Uma viagem na obra de Louisa May Alcott

(5 Estrelas - 2 Votos)

Escritora norte-americana nasceu em 29 de novembro de 1832 e ganhou o mundo com o romance Mulherzinhas, publicado em 1868. Saiba mais sobre a carreira da autora!

Nascida no dia 29 de novembro de 1832, na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, Louisa May Alcott é considerada uma das mais importantes romancistas de sua época. Filha de pais ligados à educação e à Filosofia, a autora conviveu desde a infância com grandes estudiosos, como o filósofo Henry David Thoureau e o poeta Ralph Waldo Emerson.

Feminista e abolicionista, Louisa chegou até a pensar em ser atriz na juventude. Porém, foi na literatura em que ela encontrou o caminho de sua vida. No início da carreira, a escritora dedicou-se a escrever livros infanto-juvenis, mas foi de uma experiência na Guerra Civil Americana, em que atuou como enfermeira, que surgiu o seu maior sucesso, o romance Mulherzinhas.


Mulherzinhas

Publicado originalmente em 1868 e com inspirações autobiográficas, “Mulherzinhas” discorre sobre a trajetória de Josephine, Meg, Beth e Amy, jovens irmãs da família March que vivem em meio a Guerra Civil dos Estados Unidos. As quatro, embora unidas por laços familiares e pela amizade, se apresentam bastante diferentes entre si.


Boas Esposas

Uma continuação de “Mulherzinhas”, “Boas Esposas” avança em três anos na vida das irmãs March. Após o fim da Guerra Civil Americana, a família se prepara para o casamento de Meg. O romance acompanha as aventuras das quatro irmãs, além das transformações e desafios na difícil passagem para a idade adulta.


Longa e Fatal Caçada Amorosa

O romance, descoberto postumamente, conta a história de Rosamond Vivian, uma jovem que vivia afastada em uma pequena cidade litorânea sob as ordens de um rigoroso avô, até conhecer Phillip Tempest. Os dois passam a viver uma profunda e controversa história de amor, mas aos poucos Rosamond descobre que o rapaz ém um criminoso e resolve fugir. Porém, ao descobrir a fuga de sua amada, Tempest passa a buscá-la em todos os lugares, ainda que isso possa custar a vida de um dos dois.


A herança

O livro “A Herança” conta a história de Edith Adelon, uma jovem que quando criança foi adotada por uma família rica, que mora em uma mansão na Inglaterra rural do século XIX. Em sua juventude, Edith será vítima de um plano arquitetado por Lady Ilda, que a inveja e deseja desacreditá-la diante da família. Na história também surge Percy, amor secreto de Edith e o único que pode salvá-la dos planos malignos da rival.


Uma Rapariga À Moda Antiga

Neste romance, Polly, uma pobre camponesa segue em busca de uma vida nova na cidade grande. Porém, ao chegar lá, a jovem se depara com um mundo difícil, regido por aparências e hipocrisia. Desse modo, ela precisará lutar para conquistar o seu lugar e adequar-se àquela realidade.



Um Colégio Diferente

Em “Um Colégio Diferente”, Jo, uma das irmãs da família March, resolve fundar um colégio para garotos. Porém, com a chegada dos novos alunos, a professora nota que terá muito trabalho pela frente se quiser controlar os rapazes.



O que achou da história da autora?


Yasmin Lisboa


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *