10 documentários musicais para assistir na Netflix

(5 Estrelas - 3 Votos)

É fã de música? Do axé baiano aos artistas norte-americanos, confira dez documentários musicais que estão disponíveis na Netflix

Os documentários musicais, além de ótimas fontes de entretenimento, são excelentes alternativas para quem deseja aprofundar os conhecimentos na trajetória de movimentos e de gêneros musicais, além de conhecer as histórias por trás de suas bandas e artistas preferidos.

Que tal aproveitar o fim de semana para mergulhar no universo da música? Para ajudar você na escolha do que assistir, nós preparamos uma lista com dez documentários musicais que estão disponíveis na Netflix. Confira as dicas e boa sessão!


A Um Passo do Estrelato (2013), Morgan Neville

A Um Passo do Estrelato acompanha a trajetória artística das backup singers que contribuíram com a composição de algumas das canções mais famosas de todos os tempos, mas raramente são reconhecidas pelos seus nomes. O documentário retrata o modo como as cantoras são vistas no interior da indústria musical e revela os motivos pelos quais elas não conseguiram ou não quiseram brilhar como artistas solo.


Axé: Canto do Povo de Um Lugar (2016), Chico Kertész

Axé: Canto Do Povo De Um Lugar cria um panorama sobre a história do Axé, movimento que surgiu na Bahia e é considerado como um dos fenômenos musicais mais globalizados do mundo. A partir de entrevistas e imagens de arquivo, o documentário retorna as origens do movimento, mostrando como o ritmo se desenvolveu a partir de todo um sincretismo musical e cultural baiano.


Chasing Trane: The John Coltrane Documentary (2016), John Scheinfeld

O documentário de John Scheinfeld trata da vida e da carreira do saxofonista, compositor norte-americana John Coltrane. Considerado como uma lenda do jazz e um dos nomes mais importantes da música, Coltrane expandiu as fronteiras do jazz ao incorporar a este estilo musical elementos tradicionais de outros estilos


Gaga: Five Foot Two (2017), Chris Moukarbel

Gaga: Five Foot Two fala sobre a vida de Lady Gaga dentro e fora dos palcos. O documentário de Chris Moukarbel trata dos altos e baixos na vida pessoal da artista, as lutas com os relacionamentos, os problemas de saúde e as diferença entre a vida como uma estrela e a sua trajetória como uma mulher nos Estados Unidos.


Hip-Hop Evolution (2016 – 2020), Darby Wheeler

Dirigida por Darby Wheeler, a série documental HipHop Evolution é apresentada pelo rapper e apresentador Shad e explora os primeiros 20 anos do surgimento da cultura hip hop a partir de entrevistas com DJs, rappers e cantores desse universo.


Homecoming, Beyoncé Knowles-Carter

Homecoming aborda a aclamada apresentação que Beyoncé realizou no Festival Coachella em 2018. Com imagens de arquivo pessoal e entrevistas, o documentário revela detalhes sobre o processo criativo de Beyoncé e se atém ao desejo da artista em celebrar a cultura negra em seu trabalho musical.


Quincy (2018), Rashida Jones e Alan Hicks

Quincy narra a história do empresário, arranjador vocal e produtor musical norte-americano Quincy Jones. O documentário acompanha Quincy por três anos na estrada enquanto ele se prepara para o show de abertura do National Museum of African American History & Culture. No filme, vemos que o artista que construiu uma carreira repleta de contribuições com o jazz, o pop e o hip hop continua na ativa aos 85 de idade.


O Barato de Iacanga (2019), Thiago Mattar

O Barato de Iacanga revela a história do lendário Festival de Águas Claras, considerado por muita gente como o “Woodstock brasileiro”. A partir de entrevistas com artistas e fundadores do evento e do uso de imagens de arquivo de shows históricos e bastidores, o documentário relembra a trajetória do lendário festival de música brasileira que fez sucesso entre as décadas de 1970 e 1980 e tornou-se um símbolo da contra cultura no país.


Raul – o inicio, o fim e o meio (2012), Walter Carvalho

Raul – o inicio, o fim e o meio acompanha a trajetória de Raul Seixas, cantor, compositor, ícone da música brasileira e criador da “sociedade alternativa” ao lado do escritor Paulo Coelho. O filme de Walter Carvalho traça um raio x sobre a vida de Raul a partir de documentos e depoimentos de familiares, ex-esposas, filhas, amigos, músicos e compositores.


What Happened, Miss Simone? (2015), Liz Garbus

What Happened, Miss Simone? narra a história da cantora, pianista e ativista norte-americana Nina Simone. Com gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas, o documentário constrói um retrato de Miss Simone, uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos na história da música.


Qual documentário da lista você quer assistir?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *