O que é um livro de RPG?

(5 Estrelas - 3 Votos)

Por meio do RPG, você cria e vivencia histórias. Conheça livros que fazem você mergulhar nesse universo!

Por meio das narrativas dos livros, temos mais conhecimento e ficamos por dentro de diferentes histórias, lugares e culturas. Mas já pensou se você mesmo vivenciasse aventuras e se tornasse os próprios personagens sem sair do sofá? Esse é o objetivo do RPG, jogo criado em 1970, nos Estados Unidos, e que conquista cada vez mais o público nerd.

O “jogo de interpretação” reúne dois tipos de participantes: o mestre e os jogadores. Em uma partida de RPG, o mestre conta a história de acordo com algum livro-jogo e os jogadores precisam interpretar os personagens dentro da narrativa, que é repleta de desafios. As obras trazem novas ideias e as regras.

Além de incentivar a leitura, o RPG estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Há diferentes tipos de livros, como fantasia, ficção científica e super-heróis. Por ser um jogo cooperativo, o grande objetivo não é ter vencedores ou perdedores, mas sim criar uma história interessante.

Veja alguns livros de RPG e divirta-se!


A Cidade dos Ladrões, Ian Livingstone

O quinto livro da série Fighting Fantasy narra uma desafiante história de terror. Enquanto zanbar bone e seus cães da lua, sedentos de sangue, mantêm a próspera aldeia de silverton em xeque, os mercadores de silverton voltam-se para você, um aventureiro e espadachim de aluguel. Na cidade dos ladrões, você precisará de muita esperteza e habilidade com a espada para poder sobreviver a uma missão de onde poucos saem vivos.


A floresta da destruição, de Ian Livingstone

Este é um dos principais livros de RPG. A floresta da destruição é o terceiro livro-jogo da coleção Fighting fantasy, de Ian Livingstone. A obra foi publicada inicialmente em 1983 e depois recebeu uma nova edição em 2002.


A espada do Samurai, de Thomas Brezina

Venha para a Turma dos Tigres! De repente o grande show de samurai se complica. Homens de preto dopam o cavaleiro japonês e roubam-lhe as espadas. As únicas testemunhas: Gigi, Lu e Patrick. Será que também conseguirão desvendar o enigma da preciosa wakizashi. O melhor de tudo é que você pode participar dessa emocionante aventura! Use sua inteligência, pegue a pasta dos Tigres e ajude a turma a desvendar mais um enigma eletrizante. 


A cidadela do caos, de Steve Jacksons

Este é o segundo livro-jogo da coleção Fighting fantasy, mas o primeiro do gênero publicado no Brasil. É indispensável para quem gosta de RPG.


A nave espacial traveller, de Steve Jackson

Sugada através do Vazio Seltsiano, a nave espacial Traveller emerge do outro lado desse buraco negro em um universo desconhecido. Você é o capitão da Traveller e o destino dela jaz em suas mãos. Será que você conseguirá descobrir o caminho de volta para a Terra através dos povos alienígenas que encontrar e dos planetas que visitar, ou será que você e sua tripulação estão destinados a vagar pelo espaço desconhecido para sempre? Tudo de que você precisa para embarcar nesta emocionante aventura entre as estrelas é um lápis, uma borracha e dois dados.


Ataque a Khalifor, Guilherme Dei Svaldi

O livro-jogo é ambientado no mundo de Tormenta, o RPG mais jogado no Brasil. Nessa história, você será um herói aventureiro enviado pelo Barão Rulyn em uma missão para invadir a cidade-fortaleza de Khalifor, o coração da horda, e desvendar o plano de ataque dela. Tormenta tem na Aliança Negra uma de suas maiores ameaças e ela está prestes a se concretizar. Apenas com essa informação o Exército do Reinado terá uma chance na batalha que está por vir.


Encontro marcado com M.E.D.O, de Steve Jackson

Um corajoso e incorruptível campeão da lei e da ordem, você é o Cruzado de Prata, usando seus superpoderes para proteger os cidadãos inocentes da movimentada Titan City das intrigas de um bando de supervilões. O arquivilão é o Ciborgue Titânio, chefe da conhecida organização M.E.D.O. Terrorismo, violência, sequestro, corrupção — nada é terrível demais para o M.E.D.O.


Guerreiro das Estradas, Ian Livingstone

O livro da série Fighting Fantasy narra uma jornada onde você é um dos poucos sobreviventes na cidade fortificada de Nova Esperança, após a população mundial ter sido praticamente aniquilada por um vírus letal no ano de 2022. Agora, a sua missão é dirigir até San Anglo para trazer suprimentos vitais, mas mesmo em seu interceptor blindado, armado com metralhadoras e mísseis, essa aventura será bastante perigosa.


O Inimigo Digital, Athos Beuren

Nessa aventura interativa não-oficial de Minecraft, você precisará deter o vilão Devious_David e impedir que Minecraft desapareça para sempre. Steve e seus amigos precisam da sua ajuda para combater as forças do mal e só você poderá ajudá-los a salvar o mundo virtual. No livro, parte história, parte jogo, você é o herói.


O Mundo do Exterminador, Orson Scott Card

A coleção de ensaios mostra novos aspectos do Jogo do Exterminador, aprofundando as complexas questões levantadas na série mais famosa de Orson Scott Card. Os textos escritos por autores de diferentes áreas, abordam temas como liderança, respeito à alteridade, regras literárias e sobrevivência. 


O Senhor das Sombras, Athos Beuren

No segundo livro-jogo do universo de Tormenta, você precisará ajudar o soberano de Zakharov a encontrar o seu filho. Eric Roggandin, príncipe e herdeiro do Reino das Armadas, está desaparecido e o infame Gazin Adagas é o principal suspeito desse crime ousado.


Seja um Espião – Interplanetário – a Captura de Kirillian, Game Book

No livro da série Game Book, você é um espião interplanetário que precisará embarcar em uma perigosa missão que pode lhe custar a vida. Por isso, receberá ordens do Centro de Espionagem Interplanetária e precisará seguir as suas instruções com muito cuidado.  Apenas com sua esperteza e habilidade como espião você terá condições de atingir seu objetivo. 


Viver ou Morrer, Athos Beuren

Viver ou Morrer é um livro-jogo em que você é o herói. Em dez histórias, você vai desbravar masmorras, enfrentar monstros e sobreviver a armadilhas. Você será capaz de concluir a Viagem Maldita, cruzar o Caldeirão ou sobreviver às Ruínas da Perdição? Ou lutar bravamente Por um Fio, explorar a região dos Selvagens de Khaldum, escapar do Sono da Morte ou derrotar os Rasga-Magos? O desafio está lançado.


Uivo do Lobisomem, Jonathan Green

Nessa aventura, você será desafiado a encontrar uma cura para sua condição antes da próxima lua cheia. Caso contrário, o ataque feroz de um lobo poderá colocá-lo num caminho de matança e loucura. Mas quanto tempo você consegue sobreviver em Lupravia, uma terra amaldiçoada onde todos temem o uivo do lobisomem?




Qual livro-jogo você incluiria na lista? Comente e participe!


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *