Quer conhecer livros de contos incríveis nos próximos meses?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Selecionamos leituras curtas e impactantes para você encaixar no seu dia a dia. Confira a lista completa!

Em meio à correria, às vezes fica difícil encaixar um livro na rotina. Por isso, os contos são ideais para quem quer manter o ritmo da leitura no dia a dia e ainda conhecer histórias incríveis. Normalmente, são obras curtas e impactantes, que conquistam os leitores a cada página.

Para ajudar você, selecionamos alguns títulos marcantes da literatura brasileira e mundial. Entre os livros estão contemporâneos, como Doramar ou a Odisséia, de Itamar Vieira Júnior, e clássicos, como Contos de Eva Luna, de Isabel Allende. Veja a lista completa e escolha a sua próxima leitura!


Doramar ou a Odisséia, de Itamar Vieira Júnior

Num diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país: negros, indígenas, ribeirinhos, a força inesgotável das mulheres, as religiões de matriz afro, a sabedoria ancestral dos povos originais.


Contos de cães e maus lobos, de Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe não escreve para crianças, e tampouco como uma delas – o autor afirma não saber se dirigir ao público infantil. Contudo, é no intervalo entre essas negativas que habita sua prosa, um convite poético para que voltemos a enxergar o mundo com a complexidade com que o enxergávamos na infância. É assim que Contos de cães e maus lobos, seu primeiro livro de contos, consegue a difícil tarefa de abraçar leitores das mais variadas idades em 11 histórias.


Contos de mentira, de Luisa Geisler

Em Contos de mentira, a autora Luisa Geisler, moradora da cidade de Canoas, usa uma linguagem ágil, cortada com economia e precisão, para falar de sentimentos humanos antiquíssimos. São pequenas histórias densas, que retratam o ser humano sozinho, acompanhado de sua incompletude.


Amora, de Natalia Borges Polesso

Seria pouco dizer que os contos de Amora versam sobre relações homossexuais entre mulheres. Também estão aqui o maravilhamento, o estupor e o medo das descobertas. O encontro consigo mesmo, sobretudo quando ele ocorre fora dos padrões, pode trazer desafios ou tornar impossível seguir sem transformação. É necessário avançar, explorar o desconhecido, desestabilizar as estruturas para chegar, enfim, ao sossego de quem vive com honestidade.


Contos de Eva Luna, de Isabel Allende

Repletos de realismo mágico e paixão, os contos têm como narradora Eva Luna. Amor, vingança, nostalgia, compaixão, ironia, morte, luxúria e ganância são alguns dos ingredientes das histórias narradas por Eva Luna, onde estão presentes Rolf Carlé, jornalista europeu refugiado e amante da narradora; Horácio Fortunato, dono de um circo; Maurizia Rugieri, que abandona a família pelo amor de um jovem estudante de Medicina; e Marcia Liberman, a esposa de um diplomata norte-americano.


Antes do baile verde, de Lygia Fagundes Telles

Reunião de narrativas escritas entre 1949 e 1969, Antes do baile verde é considerado por muitos críticos o livro de contos literariamente mais bem-sucedido de Lygia Fagundes Telles. As situações narradas são as mais diversas. Em A caçada, um homem fica a tal ponto intrigado com uma velha tapeçaria encontrada num antiquário que acaba por mergulhar na cena retratada na peça, como se tivesse participado dela numa outra vida ou numa outra dimensão. Já no macabro Venha ver o Pôr-do-Sol, um rapaz leva sua ex-namorada a um jazigo de família abandonado. Conflitos amorosos também são tema de Apenas um Saxofone, Um Chá bem Forte e Três Xícaras, O Jardim Selvagem e As Pérolas. Mas o enfoque é sempre diverso e surpreendente.


Você já leu algum livro da lista?


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *