8 livros para demonstrar o seu amor no Dia dos Pais

(5 Estrelas - 2 Votos)

Já pensou no presente que vai dar para o seu pai? Confira oito dicas de livros para aproveitar essa data tão especial com quem você ama!

Desde o surgimento dos primeiros seres humanos na sociedade, os pais sempre exercem um papel fundamental na formação dos indivíduos. De sangue ou não, os adultos que representam a figura paterna na vida das crianças apresentam um mundo de conhecimentos, informações e valores que serão decisivos nas relações que os indivíduos irão construir com o outro e com a natureza.

Aqui no Brasil, o segundo domingo de agosto marca anualmente a comemoração do Dia dos Pais no Brasil. A data foi criada no país durante a década de 1950 e celebra a existência e a dedicação de todas as pessoas que cumprem – ou já cumpriram – a função de pai na vida de uma criança. Para comemorar essa data tão importante, nós indicamos oito livros para você aproveitar com o seu pai nessa data. Confira a lista e boas leituras!


Abrace seu Filho, Thiago Queiroz

Em Abrace seu Filho, Thiago Queiroz conta sobre a alegria que sentiu ao descobrir que seria pai e como o amor e a presença na vida dos filhos mudou a sua vida. Ao optar por uma relação mais afetiva e participativa do que a que teve com o próprio pai, Queiroz não se tornou-se um homem melhor como criou uma rede sobre paternidade ativa na internet, oferecendo apoio aos pais que desejam se relacionar melhor com seus filhos.


Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez

Um dos grandes clássicos da literatura, Cem Anos de Solidão narra a história dos Buendía, uma família formada por pessoas solitárias a quem não será dada uma segunda oportunidade. Na cidade fictícia de Macondo, acompanhamos diferentes gerações da família, desde a sua ascensão à queda do vilarejo.


Essa Gente, Chico Buarque

Último romance de Chico Buarque, Essa Gente acompanha a trajetória de Manuel Duarte, um escritor que adora andar pelas ruas do Leblon. Em 1990, Duarte escreveu um romance que se tornou best-seller, mas nos últimos anos ele vive em um deserto criativo e emocional que tem como pano de fundo uma cidade do Rio de Janeiro marcado por profundas feridas sociais.


Longe da Árvore: Pais, Filhos e a Busca da Identidade, Andrew Solomon

No livro Longe da Árvore: Pais, Filhos e a Busca da Identidade, o escritor Andrew Solomon constrói uma avaliação sobre a sua trajetória de vida longe da família, após ser diagnosticado como disléxico e assumir-se homossexual na adolescência e ser rejeitado pelos pais por conta de sua orientação sexual. Na obra, Solomon investiga as particularidades que compõem as relações entre famílias com filhos marcados pela excepcionalidade.


Meu Menino Vadio, Luiz Fernando Vianna

Em Meu Menino Vadio, o jornalista Luiz Fernando Vianna compartilha as experiência ao lado do filho Henrique, que é autista e seu melhor amigo. Juntos, o pai e o adolescente vivem importantes momentos, repletos de altos e baixos. Tudo isso com muito amor e exaustão.


Na Minha Pele, Lázaro Ramos

Em Na Minha Pele, Lázaro Ramos compartilha episódios íntimos de sua vida, além de dúvidas, descobertas e reflexões a respeito de temas como ações afirmativas, empoderamento, afetividade e discriminação racial. Ao longo das páginas do livro, Lázaro ressalta ainda a importância do diálogo e de uma mudança de conduta para que possamos construir um mundo marcado pela pluralidade cultural, racial, étnica e social.


Não era você que eu esperava, Fabien Toulmé

Não era você que eu esperava é uma graphic novel autobiográfica que narra a história do encontro inesperado de um pai com uma filha que nasce com Síndrome de Down. Até então, a menina não havia sido diagnosticada com a síndrome e, em um primeiro momento, o mundo de Fabien parece desmoronar. Mas isso até ele descobrir o amor pela filha e aprender a aceitá-la do modo como ela é.


Pax, Sara Pennypacker

O livro de Sara Pennypacker conta a história de Peter e a raposa Pax. O menino a resgatou quando ela ainda era filhote e os dois eram inseparáveis, até que o pai de Peter o obriga a devolver Pax à natureza. Distantes um do outro, Peter e Pax embarcam em diferentes jornadas: enquanto Peter segue em busca de reencontrar a sua raposa, Pax explora as próprias aventuras e descobertas, mesmo sem desistir de esperar pelo menino.


Qual livro da lista você quer ler?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *