Como a leitura ajuda a combater a ansiedade?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Recomendada por psicólogos, a leitura é uma alternativa saudável, relaxante e capaz de reduzir os sintomas da doença. Confira!

Além de trabalhar a imaginação e a criatividade, a leitura cumpre uma importante função terapêutica e pode ajudar no combate a doenças vinculadas à saúde mental, como a ansiedade. Isso porque, de acordo com um estudo realizado pelo periódico Trends in Cognitive Sciences ao ler um livro, as pessoas aprendem a compreender melhor o sentimento dos outros e desenvolvem a capacidade de mudar também a si mesmos.

A inclusão da prática da leitura na rotina no tratamento da ansiedade é recomendada por psicólogos como uma alternativa saudável e relaxante, capaz de diminuir os níveis do hormônio do estresse, desacelerando os pensamentos e o ritmo da respiração.

No artigo “Os benefícios da leitura literária adulta para o tratamento de pessoas com ansiedade fraca à moderada”, as pesquisadoras Luísa Passos e Letícia Fontes explicam que a literatura adulta em especial exige uma atenção quase que completa do leitor e esse é um dos fatores que mais ajudam no tratamento de pessoas com a ansiedade.

Biblioterapia

Aplicada em hospitais, asilos, penitenciárias e frequentemente indicada a pacientes com doenças psiquiátricas, a biblioterapia é um tratamento terapêutico que envolve o uso de leituras terapêuticas na redução do estresse e nos sintomas de distúrbios emocionais como a depressão.

No Reino Unido, o método tornou-se uma política de saúde pública em 2013 e, desde então, pacientes psiquiátricos recebem recomendações de seus especialistas a respeito do que devem ler em seus tratamentos. Em seu uso clínico, a biblioterapia pode considerar a leitura de obras literárias de ficção ou não-ficção, de acordo com as sugestões do terapeuta e a relação do paciente com o conteúdo de cada um dos livros indicados.

Aqui, nós preparamos uma seleção com oito obras literárias fundamentais na discussão sobre a ansiedade. Confira a lista e boa leitura!


A Coragem de Ser Imperfeito, Brené Brown

A coragem de ser imperfeito é resultado de uma pesquisa pioneira sobre a vulnerabilidade humana na sociedade contemporânea. No livro, Brené Brown apresenta dados a respeito de suas descobertas científicas, reflete sobre questões delicadas do cotidiano e desafia os leitores a transformarem a maneira como vivem e se relacionam.


As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera, Haemin Sunim

O livro é ideal para quem quer tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Com delicadas ilustrações, As coisas que você só vê quando desacelera pretende nos ajudar a compreender aspectos dos nossos relacionamentos, trabalho e aspirações, bem como a nossa espiritualidade a partir de um novo prisma.


Diário de uma ansiosa ou Como Parei de Me Sabotar,Beth Evans

No livro Diário de Uma Ansiosa ou Como Parei de Me Sabotar, Beth Evans relata os desafios para se chegar à vida adulta com ilustrações bem-humoradas, relatos autobiográficos e conselhos amigáveis de Beth Evans.


Não me julgue pela capa, Matheus Rocha

Em Não me julgue pela capa, Matheus Rocha expõe a sua ansiedade e inseguranças aos leitores para mostrar que, ao contrário do que possa parecer, eles não estão sozinhos em seus sentimentos. No livro, o autor destaca que, assim como você, ele também sente o peito acelerado e vive crises que envolvem um bilhão de sensações diferentes.


O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais, no entanto, são enviados do Líbano, por um major desconhecido, com destino a uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.


O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupery

Publicado em 1943, O Pequeno Príncipe narra a história de um príncipe que faz amizade com um piloto que sofreu um acidente no meio do deserto. Com ilustrações em aquarela feita pelo próprio autor, o livro aborda temas universais como o amor, a amizade e o sentido da vida. A obra já foi traduzida em mais de 250 idiomas e tornou-se um dos maiores sucessos de todos os tempos, sendo o livro francês mais lido no mundo.


O Poder do Agora, Eckhart Tolle

Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, O Poder do Agora é um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior. O livro de Eckhart Tolle trata-se de um manual prático que ensina os leitores a tomarem consciência dos pensamentos e emoções que lhes impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de si mesmos.


Stop Ansiedade, Amanda Dreher

Em Stop Ansiedade, Amanda Dreher revela caminhos para o controle da ansiedade através do método CLARA. Dividida em cinco partes, a prática vai ensinar você a Conhecer, Limpar, Acreditar, Realizar e Agradecer, superando de vez a ansiedade emocional.


O que você achou da seleção?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *