Por que a série Dark faz tanto sucesso?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Entre os assuntos mais comentados das redes sociais, a produção alemã é considerada como a melhor série da Netflix

Dark é uma série alemã que estreou na Netflix em 2017. Criado por Baran bo Odar e Jantje Friese, o seriado foi uma das primeiras produções da Netflix a serem realizadas fora do território dos Estados Unidos ou da Inglaterra. Além de ter sido gravada na Alemanha, Dark conta com uma trama composta por alemães desde a sua criação aos personagens e ao idioma que é falado nos episódios.

Em 2020, a série foi considerada como a melhor da Netflix e superou, inclusive, a meteórica Stranger Things. A votação foi feita pelo portal de cinema Rotten Tomatoes, famoso pelas suas avaliações de produções audiovisuais, e reuniu mais de 2,5 milhões de usuários. O resultado foi que 80% das pessoas que votaram escolheram Dark como a sua preferida do serviço de streaming.

Assim como acontece em outras importantes séries da Netflix, como a própria Stranger Things, a narrativa de Dark se desenvolve a partir de um grande mistério: o desaparecimento de jovens na região próxima a uma usina na cidade de Widen. A novidade, porém, é que o roteiro do seriado alemão se inspira em um fato que aconteceu de maneira parecida 33 anos antes.

Com um ritmo próprio e um roteiro que convoca o espectador a mergulhar na história, a série desafia os limites entre tempo-espaço e discute questões filosóficas, científicas e históricas. As referências são um elemento fundamental na narrativa e vão desde Chernobil à literatura clássica alemã, passando ainda pela mitologia grega e a ficção ciberpunk.

As primeiras temporadas tratam das aparentemente inexplicáveis relações mantidas entre quatro famílias: Doppler, Nielsen, Kahnwald e Tiedelmann. A história tem como protagonistas os jovens Jonas (Louis Hofmann) e Martha (Lisa Vicari) e trabalha com as tensões entre espaço e tempo. Não à toa, as frases “tudo está conectado” e “o fim é o começo, e o começo é o fim” são usadas com frequência na narrativa.

A terceira temporada de Dark chegou à Netflix no último sábado (27) e, desde então, tornou-se um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. A última parte da história vai ainda mais longe em suas reflexões sobre a vida, inserindo, inclusive, conceitos comuns à ficção científica. De maneira geral, o final do seriado foi bem recebido pelos fãs, que ficaram satisfeitos com o desfecho da história.

Mas algumas pessoas continuam confusas com o desenvolvimento da narrativa de Dark ao longo de suas três temporadas. Por isso, a Netflix divulgou um site interativo que explica todos os detalhes da história da produção alemã sem dar spoilers. Vale a pena conferir!


Você já assistiu Dark?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

5 comentários em “Por que a série Dark faz tanto sucesso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *