O que é Elasticsearch?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Diversas empresas já adotaram o sistema de busca, o qual permite maior armazenamento de dados em tempo real

As buscas na Internet ficaram cada vez mais complexas. Ao invés de escreverem termos simples, os internautas hoje pesquisam frases mais longas, com palavras-chave e informações complexas sobre um determinado assunto. Por isso, os sites começaram a usar o Elasticsearch. O sistema de busca, em formato de código aberto, consegue tratar os dados em alta qualidade em tempo real.

O analista de tecnologia da Estante Virtual, Vinicius Xaxá, define o Elasticsearch como “uma maneira mais avançada de buscar por termos e palavras”. “O termo é buscado de uma maneira diferente, sem necessariamente estar igual ao guardado no banco de dados”, explica.

No site da Estante Virtual, o Elasticsearch foi adotado há um ano. Para Xaxá, há duas principais vantagens da ferramenta. “Uma delas é fazer uma pesquisa ‘full-text’ em tempo real. O outro ponto positivo é poder tratar e armazenas um grande volume de dados”, analisa o profissional, acrescentando que o sistema de busca é utilizado de acordo com a estratégia de cada empresa.

Há outras ferramentas de busca, como Sphinx e Solr, mas o elastic search tem uma capacidade maior de escalonamento. “É possível aumentar a capacidade de processamento de acordo com o crescimento dos dados”, completa o analista de tecnologia. Além da Estante Virtual, o Google, Ebay, Twitter, o jornal The Guardian e a Globo.com também usam o sistema.

Para entender melhor sobre o Elasticsearch, a principal dica é estudar a documentação utilizada pelo próprio site oficial. Há ainda o blog do elastic search, que reúne dicas e informações sobre a ferramenta, o guide e o local de discussão da comunidade.

Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *