Conheça 9 livros escritos pelos melhores autores brasileiros

(5 Estrelas - 1 Votos)

Do clássico ao contemporâneo, conheça a seleção com nove livros dos escritores brasileiros favoritos do nosso público. Escolha o seu favorito!

Nada melhor do que conhecer obras incríveis escritas pelos nossos autores favoritos, né? Nas redes sociais, nós perguntamos aos leitores quais são os escritores brasileiros de quem eles mais gostam e fomos surpreendidos com uma lista enorme de grandes nomes da literatura nacional.

Do clássico ao contemporâneo, nós preparamos uma seleção com nove livros de autoria dos escritores brasileiros considerados pelo nosso público como os melhores de todos os tempos. Conheça a lista e escolha o seu preferido!


A Paixão Segundo G.H., Clarice Lispector

A Paixão Segundo G.H. acompanha a trajetória de uma mulher que, depois de despedir a empregada doméstica, passa a fazer os serviços da casa. Um dia, ao entrar no quarto de serviço, G.H. encontra uma barata na porta do armário. Passado o susto, ela mata o inseto e come o seu interior. Nesse momento, G.H. tem uma revelação e passa a reconstruir a sua vida a partir do episódio.


Antes do Baile Verde, Lygia Fagundes Telles

Considerado um dos melhores livros de Lygia Fagundes Telles,Antes do Baile Verde reúne narrativas escritas pela autora entre os anos de 1949 e 1969. As histórias presentes na obra trazem uma diversidade de narrativas, como a presente em “A caçada”, que conta a história de homem que mergulha em uma velha tapeçaria encontrada num antiquário, como se tivesse participado dela em um outro momento.


Capitães da Areia, Jorge Amado

O romance de formação de Jorge Amado narra a história de meninos pobres e infratores que vivem em um cais na praia de Salvador, na Bahia. Com críticas à miséria e ausência de oportunidades para tantos jovens no país, o autor nos aproxima dos capitães da areia, liderados por Pedro Bala, e nos contagia com o intenso desejo de liberdade do grupo de garotos.


Dom Casmurro, Machado de Assis

Conhecido por levantar uma das maiores polêmicas da literatura brasileira, Dom Casmurro trata da trajetória de Bento Santiago, a partir das lembranças de sua infância na Rua de Matacavalos e da história de amor e desventuras que viveu com Capitu. Ao longo da narrativa, Bentinho revela-se um homem perturbado pelo ciúme diante da possibilidade de adultério da mulher com “olhos de ressaca” e o colega Escobar.


Ou Isto Ou Aquilo, Cecília Meireles

Considerado um clássico da literatura brasileira, Ou Isto Ou Aquilo cria um universo encantador e convida as crianças a se aproximarem da poesia. O livro de Cecília Meireles brinca com as palavras e resgata o universo infantil através de perguntas imprevisíveis, monólogos, comparações incomuns, fantasia e imaginação.


Olhai os lírios do campo, Érico Veríssimo

Primeiro best-seller de Erico Verissimo, Olhai os lírios do campo conta a história Eugênio Pontes, um moço de origem humilde, que a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, o rapaz é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama.


Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade

Publicado em 1940, Sentimento do mundo é, ainda hoje, um dos livros mais celebrados da carreira de Carlos Drummond de Andrade. A obra reúne poemas clássicos na carreira de Drummond como “Sentimento do mundo”, “Confidência do Itabirano” e “Poema da necessidade”. Estabelecido no Rio e observando o mundo por uma perspectiva urbana, o poeta oscila entre polos distintos: cidade x interior, atualidade x memórias, eu x mundo.


Uma Mulher no Escuro, Raphael Montes

Uma mulher no Escuro narra a história de uma jovem que, após presenciar um crime bárbaro que matou a sua família, vive solitária, com pesadelos frequentes e grandes dificuldades para se relacionar. Distante das pessoas, ela vive a observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, bairro central do Rio de Janeiro.


O que você achou da lista?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *