“Nomadland” chega ao Brasil pela editora Rocco

(5 Estrelas - 1 Votos)

Escrito por Jessica Bruder, livro-reportagem inspirou o longa-metragem vencedor do prêmio de Melhor Filme no Oscar 2021. Confira!

Publicado no Brasil pela Rocco, Nomadland – Sobrevivendo na América do século XXI é fruto de uma reportagem produzida pela jornalista norte-americana Jessica Bruder e que investigou a trajetória de pessoas que passaram a viver como nômades nos Estados Unidos após a recessão econômica de 2008 e o fim definitivo do “sonho americano”. A obra literária inspirou o filme dirigido por Chloe Zhao e que foi vencedor do Oscar 2021 na categoria de Melhor Filme.

A bordo de um veículo apelidado como “Van Halen”, Jessica segue em busca das rotas mais utilizadas pelos cidadãos que sobrevivem a partir de trabalhos temporários e, ao longo de suas viagens, é surpreendida por uma força de trabalho que surge nos Estados Unidos no contexto da crise econômica e torna-se interessante aos empregadores do país: a dos trabalhadores mais velhos e sem endereço fixo.

Dos campos de beterraba da Dakota do Norte aos acampamentos da Floresta Nacional de San Bernardino, localizada na Califórnia, os nômades viajam pelas estradas dos Estados Unidos em trailers, ônibus e vans em busca de um emprego que pague as suas contas. Frequentemente afundados em dívidas e com o apoio de uma mínima aposentadoria que mal dá para viver, o grupo de idosos precisa não só voltar ao mercado como se submeter a trabalhos de baixa remuneração e com condições inadequadas.

Uma das entrevistadas de reportagem, Linda May é a protagonista de Nomadland. Assim como os outros nômades da terceira idade, ela trabalhou durante muitos anos de sua trajetória, fazia parte da classe média e imaginava que poderia descansar depois que se aposentasse. A realidade, porém, foi que ao envelhecer, Linda não tornou-se apenas avó como garçonete, caixa de loja de departamento e empreiteira, assim como tantos de seus companheiros de vida “sem-casa”.


Aqui, nós preparamos uma lista com outros livros que também abordam temas como velhice, transitoriedade, desigualdades sociais e busca por afirmação da identidade. Confira!


Em Busca de Sentido, Viktor E. Frankl

No livro Em Busca de Sentido, Viktor E. Frankl compartilha detalhes sobre a sua experiência em busca do sentido da vida enquanto vivia em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, a obra apresenta os seus leitores os conceitos básicos da logoterapia, abordagem psicoterapêutica criada por Frankl.


Na natureza selvagem, Jon Krakauer

Em Na natureza selvagem, Jon Krakauer reconstrói a trajetória de Chris McCandless, um rapaz de família rica do Leste americano que largou tudo para viver no Alasca e morreu de inanição. No livro, o autor revela a América dos que vivem à margem, mergulha no mundo da cidadezinha rural e compara a história de Chris com a de outros aventureiros solitários que tiveram fim trágico.


Nômade, Ayaan Hirsi Ali

Em Nômade, a escritora Ayaan Hirsi Ali narra a sua mudança da Somália para os Estados Unidos em busca de uma nova vida, longe dos islamitas europeus que a ameaçaram de morte. Neste livro, Ayaan relata as reviravoltas em sua vida após o rompimento com a família, que a renegou quando ela renunciou ao islã depois do Onze de Setembro, e compartilha detalhes sobre a sua reconciliação com a mãe, os primos o pai.


Tempo de vida: por que envelhecemos – e por que não precisamos, David A. Sinclair e Matthew D. LaPlante

Em Tempo de vida: por que envelhecemos e por que não precisamos, Sinclair e LaPlante convidam os leitores a embarcarem entre descobertas científicas e ações capazes de ajudá-los a viver jovens e saudáveis por mais tempo. Além disso, o livro oferece um roteiro para que nós assumamos o controle de nossas próprias saúdes, adotando também um novo olhar sobre o futuro da humanidade.


Você quer ler Nomadland?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *