Dia da Educação: Veja cursos para se especializar em diferentes áreas

(5 Estrelas - 1 Votos)

No Dia Internacional da Educação, nós selecionamos cursos gratuitos e online para quem deseja obter novos conhecimentos. Confira!

O dia 28 de abril marca a comemoração do Dia Internacional da Educação. A data surgiu no Fórum Mundial de Educação de Dakar, realizado no ano 2000 na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, estavam presentes líderes de mais de 160 países, incluindo o Brasil, que firmaram um compromisso com o desenvolvimento da educação dessas nações até 2030.

Que tal aproveitar a data para adquirir novos conhecimentos? Nós preparamos uma lista com cursos gratuitos e online, disponíveis para quem desejar aprender muito nesse momento, além de uma série de livros que discutem o papel da educação na sociedade. Confira a seleção e bons estudos!


Marketing

A empresa de marketing Resultados Digitais disponibiliza cursos voltados para a área de marketing até o dia 31 de maio na plataforma
RD University. Entre as opções disponíveis estão “Introdução ao Inbound Marketing”, “Fundamentos de Inbound Marketing para Gestores” e “Fundamentos de Inside Sales para Vendedores”. Todos os cursos oferecem certificado e as inscrições podem ser realizadas aqui.


O Sebrae oferece um curso de marketing digital para as pessoas que desejam empreender. Nas aulas, serão trabalhadas temáticas como o monitoramento de resultados de ações online, gestão de marketing e vendas. As inscrições podem ser feitas no site do Portal Sebrae.


Marketing pessoal

A plataforma Prime Cursos oferece aulas voltadas para quem deseja melhorar a sua imagem e se destacar na profissão. Apresentação e cartões de visitas, etiqueta e ética profissional são alguns dos assuntos abordados nas aulas. O curso tem duração de 20 horas e oferece um certificado aos alunos que participarem até o fim.


O curso da Learn Café dá aulas de como realizar o marketing pessoal de modo inteligente. Dividido em seis aulas, o curso vai trabalhar temas como inteligência, planejamento, o poder do foco e da atitude. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui.


Redação

A plataforma Escrever Online permite que as pessoas enviem os seus próprios textos para serem corrigidos por outros alunos. A prática é boa para quem quer exercitar a escrita e, ainda por cima, obter feedbacks a respeito de suas redações.


O site Ideal Grátis oferece um curso de redação onde, além de escrever, o aluno aprende sobre conceitos como coesão e coerência e articulação de ideias, essenciais na construção textual. As aulas são gratuitas e a inscrição pode ser realizada aqui.


SEO

As aulas da Mirago são ideais para quem deseja conhecer o mundo do Search Engine Optimization (SEO). Dividido em 15 aulas, o curso é indicado para iniciantes no assunto e o curso aborda conceitos básicos de SEO e da plataforma Google, bem como a aplicabilidade dos conceitos aprendidos nos conteúdos e em sites. Os encontros têm duração de quatro horas e, ao fim, os alunos receberão um certificado de participação.


O curso da Seo Master é voltado para pessoas que têm pouco conhecimento em Search Engine Optimization, mas desejam otimizar um site a partir da utilização de técnicas adequadas para isso. Dividido em sete aulas, o curso aborda desde os conceitos mais introdutórios sobre SEO a questões mais complexas sobre o assunto, como fatores de ranqueamento e Black Hat SEO.


Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire

Uma das obras mais famosas da carreira do educador e filósofo brasileiro, Pedagogia do Oprimido discute novas possibilidades pedagógicas de transformação no âmbito dos relacionamentos entre professores, estudantes e sociedade.


Ensinando a Transgredir: A Educação Como Prática da Liberdade, bel hooks

No livro, a escritora e professora negra, bell hooks, aborda um novo conceito de educação: o ensino como prática da liberdade. Nesse sentido, a autora defende que a transgressão deve ser ensinada aos alunos como uma maneira de superar fronteiras raciais, sexuais e de classe.


Educação Como Prioridade, Darcy Ribeiro

Em Educação como prioridade, Darcy Ribeiro analisa a situação de precariedade na educação brasileira, traçando possíveis diagnósticos de melhora do ensino no país. Além disso, a obra reúne
escritos do autor a respeito de questões como a formação dos professores e o futuro das universidades brasileiras.


Os sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin

O livro de Edgar Morin aponta caminhos e possibilidades para as pessoas que pensam e fazem parte do ensino a fim de garantir um futuro sustentável e uma educação democrática para as próximas gerações.


A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos, Mario Sergio Cortella

No livro, Mario Sergio Cortella se inspira na teoria da “sedução da esperança” de Paulo Freire para discutir a produção do conhecimento no interior das escolas. A partir de epistemológicos e políticos, o autor trabalha com a tese de que o Conhecimento é uma construção cultural e que, portanto, a Escola deve ter um comprometimento político ao transmiti-lo para a sociedade.


Educação Brasileira – Estrutura e Sistema,
Dermeval Saviani

Baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a obra de Dermeval Saviani apresenta uma compreensão a respeito da ordenação jurídico-política da educação brasileira contemporânea. O que significa sistema educacional? E estrutura educacional? Pode-se dizer que existe um sistema educacional no Brasil? Essas são algumas das perguntas que o autor irá responder nesse livro.


O que você achou das dicas?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *