Que tal começar a praticar yoga e meditação em casa?

(5 Estrelas - 2 Votos)

Nós selecionamos dicas de livros e aplicativos que vão ajudar você a cuidar da saúde física e mental nesse momento. Confira!

Yoga e meditação são duas técnicas milenares oriundas da tradição oriental. Embora sejam atividades individuais, as duas práticas caminham juntas e atuam na melhoria de aspectos físicos e biológicos do nosso corpo. A yoga atua em nosso corpo através de exercícios físicos que contribuem para o nosso bem-estar e autoconhecimento. A meditação, por sua vez, nos permite relaxar, alcançar o nosso interior e melhorar a relação com os nossos sentimentos.

Através da combinação entre a yoga e a meditação, os alunos podem manter-se focados e conscientes a respeito dos movimentos que realizam com os corpos durante as aulas. Com corpo e mente concentrados, você realizará os exercícios da melhor forma possível e ainda irá aproveitar os benefícios que ambas as ferramentas trarão para a sua saúde física e mental.

Mas como começar a praticar meditação e yoga em casa? Nós separamos três dicas irão ajudá-lo nesse processo.

  • Escolha um lugar confortável e espaçoso para a prática da yoga. Além disso, o silêncio é fundamental para que consiga se concentrar no exercício.
  • Use roupas confortáveis, não muito soltas e nem muito apertadas, que deem liberdade para você e não lhe atrapalhem nas posições.
  • Separe o seu tapetinho de yoga ou algo que possa substituí-lo, como uma esteira de academia ou o próprio tapete de casa. É muito importante que você utilize algo que você possa trazer um pouco de conforto para evitar machucados e lesões.

Confira as nossas indicações de aplicativos e livros sobre yoga e meditação.


Down Dog

O Down Dog é ótimo para iniciantes e pessoas mais experientes. O aplicativo reúne mais de 60.000 possibilidades de treinamento e inclui seis vozes diferentes de instrutor, para que cada um possa escolher a que considera mais relaxante ou agradável.


Hot Yoga

A escola Hot Yoga tem transmitido aulas todos os dias ao vivo pelo Instagram. Porém, caso você não consiga assistir à live, pode acessar o conteúdo completo nos stories em um período de até 24 horas após a gravação. As orientações são baseadas nas aulas de Hatha Yoga, Vinyasa, Yin Yoga, Bikram Yoga.


Yoga Studio

Um dos aplicativos mais completos, o Yoga Studio oferece cerca de 200 aulas guiadas de 5 a 60 minutos de duração e permite que você organize o seu próprio treino através de uma biblioteca com mais de 280 posturas. As aulas são acessíveis para todos os públicos e podem ser baixadas para assistir online.


Calm

O aplicativo Calm vai ajudar você a organizar melhor os seus períodos de relaxamento, com dicas de práticas que possibilitam desde uma melhora do sono até a redução da ansiedade. O app oferece um plano de meditação gratuito por sete dias e conta com mais de 100 tipos de meditações guiadas.


Sattva

O Sattva oferece meditações guiadas para iniciantes na prática da meditação, além de uma ferramenta de timer, que pode ser utilizada para medir o tempo de cada sessão de meditação. Além disso, o aplicativo conta com o monitoramento de frequência cardíaca e, a partir dele, é possível registrar seu humor antes e depois de meditar.


5′ Minutos, Eu Medito

5′ Minutos, Eu Medito é ideal para quem começar a meditar. A ideia do aplicativo, como o nome já adianta, é exercitar a meditação a partir de 5 minutos do dia. Além disso, há também outros exercícios mais longos para quem deseja aumentar os períodos de meditação. O aplicativo é fácil de usar e possibilita que você programe o seu próximo exercício, clicando em “lembre-me de meditar”.


Autoperfeição Com Hatha Yoga, José Hermógenes de Andrade

Um dos maiores nomes do yoga no Brasil, José Hermógenes de Andrade produz neste livro um importante guia para o entendimento e a prática do Hatha Yoga, conhecido também como Yoga de força. Além disso, o autor dá dicas de educação alimentar, relaxamento e atitude mental, que contribuem muito para os exercícios respiratórios e o desenvolvimento da consciência corporal.


O Coração do Yoga, T. K. V. Desikachar

O Coração do Yoga é ideal para todo mundo que se interessa pelo yoga. Com um passo a passo para a prática completa, que trata desde aspectos como posturas e contraposturas à meditação e filosofia, o livro abordam conhecimentos e informações essenciais que atendem tanto aos iniciantes como aos praticantes mais avançados.


Luz na Vida, B. K. S. Iyengar

O livro de B. K. S. Iyengar, considerado o maior mestre de hata-ioga do planeta, ensina o método criado por ele que permite a todas as pessoas praticarem yoga e aprimorarem a saúde. A partir de conhecimentos e experiência, o autor nos mostra como atingir a paz interior por meio da ação, da reflexão e do autoconhecimento.


A Arte da Meditação, Daniel Goleman

Em A Arte da Meditação, Daniel Goleman ensina variados tipos de meditação para quem deseja entrar em contato com a paz interior, um refúgio em meio às turbulências do cotidiano. Com o livro, você poderá experimentar cada uma deles durante semanas até descobrir a sua técnica preferida.


O Poder do Silêncio, Eckhart Tolle

Em O Poder do Silêncio, Eckhart Tolle revela a importância de silenciarmos os pensamentos para encontrarmos a nossa sabedoria interior e vivermos mais intensamente o momento atual. Tolle mostra que a calma e o silêncio são a dimensão mais profunda de nós mesmos e somente através deles podemos nos libertar de nossos pensamentos, desejos e medos, para sermos felizes no momento presente.


Mente Zen, Mente de Principiante, Suzuki Shunryu

Em Mente Zen, Mente de Principiante, Suzuki aborda a prática do Zen como um caminho interessante para a melhora na postura e na respiração. Além disso, o autor nos ensina aspectos como a disciplina, as atitudes e a compreensão básicas da prática a mente aberta, que incluem a dúvida e a capacidade de ver de forma sempre nova, em seu frescor original.


O que você achou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *