12 livros infantojuvenis que foram adaptados para o cinema

(5 Estrelas - 1 Votos)

Das páginas à telona, confira doze filmes que surgiram a partir da adaptação de clássicos da literatura mundial para crianças e jovens

Durante a infância e adolescência, os filmes, assim como os livros, são responsáveis por aguçar a imaginação apresentar aos jovens referências sobre o mundo em suas diferentes dimensões, épocas e personagens. Grande parte deles, inclusive, surgem a partir de adaptações de obras literárias, adicionando ou não novas camadas a essas histórias.

Quem nunca sonhou em conhecer a fábrica do Sr. Wonka após assistir “A Fantástica Fábrica de Chocolate”? Ou, então, viver grandes aventuras na companhia de jovens como Hugo Cabret, Alice, Coraline, Matilda e Menino Maluquinho? Essas e outras narrativas famosas no cinema foram adaptadas de clássicos da literatura infantojuvenil.

Aqui, nós preparamos uma lista com algumas dessas adaptações para o cinema que você precisa conhecer. Confira!


Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll

Em Alice no País das Maravilhas, conhecemos Alice, uma menina que acompanha um coelho branco apressado e sempre de olho no relógio. Com a ajuda do coelho, ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde já esteve dez anos antes, embora não consiga se lembrar disso. Nesse lugar, ela é recebida pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com seres fantásticos e com a ira da Rainha de Copas.


As Crônicas de Nárnia – Volume Único, C. S. Lewis

As Crônicas de Nárnia – Volume Único oferece aos leitores viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal em seis livros que, juntos, ficaram conhecidos como ”As crônicas de Nárnia”, e estão reunidos nesse volume de C. S. Lewis.


A Fantástica Fábrica de Chocolate, Roald Dahl

Em A Fantástica Fábrica de Chocolate, Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor no mundo, está abrindo os portões de sua fábrica de chocolate a cinco crianças sortudas. Quebra-queixos, doces mexe-mexe e muitas delícias de chocolate derretido os aguardam. Para viver essa experiência, Charlie Bucket precisará encontrar apenas um Cupom Dourado.


A História Sem Fim, Michael Ende

A História Sem Fim acompanha a trajetória de um jovem solitário que, através das páginas de um livro, passa a viver em um reino da fantasia. Nesta terra imaginária, Bastian reconhece a verdadeira medida de sua própria coragem e descobre a sua capacidade para amar.


A Invenção de Hugo Cabret, Marcos Bagno e Brian Selznick

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Passando por lugares secretos, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar. Por lá, ele é responsável pelo funcionamento das máquinas, escuta os seus compassos e observa os enormes ponteiros.


Como Treinar o Seu Dragão, Cressida Crowell

Em Como Treinar o Seu Dragão, conhecemos Soluço, um adolescente viking que vive na ilha de Berk, um lugar onde a luta contra dragões é uma forma de vida. Jogado em uma escola de combate a dragões, ele quer provar que é um verdadeiro viking, mas ao fazer amizade com um dragão machucado, ele tem a chance de mudar o futuro de seu povo.


Coraline, Neil Gaiman

Coraline acaba de se mudar para um apartamento em um prédio antigo. Um dia, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada em sua casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento no quarto andar do prédio. Para a sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser os seus “outros” pais.


Matilda, Roald Dahl

No livro de Roald Dahl, conhecemos a história de Matilda, uma menina que passa horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Porém, quanto mais ela aprende, mais os seus problemas parecem aumentar. Os pais acham a menina estranha e a diretora de sua escola não acredita que uma criança tão nova possa saber tantas coisas. Mesmo diante de tudo isso, Matilda é feliz e inventa travessuras e aventuras malucas.


O Menino Maluquinho, Ziraldo

O Menino Maluquinho conta a história de um menino levado que adora uma aventura e sempre entra em confusões. Alegria da casa e amigão da galera, ele é ótimo em fazer versinhos e inventar brincadeiras. Na escola, o garoto tira dez em todas as matérias, mas manda mal no comportamento. Algumas pessoas chamam ele de maluquinho, mas na verdade ele é só um menino feliz.

o menino maluquinho - ziraldo

O Pequeno Nicolau, Jean-Jacques Sempé e René Goscinny

Pequeno Nicolau é um menino igual a muitos outros e vive diferentes aventuras. Situações como a visita do inspetor à escola, os recreios tumultuados, as férias na praia, a chegada do irmãozinho, a visita da vovó são contadas com graça e sensibilidade. As travessuras de Nicolau e as suas observações sobre os colegas, os pais, os professores e as situações do cotidiano cativam leitores do mundo todo.


Harry Potter, J. K. Rowling

A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.


Turma da Mônica: Laços, Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi

Em Turma da Mônica: Laços, Floquinho, o cachorro de Cebolinha, desaparece. Para encontrar o seu bichinho de estimação, o menino conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível.


Qual obra da lista é a sua favorita?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *