Votos)

O que você vai ler no próximo mês? Fique por dentro de oito lançamentos incríveis que todo fã de literatura precisa conferir em 2021

Faltam dois dias para novembro terminar, mas eu já consigo sentir o cheiro das festas de fim de ano. Como andam as suas metas literárias? Você já planejou quais leituras vai conhecer no próximo mês? Para ajudar os nossos leitores a definirem os títulos que vão aproveitar nos próximos trinta dias, nós preparamos uma seleção com oito lançamentos de 2021 que todo fã da literatura precisa conferir.

Veja os livros que entraram na nossa curadoria e prepare a sua listinha de dezembro!


Agora Veja Então, Jamaica Kincaid

Sr. Sweet compõe em seu estúdio, enquanto a sra. Sweet passa o tempo na cozinha escrevendo. Os filhos do casal correm pela grande casa que um dia pertenceu a Shirley Jackson. Mas, a perfeita imagem da família tradicional americana será abalada quando o marido deixa a esposa por uma mulher mais jovem. Através dos fluxos de consciência de múltiplos personagens, Jamaica Kincaid mostra as angústias profundas que existem por trás de uma aparente perfeição.


Anos de chumbo e outros contos, Chico Buarque

Uma jovem e seu tio. Um grande artista sabotado. Um desatino familiar. Uma moradora de rua solitária. Um passeio por Copacabana. Um fã fervoroso de Clarice Lispector. Um casal em sua primeira viagem. Um lar em guerra. Imersos na atmosfera da ficção de Chico Buarque, os oito contos que do livro conduzem o leitor pelo caráter sórdido e patético da condição humana. Com alusões à barbárie do presente, o autor ergue um labirinto de surpresas, em que sexo, perversidade, desalento e delírio são elementos constitutivos da trama.


Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo, Benjamin Alire Sáenz

A vida de Aristóteles mudou completamente desde a chegada de Dante Quintana. Com o amigo, Ari aprendeu a achar graça nas pequenas coisas da vida e descobriu o coração enorme que tem, capaz de amar muitas pessoas ― inclusive outro garoto.
Agora, os dois vão começar o último ano do ensino médio e, mesmo sabendo que logo terão de fazer importantes escolhas para o futuro, eles se abrem para novos amigos, novos lugares e para as próprias famílias. Pelo menos até Ari sofrer uma perda terrível e, mais do que nunca, precisar do apoio de Dante.


Atirem direto no meu coração, Ilze Scamparini

Ao alistar-se como voluntária na guerra do Kosovo, a sérvia Yana Milinić tem um objetivo específico. Mas nem tudo sai como o planejado. Integrada ao grupo de milícia Raposa Vermelha, Yana enfrenta não só os inimigos, mas também o caráter obscuro dos próprios companheiros de luta. Vítima de uma cultura violenta e do nacionalismo de Slobodan Milošević, aos poucos ela comeca a sofrer as transformações que, costumeiramente, os conflitos bélicos provocam. Afinal, a guerra atrai almas  já devastadas pela dor, pelo sofrimento e pelo abuso.


Belo mundo, onde você está, Sally Rooney

Alice conhece Felix pelo Tinder. Ela é romancista e ele trabalha em um armazém nos subúrbios de uma pequena cidade da Irlanda. No primeiro encontro, enquanto os dois tentam impressionar, a fagulha de algo mais aparece. Em Dublin, Eileen está tentando superar um término e a ausência de sua melhor amiga. Ela acaba voltando a flertar com Simon, um homem mais velho que acompanha sua vida há tempos. Alice, Felix, Eileen e Simon são jovens, mas sentem cada vez mais a pressão do passar dos anos. Seriam eles as últimas testemunhas do ocaso? Será que eles vão conseguir encontrar uma forma de viver mais uma vez em um belo mundo?


Billy Summers, Stephen King

Billy Summers é um assassino de aluguel e um dos melhores atiradores do mundo. Mas ele tem um critério: só aceita o serviço se o alvo for realmente uma pessoa ruim. Agora, ele quer se aposentar, mas antes precisa realizar um último trabalho. Quando Billy se hospeda em uma cidadezinha do interior, disfarçado de um escritor que tenta superar um bloqueio criativo, ele não imagina a trama de traições, perseguições e de vingança que o aguarda.


Mais forte: Entre lutas e conquistas, Luana Génot

Em Mais forte: Entre lutas e conquistas, Luana Génot compartilha as suas vivências e opiniões sobre os temas que vão desde autoestima a ancestralidade e empreendedorismo. Ao percorrer lembranças dos tempos de menina até a idade adulta, a autora fala de suas origens, de racismo estrutural e do impacto da religião em sua formação. Além disso, ela discute a relação com os cabelos crespos, o significado de seu trabalho e o que espera para o futuro.


Memória: A ciência da lembrança e a arte do esquecimento, Lisa Genova

Em sua estreia na não ficção, Lisa Genova explica quando memórias perdidas estão temporariamente inacessíveis ou quando são apagadas para sempre. Além disso, a autora apresenta os motivos pelos quais algumas das memórias são construídas para durar apenas alguns segundos enquanto outras podem durar uma vida inteira, e diferencia o esquecimento cotidiano (onde você estacionou o carro) e o causado por Alzheimer (que você tem um carro). Neste livro, a autora apresenta seus estudos sobre a teoria geral do esquecimento, faz uma análise do comportamento humano e mostra como nossos cérebros são capazes de operar milagres todos os dias e a memória é o mais importante deles.


Qual livro você quer conhecer neste mês?


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *