Setembro Amarelo: 9 filmes que falam sobre saúde mental

(5 Estrelas - 1 Votos)

Precisamos falar sobre os cuidados com a mente! Conheça filmes que discutem a questão da saúde mental nas suas mais variadas dimensões

Anualmente, o Setembro Amarelo é marcado pelas discussões sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida. Em um país como o Brasil, por exemplo, em que 86% da população sofre com algum transtorno psíquico, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é fundamental que se fale cada vez mais sobre saúde mental.

Os filmes, para além do entretenimento, funcionam como eficientes ferramentas de troca de informações sobre as doenças psíquicas na mesma medida em que fomentam o debate público a respeito da importância dos cuidados com a mente. De animações a adaptações literárias para as telonas, conheça nove filmes que falam sobre saúde mental!


As Vantagens de Ser Invisível (2012), Stephen Chbosky

Considerado como um gênio pelo seu professor de literatura, Charlie (Logan Lerman) é a timidez em pessoa. Uma mudança de escola faz com que o menino se sinta deslocado no novo espaço e prefira se isolar a interagir com os colegas. Mas isso até conhecer Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), os dois novos amigos que vão mudar a vida de Charlie no colégio novo.


Bicho de Sete Cabeças (2001), Laís Bodanzky

Neto (Rodrigo Santoro) e seu pai, Wilson (Othon Bastos), enfrentam sérias dificuldades em seu relacionamento. A situação dos dois só parece piorar e chega ao limite quando Neto é enviado a um manicômio. Por lá, o rapaz terá de enfrentar a realidade e as agruras do sistema manicomial brasileiro.


Cisne Negro (2010), Darren Aronofsky

Nina (Natalie Portman) deve assumir o lugar de Beth MacIntyre (Winona Ryder) quando a primeira bailarina da companhia se aposentar. A jovem, porém, luta contra sérios problemas pessoais ligados principalmente à mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), Nina tenta buscar a perfeição nos ensaios para viver o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”.


Clube da Luta (1999), David Fincher

Para superar o peso da insônia e de uma vida medíocre, Jack (Edward Norton) passa a frequentar grupos de auto-ajuda. Durantes os encontros ele conhece outras pessoas que com problemas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e, por lá, encontra Tyler Durden (Brad Pitt). A partir de Tyler, Jack entra em um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias através de violentos combates corporais.


Coringa (2019), Todd Phillips

Após ser demitido do trabalho como palhaço, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), conhecido pelos colegas com um homem com problemas mentais, reage mal a uma brincadeira de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam, então, uma mobilização popular contra a elite de Gotham City.


Divertida Mente (2015), Pete Docter

Aos 11 anos de idade, Riley precisa enfrentar mudanças importantes na vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Em seu cérebro, diversas emoções, convivem em harmonia. Porém, uma confusão na sala de controle faz com que a Alegria e a Tristeza saiam do lugar. Assim, os dois sentimentos precisarão percorrer os pensamentos de Riley até que consigam voltar para a sala de controle.


Nise: O Coração da Loucura (2015), Roberto Berliner

Após deixar a prisão, Nise da Silveira (Gloria Pires) está de volta ao trabalho em um hospital psiquiátrico do subúrbio do Rio de Janeiro. Por lá, a doutora
sugere um novo tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia e investindo no amor e na arte.


O Lado Bom da Vida (2012), David O. Russell

O Lado Bom da Vida conta a história do amor vivido por Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) e Tiffany (Jennifer Lawrence). Após perder a casa, o emprego e o casamento, Pat tentava reconstruir a sua vida até conhecer Tiffany, uma mulher que também enfrenta muitos problemas e poderá provocar mudanças significativas nos planos futuros do rapaz.


Por Lugares Incríveis (2020), Brett Haley

A vida de Violet Markey (Elle Fanning) e Theodore Finch (Justice Smith) quando os dois jovens se conhecem. Na companhia um do outro, Violet e Theodore se apoiam no processo de cura contra os estigmas emocionais e físicos que adquiriram no passado e carregam em suas trajetórias.


Você já viu algum filme da lista?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *