As 5 melhores séries sobre relações de família

(5 Estrelas - 1 Votos)

Produções narram situações que poderiam ter acontecido em qualquer família. Prepare a pipoca e assista às séries da lista!

Quem nunca assistiu a uma série e pensou: “eu já passei por essa situação” ou “esse caso poderia ter acontecido comigo”? A empatia ocorre, sobretudo, quando nos identificamos com os sentimentos e as características de um personagem. Em séries sobre famílias, por exemplo, há uma identificação com os dramas narrados, os quais poderiam ter se passado com qualquer outra família (inclusive a nossa!).

Para ajudar você, fizemos uma lista com cinco das melhores séries sobre família. Com essas produções, você vai rir, se emocionar, refletir e vivenciar a história de personagens cativantes. Entre os títulos escolhidos estão a premiada This is us e Gilmore girls. Prepare a pipoca, escolha uma das séries e boa diversão!


This is us

A premiada série This is us conta a história do casal Jack e Rebecca Pearson, que têm trigêmeos em 1979. A trama é permeada por dramas e situações que moldam a família para sempre. Em 2017, a série recebeu 11 indicações no Emmy Awards e conquistou duas estatuetas. This is us é uma série da NBC, que passa na Fox e foi comprada recentemente pela TV Globo.


Modern Family

De forma cômica, a série traz o cotidiano do casal Phil e Claire. Eles desejam ter um relacionamento aberto com os três filhos, mas o desafio é grande: o adolescente tenta amadurecer rápido demais, uma filha é muito esperta para a idade e o outro filho entra em crise. Modern family está disponível na Netflix e na Globoplay.


Gilmore girls

Essa é uma das séries de maior sucesso na Netflix. Gilmore girls conta a história de três gerações de mulheres da família Gilmore. As temporadas debatem questões sobre relacionamentos entre mãe e filha, namorado e amigas, sempre com um caráter cômico.


Six feet under (A sete palmos)

Six feet under trata o tema da morte com ironia, por meio da perspectiva da família Fisher, que tem uma funerária em Los Angeles, nos Estados Unidos. A série é transmitida na HBO.


Grace and Frankie

Após seus maridos pedirem os divórcios para casarem um com o outro, Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin) vão morar juntas. A série, que passa na Netflix, mostra o valor da amizade e que não existe padrão, nem idade, para construir ou reconstruir uma família.


Confira a seleção de livros relacionados ao assunto!

Falando o mais rápido que posso, de Lauren Graham

A estrela Lauren Graham dá um presente aos fãs. Em Falando o mais rápido que posso, a intérprete da eloquente e amada Lorelai Gilmore faz uma retrospectiva da sua vida e compartilha histórias sobre amadurecimento e a sua carreira de atriz. Ela também fala abertamente sobre os desafios e as cobranças de ser uma mulher solteira em Hollywood e conta histórias divertidíssimas. Laura encara uma épica maratona de Gilmore Girls e relembra como foi gravar cada ano da série original e o que significou para ela voltar a interpretar, nove anos depois, uma de suas personagens preferidas.


Família é tudo, de Carpinejar

Neste livro, Carpinejar compartilha com o coração muitas histórias de vida. Ao ler com os olhos da sensibilidade, contemplamos paisagens diversas, visitando momentos de outros tempos: os apagões frequentes, quando a família conversava de mãos dadas e à luz de velas, a cumplicidade do pai que ensina o filho a fazer a barba e a dar nó em gravata. Os filhos crescem, os pais envelhecem. Carpinejar nos conduz por essa linha do tempo, mostrando a angústia com a ideia de perder os pais, que sairão do mundo; superando a vergonha e o orgulho de dizer “eu te amo” ao oferecer carinho e cuidados; reconhecendo a humanidade da mãe e do pai que habitam dentro dele, com seus ensinamentos e seu amor dedicado.


Laços, de Domenico Starnone

Laços é um compassivo drama familiar e uma comédia de erros amarrados por laços concretos e metafóricos. É um romance provocativo e de leitura irresistível sobre os vínculos familiares e as amarras do casamento. A obra narra a história de Vanda e Aldo, que estão casados há mais de cinco décadas. Ao voltarem de uma agradável semana de férias na praia, eles encontram seu apartamento completamente revirado. Reorganizando seus papeis, Aldo se vê forçado a encarar lembranças de décadas atrás: os anos que abandonara Vanda e os filhos para viver com outra mulher. As fissuras causadas por esse trauma familiar permanecem latentes no presente.


Um amor incômodo, de Elena Ferrante

Aos 45 anos, Delia retorna a sua cidade natal, Nápoles, na Itália, para enterrar a mãe, Amalia, encontrada morta numa praia em circunstâncias suspeitas: a humilde costureira, que se acostumou a esconder a beleza com peças simples e sem graça, usava nada além de um sutiã caro no momento da morte. Revelações perturbadoras a respeito dos últimos dias de Amalia impelem Delia a descobrir a verdade por trás do trágico acontecimento. Avançando pelas ruas caóticas e sufocantes de sua infância, a filha vai confrontar os três homens que figuraram de forma proeminente no passado de sua mãe: o irmão irascível de Amalia, conhecido por lançar insultos indistintamente a conhecidos e estranhos; o ex-marido, pai de Delia, um pintor medíocre que não se importava em desrespeitar a esposa em público; e Caserta, uma figura sombria e lasciva, cujo casamento nunca o impediu de cortejar outras mulheres.


O avesso da pele, de Jeferson Tenório

Após perder o pai em uma cruel abordagem policial, Pedro embarca em uma busca pelo passado da família, refazendo os caminhos paternos. O livro de Jeferson Tenório expõe as dores e injustiças de um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, através da história de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro, por um acerto de contas, mas também por sua redenção e liberdade.


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *