Estante Virtual

Estante Entrevista: Veja os livros sugeridos por Taty Leite

(0 Estrelas - 0 Votos)

Jornalista e youtuber, Taty Leite foi a quarta convidada do Estante Entrevista. A vida e obra de Clarice Lispector foram tema da live

Na sexta-feira (4), o papo do “Estante Entrevista”, uma série de lives sobre literatura, educação e cultura no Instagram da Estante Virtual, foi com a jornalista, professora e youtuber, Taty Leite. Criadora do projeto “Vá Ler um Livro”, Taty falou sobre a trajetória e a contribuição literária da escritora Clarice Lispector, que, caso fosse viva, completaria 100 anos no próximo dia 10.

Durante a conversa, Taty Leite ressaltou a importância das narrativas construídas por Clarice Lispector em seus oito romances e nas novelas, contos e crônicas que a autora publicou. De acordo com a jornalista, os livros de Clarice parecem universais em sua abordagem, mas partem das percepções e experiências vividas pela própria escritora.

Taty aponta que, ao escrever sobre si através de suas personagens, em sua maioria representadas pelo gênero feminino, Clarice nos apresenta reflexões e questionamentos profundos a respeito da existência humana e dos espaços ocupados pelas mulheres em nossa sociedade.

Taty Leite ainda aproveitou o momento para compartilhar cinco dicas de livros fundamentais para quem deseja mergulhar na obra de Clarice Lispector. Confira as indicações e aproveite a leitura!


A Hora da Estrela, Clarice Lispector

Lançado pouco antes de sua morte, a obra de Clarice Lispector narra os momentos em que o escritor Rodrigo S. M. cria a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, levada ao Rio de Janeiro por uma tia tirana. A Hora da Estrela é, no fim das contas, uma despedida de Clarice, que põe um pouco de si nas personagens de Rodrigo e de Macabéa.


A Paixão Segundo G.H., Clarice Lispector

A Paixão Segundo G.H. acompanha a trajetória de uma mulher que, depois de despedir a empregada doméstica, passa a fazer os serviços da casa. Um dia, ao entrar no quarto de serviço, G.H. encontra uma barata na porta do armário. Passado o susto, ela mata o inseto e come o seu interior. Nesse momento, G.H. tem uma revelação e passa a reconstruir a sua vida a partir do episódio.


Clarice, Benjamin Moser

Lançado em 2009, Clarice apresenta de maneira contundente e objetiva todos os detalhes da vida e obra de Clarice Lispector. Figura mítica das letras brasileira, Clarice teve uma vida cheia de desafios e percalços e, no livro, conhecemos a sua real personalidade, que é bem mais complexa do que costuma-se dizer.


Laços de Família, Clarice Lispector

Considerado uma obra-prima da literatura brasileira, Laços de Família reúne treze contos escritos por Clarice Lispector. Ao longo dos textos, a autor aborda temas como solidão, morte e os abismos da existência e constrói situações em que uma revelação é capaz de desvelar a existência, apontado para uma sabedoria a respeito da vida.


Todas As Cartas, Clarice Lispector

Resultado de uma longa pesquisa realizada pela jornalista Larissa Vaz, Todas as Cartas reúne as correspondências escritas por Clarice Lispector ao longo de sua vida. Além de cartas já conhecidas pelo público, o livro apresenta uma série correspondências inéditas endereçadas a amigos como João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Lygia Fagundes Telles e Mário de Andrade.


Você também é fã da obra de Clarice Lispector?


Yasmin Lisboa

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores