Como aprender educação financeira na juventude?

(5 Estrelas - 2 Votos)

Quem disse que finanças e investimentos não são assuntos para jovens? Confira dicas que vão ajudar você a organizar melhor o seu dinheiro!

A educação financeira é um aprendizado fundamental na vida de qualquer um. Ao saberem lidar bem com as suas finanças, as pessoas vivem melhor tanto economicamente como mentalmente falando, já que a organização financeira, além de protegê-las contra dívidas, evita possíveis estresses e transtornos emocionais.

Por isso, é fundamental que esses conhecimentos sejam repassados para as pessoas desde cedo para que, ainda na juventude, elas desenvolvam a capacidade de gerir as suas finanças com cautela e tranquilidade. Para os jovens que desejam começar a aprender a se organizar financeiramente, essas três dicas são essenciais:

  • Não deixe de se organizar.

É muito importante que você planeje os seus gastos, a partir da sua situação financeira atual e cuidando para que não gaste mais do que pode

  • Abra uma poupança.

Guardar dinheiro é uma prática super importante que vai ajudar você a atingir objetivos e a construir uma reserva financeira.

  • Recorra a aplicativos.

Hoje em dia, existem diversos aplicativos e ferramentas online e gratuitas, que foram desenvolvidas justamente para ajudar a quem deseja organizar as suas finanças.


Aqui, nós preparamos uma lista com canais no YouTube e livros que vão ajudar você a mergulhar no mundo das finanças. Aproveite as dicas!


Nath Finanças

No canal Nath Finanças, a administradora Nathália ensina educação financeira de maneira fácil e prática para jovens e pessoas de baixa renda que querem aprender sobre o assunto. Com os vídeos, a Nath pretende fazer com que os seus inscritos saiam do vermelho e utilizam o seu dinheiro da melhor forma possível.


De Mudança

No canal De Mudança, a jornalista Mari Ribeiro fala sobre os desafios da chegada à vida adulta, uma fase marcada por responsabilidades, autoconhecimento e, principalmente, muitos boletos. Mari grava vídeos com dicas e reflexões que podem ajudar a quem está entrando agora nesse momento da vida.


Me poupe!

No canal Me poupe!, a jornalista e especialista em finanças Nathalia Arcuri dá todas as dicas para quem deseja organizar melhor as suas finanças, quitar dívidas, começar a investir, mas ainda não sabe muito bem por onde começar.


EconoMirna

No canal EconoMirna, a coach e educadora financeira Mirna Borges ensina tudo sobre economia, finanças pessoais e investimentos de maneira simples, descomplicada e divertida.


Cartas a um Jovem Investidor, Gustavo Cerbasi

No livro Cartas a um Jovem Investidor, Gustavo Cerbasi compartilha a história de vida, ressaltando, inclusive, os erros e acertos que cometeu até atingir o sucesso na área de Finanças. Além disso, o autor oferece dicas essenciais para quem deseja alcançar um futuro mais saudável financeiramente falando.


O investidor inteligente, Benjamin Graham

Considerado como a “bíblia do mercado de ações”, O investidor inteligente apresenta o conceito de “valor de investimento”, responsável por apoiar e proteger os investidores de cometerem erros substanciais na hora de investir. Além disso, o livro de Benjamin Graham ensina os investidores a desenvolverem estratégias de longo prazo em seus investimentos.


Os segredos da mente milionária, T. Harv Eker

Em Os segredos da mente milionária, T. Harv Eker explica de que maneira as pessoas podem rever os seus hábitos financeiros, substituir uma mentalidade destrutiva pelos “arquivos de riqueza”. O livro apresenta 17 modos de pensar e agir para quem deseja desconstruir um conjunto de crenças sobre as finanças, que nos alimenta desde a infância e quase sempre nos leva a uma situação difícil.


Educação Financeira das Crianças e dos Adolescentes, Ricardo Ferreira

O livro Educação Financeira das Crianças e dos Adolescentes trata de todos os componentes que fazem parte da educação financeira das crianças e adolescentes, trabalhando aspectos de uma formação educativa sustentada em valores, na promoção do trabalho e do voluntariado. O manual é dividido em seções específicas e ainda engloba um caderno de temáticas especiais como “Semanada e mesada” e “Empreendedorismo”.


O poder do hábito, Charles Duhigg

Em O poder do hábito, Charles Duhigg apresenta aos leitores um novo entendimento a respeito da natureza humana e de seu potencial para a transformação. No livro, o autor compartilha histórias de pessoas que atingiram os seus objetivos como a de uma jovem que, em dois anos, mudou drasticamente quase todos os aspectos de sua vida: nesse meio tempo, ela parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.


E aí, curtiu as dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *