FLEV: Os livros sugeridos por Aldri Anunciação

(0 Estrelas - 0 Votos)

Escritor, ator e dramaturgo foi o primeiro convidado da FLEV e deu dicas de livros para mergulhar na literatura produzida no Nordeste brasileiro.

Na sexta-feira (7), a Estante Virtual iniciou o seu primeiro festival literário no Instagram. Ao longo do mês de agosto, o Festival Literário da Estante Virtual (FLEV) vai receber escritores brasileiros para conversarem sobre temas ligados ao mundo da literatura e da educação em uma série de lives no Instagram da Estante Virtual.

O primeiro convidado da FLEV foi o escritor, ator e dramaturgo Aldri Anunciação. Na live, Anunciação falou sobre o legado e a contribuição oferecida pelos livros de Jorge Amado à literatura brasileira e construiu análises a respeito das representações sobre o Nordeste brasileiro presentes na obra do autor baiano, que faria aniversário nesta segunda-feira (10).

Admirador da obra de Amado, Aldri Anunciação destaca que os livros do escritor baiano ultrapassam os limites que distinguem a realidade da ficção. Além disso, Anunciação aponta que, ao retratar o Nordeste do país, Amado aposta, sobretudo, na ideia de uma cultura brasileira marcada pela ideia do encruzilhamento entre diferentes povos, culturas e religiões.

Durante a conversa, o escritor, ator e dramaturgo deu dicas de livros para aprofundar os conhecimentos nos livros de Jorge Amado e na literatura produzida no Nordeste brasileiro. Confira a lista!


Capitães da Areia, Jorge Amado

O romance de formação de Jorge Amado narra a história de meninos pobres e infratores que vivem em um cais na praia de Salvador, na Bahia. Com críticas à miséria e ausência de oportunidades para tantos jovens no país, o autor nos aproxima dos capitães da areia, liderados por Pedro Bala, e nos contagia com o intenso desejo de liberdade do grupo de garotos.


Gabriela, Cravo e Canela, Jorge Amado

Publicado em 1958, o romance mais popular de Jorge Amado narra uma história de amor entre o sírio Nacib e a baiana Gabriela. A jovem de Ilheus conquista não apenas o coração de seu amado como o de muitos outros ilheenses, o que coloca em xeque a lei que exigia que a desonra do adultério feminino fosse lavada com sangue.


Mar Morto, Jorge Amado

Mar Morto narra acontecimentos que marcam a vida do cais de Salvador, ressaltando a mitologia existente em torno de Iemanjá, a rainha do mar. Figuras como a do jovem Guma parecem prisioneiros de um destino traçado há gerações: o dos homens que saem para o mar e um dia serão levados por Iemanjá. Mas, nesse mundo, forças transformadoras ainda estão para nascer.


Namíbia, Não!, Aldri Anunciação

Baseado na peça homônima, Namíbia, Não! conta a história de André e Antônio, dois homens negros que são obrigados a irem para África, após uma Medida Provisória decretada pelo Governo brasileiro. Segundo a medida, todas as pessoas de ‘melanina acentuada’ no país deveriam ser capturadas e enviadas ao continente africano. Assim, André e Antônio passam a conversar sobre o retorno à África-mãe


O Sumiço da Santa: uma História de Feitiçaria, Jorge Amado

O Sumiço da Santa: uma História de Feitiçaria se passa em Salvador, no início dos anos 1970. Ao chegar na cidade, uma imagem de Santa Bárbara desaparece sem nenhuma explicação. Desse modo, a obra irá misturar personagens reais e fictícios em 48 horas de buscar pela solução do mistério do desaparecimento.


Tenda dos Milagres, Jorge Amado

Escrito em 1969, Tenda dos Milagres narra a história de Pedro Archanjo, um homem negro que atua como uma voz intelectual do povo afro-descendente da Bahia. Na Tenda dos Milagres, onde amigo Lídio Corró mantém uma modesta tipografia, Archanjo amplia os seus estudos sobre a herança cultural africana e sua defesa entusiástica da miscigenação, posturas que causam revolta na elite branca e acadêmica de Salvador.


Gostou das dicas?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas