Como se organizar em 2021?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal aproveitar o ano que se inicia para resolver pendências e alcançar objetivos? Confira as dicas que preparamos especialmente para você!

“Ano novo, vida nova”. Chegamos a 2021 e um dos grandes desejos que projetamos com frequência para o novo ano é o de atingir uma vida mais organizada. Que tal aproveitar os próximos 360 dias para resolver pendências, tirar ideias antigas do papel, atingir as suas metas e objetivos e, de quebra, tornar-se mais produtivo?

Para ajudar a você a nesse processo, nós preparamos uma lista com dicas especiais, além de livros fundamentais, que vão lhe ajudar organizar a vida neste ano. Confira!


  • Planeje as suas tarefas com antecedência. Isso vai lhe ajudar a aproveitar melhor o tempo disponível para resolver cada uma delas. Se possível, organize-se para fazer um pouquinho por dia. Esse é um ótimo caminho.
  • Anote as suas principais dificuldades. Definir quais são as áreas precisam de mais cuidado na sua vida vai lhe ajudar a dar uma atenção maior a elas e a resolvê-las com mais facilidade.
  • Foque no que é realmente essencial. Faça uma lista com os itens que, de fato, precisam ser colocados em ordem na sua vida e, aos poucos, vá resolvendo cada um deles.
  • Aprenda a dizer não. Sem culpas, diga não ao que você não compactua ou não pode dar conta no momento. A conversa é sempre o melhor caminho e expor o seu lado é fundamental.
  • Aproveite o momento para desapegar. Faça uma arrumação em suas coisas, guardando somente o necessário. Doe roupas e objetos que já não lhe servem mais, mas podem ser úteis a outras pessoas.
  • Pratique hábitos de vida saudáveis. Durma bem, faça exercícios, beba bastante líquido, mantenha uma alimentação saudável e invista em momentos de autocuidado e de lazer.

A Mágica da Arrumação, Marie Kondo

Escrito por uma autora japonesa, o ponto central do livro é provar como grande parte da bagunça de casa é ocasionada por objetos dispensáveis. Nesse sentido, Marie Kondo mostra aos seus leitores que, quando o assunto é organização, os espaços ganham novas energias, sensações e sentimentos. Baseado na técnica do descarte, é preciso ser “desapegado” para ter fôlego nessa leitura, pois a obra não promete transformar a nossa vida inteira.


A Tríade do Tempo, Christian Barbosa

Em A Tríade do Tempo, Christian Barbosa apresenta um método de planejamento pessoal que nos ensina a equilibrar as três esferas que dividem o nosso tempo (importante, urgente e circunstancial) para melhorar o seu desempenho em suas atividades e dedicar-se ao que realmente é importante em sua vida.


Essencialismo – A disciplinada busca por menos, Greg McKeown

No livro, Greg McKeown apresenta o método essencialista como uma forma de identificação do que é vital para que se mantenha o foco no que realmente importa. Para o autor, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal deve vir da concentração no que é essencial, isto é, a partir da eliminação de tudo que se pode considerar como desperdício de tempo.


Mapas Mentais, Tony Buzan

O livro de Tony Buzan é o ponto de partida ideal para quem deseja conhecer o Mapa Mental, método usado para armazenar, organizar e priorizar informações. Em Mapas Mentais, você encontra instruções detalhadas sobre como elaborar um Mapa Mental e as maneiras de empregá-lo para planejar a sua vida, tomar decisões e, sobretudo, agir.


O Poder do Hábito, Charles Duhigg

Em O poder do hábito, Charles Duhigg apresenta aos leitores um novo entendimento a respeito da natureza humana e de seu potencial para a transformação. No livro, o autor compartilha histórias de pessoas que atingiram os seus objetivos como a de uma jovem que, em dois anos, mudou drasticamente quase todos os aspectos de sua vida: nesse meio tempo, ela parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.


Vida Organizada, Thais Godinho

No livro Vida Organizada, Thais Godinho questiona o porquê de nossos objetivos serem, de fato, importantes e a relevância do planejamento a curto, médio e longo prazo. A autora desconstrói o conceito do verbo “organizar”, que nada tem a ver com obrigações ou checklists, porém com a busca de soluções para otimizar nosso tempo e espaço. Com ela vamos aprender o poder de desapegar e a importância de dizer NÃO.


E aí, gostou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *