8 livros que ensinam as crianças a cuidarem do planeta

(5 Estrelas - 1 Votos)

Nós preparamos uma lista com livros que vão ajudar os pequenos a desenvolverem a consciência ambiental e a cuidarem do planeta. Confira!

“Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença”. Essa expressão tornou-se mundialmente conhecida graças ao discurso da ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, de 17 anos, que se posicionou contra a crise climática durante a Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP24), em 2018.

Desde então, os debates sobre a inclusão das crianças e jovens na preservação do meio ambiente têm se tornado cada vez mais frequentes. Se o mundo já enfrentava uma crise ambiental severa, com a pandemia do novo coronavírus a pergunta que não para de ecoar agora é: “Afinal, qual planeta nós deixaremos para as próximas gerações?”

Nesse contexto, os pequenos assumem não só o protagonismo da discussão como atuam na função de agentes de transformação dos cuidados com o planeta. Por isso, é fundamental incluí-los na conversa estimulá-los desde cedo a zelarem pelo meio ambiente, desenvolvendo o senso de sustentabilidade, de empatia e de cooperação com a Terra e com o outro.

Aqui, nós preparamos uma lista com oito livros que vão ajudar você a começar a conversar com as crianças sobre a importância dos cuidados e do respeito com a natureza. Boa leitura!


Azul e Lindo: Planeta Terra, Nossa Casa, Ruth Rocha e Otavio Roth

Em Azul e Lindo: Planeta Terra, Nossa Casa, Ruth Rocha e Otavio Roth debatem a importância dos cuidados com a Terra desde a infância. Com uma linguagem de fácil acesso e ilustrações chamativas, a obra insere também as crianças no protagonismo do zelo com o nosso planeta para que no futuro ele não se transforme em um ambiente impossível de viver.


A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos, Miriam Leitão

A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos conta a história de uma rebelião comandada por pássaros pequenos contra a falta de árvores na região em que viviam. Com ilustrações do artista plástico Rubens Matuk, o livro de estreia da jornalista brasileira Miriam Leitão na literatura infantil trata-se de uma cativante fábula ecológica relevante para todas as idades.


Dr. Alex e os Reis de Angra, Rita Lee

Em Dr. Alex e os Reis de Angra, Rita Lee conta a história de Angra, uma princesa que foi sequestrada por malfeitores que desejam acabar com a natureza, construindo usinas nucleares em seu reino. Ao tomarem conhecimento da situação, o ratinho Alex e seus amigos telepáticos entram em mais uma aventura para salvarem a princesa Angra e impedirem que o pior aconteça.


Meio Ambiente: Uma Introdução Para Crianças, Dennis e Michael Driscoll

Meio Ambiente: Uma Introdução Para Crianças é uma guia para os leitores em busca de aprendizados sobre a natureza e o meio ambiente. O livro de Dennis e Michael Driscoll apresenta dados e informações sobre temas como a escassez da água e o aquecimento global, além de trazer experimentos científicos e dicas para que as crianças coloquem em práticas as suas atitudes em favor de um planeta sustentável.


O Menino do Dedo Verde, Maurice Druon

Considerado um clássico da literatura infantil, O Menino do Dedo Verde conta a história de Tistu, um menino muito diferente dos outros. Por onde passa, o menino deixa as impressões digitais do seu dedo verde, que geram alegria e reverdecimento. Com o apoio do velho jardineiro, Bigode, o garoto guarda o segredo presente em suas digitais. Para Bigode, a característica do menino trata-se de um talento oculto e um dom do céu.


O Menino da Terra, Ziraldo

O Menino da Terra discute as possibilidades de um novo recomeço para humanidade, diante de um futuro que não parece animador para o planeta. Com delicadeza e criatividade, o livro de Ziraldo reconta uma história com final feliz, que poderá acontecer caso o meio ambiente seja respeitado e tratado com o carinho que ele merece.


Se Eu Fosse Uma Árvore, Talita Nozomi

Em Se Eu Fosse Uma Árvore, Talita Nozomi transforma os seus leitores em uma árvore maluca, acolhedora e muito bonita. Neste livro, você deixará de ser gente um pouquinho e passará a ter sementes, atrair passarinhos e vivenciar as estações do ano em sua plenitude e alegria.


Um Dia, Um Rio, Leo Cunha e André Neves

Um Dia, Um Rio trata-se de um grito de socorro atrasado de um rio que teve as suas águas e vidas destruídas depois de ser invadido pela lama da mineração. De maneira lírica e contundente, o livro de Leo Cunha e André Neves fala sobre o desastre ambiental que atingiu a Bacia do Rio Doce no ano de 2015 e que depois seguiu abalando a existência de tantos outros rios no país.


Qual livro da lista você vai ler com as crianças?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *