12 livros infantojuvenis que foram adaptados para o cinema

(0 Estrelas - 0 Votos)

Das páginas à telona, confira doze filmes que surgiram a partir da adaptação de clássicos da literatura mundial para crianças e jovens

Durante a infância e adolescência, os filmes, assim como os livros, são responsáveis por aguçar a imaginação apresentar aos jovens referências sobre o mundo em suas diferentes dimensões, épocas e personagens. Grande parte deles, inclusive, surgem a partir de adaptações de obras literárias, adicionando ou não novas camadas a essas histórias.

Quem nunca sonhou em conhecer a fábrica do Sr. Wonka após assistir “A Fantástica Fábrica de Chocolate”? Ou, então, viver grandes aventuras na companhia de jovens como Hugo Cabret, Alice, Coraline, Matilda e Menino Maluquinho? Essas e outras narrativas famosas no cinema foram adaptadas de clássicos da literatura infantojuvenil.

Aqui, nós preparamos uma lista com algumas dessas adaptações para o cinema que você precisa conhecer. Confira!


Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll

Em Alice no País das Maravilhas, conhecemos Alice, uma menina que acompanha um coelho branco apressado e sempre de olho no relógio. Com a ajuda do coelho, ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde já esteve dez anos antes, embora não consiga se lembrar disso. Nesse lugar, ela é recebida pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com seres fantásticos e com a ira da Rainha de Copas.


As Crônicas de Nárnia – Volume Único, C. S. Lewis

As Crônicas de Nárnia – Volume Único oferece aos leitores viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal em seis livros que, juntos, ficaram conhecidos como ”As crônicas de Nárnia”, e estão reunidos nesse volume de C. S. Lewis.


A Fantástica Fábrica de Chocolate, Roald Dahl

Em A Fantástica Fábrica de Chocolate, Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor no mundo, está abrindo os portões de sua fábrica de chocolate a cinco crianças sortudas. Quebra-queixos, doces mexe-mexe e muitas delícias de chocolate derretido os aguardam. Para viver essa experiência, Charlie Bucket precisará encontrar apenas um Cupom Dourado.


A História Sem Fim, Michael Ende

A História Sem Fim acompanha a trajetória de um jovem solitário que, através das páginas de um livro, passa a viver em um reino da fantasia. Nesta terra imaginária, Bastian reconhece a verdadeira medida de sua própria coragem e descobre a sua capacidade para amar.


A Invenção de Hugo Cabret, Marcos Bagno e Brian Selznick

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Passando por lugares secretos, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar. Por lá, ele é responsável pelo funcionamento das máquinas, escuta os seus compassos e observa os enormes ponteiros.


Como Treinar o Seu Dragão, Cressida Crowell

Em Como Treinar o Seu Dragão, conhecemos Soluço, um adolescente viking que vive na ilha de Berk, um lugar onde a luta contra dragões é uma forma de vida. Jogado em uma escola de combate a dragões, ele quer provar que é um verdadeiro viking, mas ao fazer amizade com um dragão machucado, ele tem a chance de mudar o futuro de seu povo.


Coraline, Neil Gaiman

Coraline acaba de se mudar para um apartamento em um prédio antigo. Um dia, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada em sua casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento no quarto andar do prédio. Para a sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser os seus “outros” pais.


Matilda, Roald Dahl

No livro de Roald Dahl, conhecemos a história de Matilda, uma menina que passa horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Porém, quanto mais ela aprende, mais os seus problemas parecem aumentar. Os pais acham a menina estranha e a diretora de sua escola não acredita que uma criança tão nova possa saber tantas coisas. Mesmo diante de tudo isso, Matilda é feliz e inventa travessuras e aventuras malucas.


O Menino Maluquinho, Ziraldo

O Menino Maluquinho conta a história de um menino levado que adora uma aventura e sempre entra em confusões. Alegria da casa e amigão da galera, ele é ótimo em fazer versinhos e inventar brincadeiras. Na escola, o garoto tira dez em todas as matérias, mas manda mal no comportamento. Algumas pessoas chamam ele de maluquinho, mas na verdade ele é só um menino feliz.

o menino maluquinho - ziraldo

O Pequeno Nicolau, Jean-Jacques Sempé e René Goscinny

Pequeno Nicolau é um menino igual a muitos outros e vive diferentes aventuras. Situações como a visita do inspetor à escola, os recreios tumultuados, as férias na praia, a chegada do irmãozinho, a visita da vovó são contadas com graça e sensibilidade. As travessuras de Nicolau e as suas observações sobre os colegas, os pais, os professores e as situações do cotidiano cativam leitores do mundo todo.


Harry Potter, J. K. Rowling

A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.


Turma da Mônica: Laços, Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi

Em Turma da Mônica: Laços, Floquinho, o cachorro de Cebolinha, desaparece. Para encontrar o seu bichinho de estimação, o menino conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível.


Qual obra da lista é a sua favorita?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses