“Enola Holmes”: sucesso e polêmica na nova produção da Netflix

(4 Estrelas - 4 Votos)

Filme sobre a irmã do lendário detetive Sherlock Holmes foi lançado no dia 23 de setembro e já é um dos mais populares na plataforma

Baseado nos seis livros publicados pela autora norte-americana Nancy Springer, o filme de Harry Bradbeer e Jack Thorne acompanha a trajetória de Enola Holmes (Bobby Brown), irmã do detetive Sherlock. Após a morte do pai e a ida dos irmãos mais velhos para Londres, Enola cresceu totalmente ligada à mãe, Eudoria (Helena Bonham Carter).

Desde pequena, a adolescente foi criada de maneira totalmente atípica para uma jovem inglesa da época, sendo apresentada a múltiplas leituras e interpretações, além de conhecimentos de luta e nenhuma etiqueta. Por mais que fosse diferente dos demais, Enola vivia uma vida normal até completar 16 anos. Em uma manhã de 1884, a menina acordou e notou que a mãe havia ido embora.

Sem a presença da mãe, sendo menor de idade e mulher, Enola precisa se submeter aos cuidados do irmão Microft, que surge na casa da família depois de muito anos, ao lado de Sherlock. Juntos, os dois passam a ser responsáveis pela jovem e estabelecem prioridades diante do novo cenário. Enquanto Microft insiste em mandar a irmã para uma internato de meninas, Sherlock busca respostas a respeito do paradeiro da matriarca.

Nesse contexto, Enola Holmes encontra um caderno misterioso e decide seguir em busca das pistas deixadas pela mãe, escapando do controle dos irmãos. Durante a viagem, Enola conhece Viscounde Lord Tewksbury (Louis Partridge), um jovem que resolveu fugir da família para não precisar assumir responsabilidades com as questões políticas e sociais relativas ao seu título. O encontro dos dois surge uma aventura marcada por altas doses de romance, mistério e feminismo.

A polêmica do filme

Após o lançamento do filme, os donos dos direitos da obra de Arthur Conan Doyle, autor que criou o personagem Sherlock Holmes, decidiram processar a Netflix por direitos autorais. Detalhes do processo apontam que, embora a produção tenha como base a série de romances de Nancy Springer, também são utilizados no longa elementos da obra de Doyle que ainda estão sob o controle de sua família.

Uma das características mencionadas no documento diz respeito à caracterização da personalidade de Sherlock. Como o processo aponta, o detetive só passaria a expressar os seus sentimentos pelas mulheres nos últimos 10 livros da série e esse momento da obra de Doyle ainda não estaria disponível em domínio público.

A ação judicial da família de Sir Doyle também foi direcionada à Nancy Springer, à editora Penguin Random House e à Legendary Pictures, produtora do filme. Mas o longa-metragem Enola Holmes não foi atingido pelo processo e segue disponível na Netflix, quebrando recordes de audiência.


A Sangue Frio, Truman Capote

A Sangue Frio narra detalhes sobre o assassinato da família Clutter, em Holcomb, Kansas. No livro, Truman Capote fala tanto sobre a vida do fazendeiro Herbert Clutter, de sua esposa Bonnie e dos filhos Nancy e Kenyon, como reconstrói a trajetória dos assassinos Perry Smith e Dick Hikcock, que planejaram matar a família acreditando que se apropriariam de sua fortuna, mas não encontraram o que esperavam.


Assassinato no Expresso do Oriente, Agatha Christie

Ao chegar na Turquia, o detetive Hercule Poirot é convocado para voltar imediatamente à Londres. Poirot, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente. No entanto, uma forte nevasca vai mudar a trajetória do trem expresso e, no meio da viagem, um passageiro com muitos inimigos será brutalmente executado. Assim, o detetive belga deverá descobrir qual dos passageiros é o assassino.


Um Estudo Em Vermelho, Arthur Conan Doyle

Lançado em formato de livro em 1988, Um Estudo Em Vermelho foi a primeira obra de sucesso de Sherlock Holmes. O livro de Arthur Conan Doyle narra detalhes do primeiro encontro que o detetive tem com o seu fiel amigo, Dr. Watson, para, juntos, resolverem mais um intrigante mistério.


Enola Holmes: O Caso Do Marques Desaparecido, Nancy Springer

No livro Enola Holmes: O Caso do Marquês Desaparecido, acompanhamos a viagem de Enola, uma jovem inglesa que segue em busca de pistas que indiquem o paradeiro da mãe, após descobrir no dia do seu aniversário que ela sumiu. Porém, a irmã do detetive Sherlock Holmes não esperava que o caminho para Londres poderia ser marcado por tantas aventuras.


Uma Mulher no Escuro, Raphael Montes

Uma mulher no Escuro narra a história de uma jovem que, após presenciar um crime bárbaro que matou a sua família, vive solitária, com pesadelos frequentes e grandes dificuldades para se relacionar. Distante das pessoas, ela vive a observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, bairro central do Rio de Janeiro.


Você já assistiu ao filme?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *