Por dentro da obra de Khaled Hosseini

(5 Estrelas - 1 Votos)

Nascido em 4 de março de 1965, o escritor ficou conhecido mundialmente com o livro O caçador de pipas. Veja outras obras do autor!

Um dos romancistas mais lidos do mundo, Khaled Hosseini nasceu em 4 de março de 1965, em Cabul, no Afeganistão. Filho de um diplomata e de uma professora, mudou-se algumas vezes de país por causa do trabalho do pai. Aos 11 anos, foi morar com a família na França e, quatro anos depois, com o golpe de Estado no Afeganistão, foi exilado com os pais nos Estados Unidos.

A relação do autor com a literatura começou ainda na infância. Quando era criança, gostava de ler poesias e era fã de Alice no país das maravilhas. O escritor ficou conhecido mundialmente com o seu primeiro romance O caçador de pipas, que conta a história dos amigos Amin e Hassan, que vivem no Afeganistão na década de 1970. O livro, depois adaptado para os cinemas, foi publicado em mais de 70 países e vendeu mais de dois milhões de exemplares no Brasil.

Quando você mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à Justiça”.

Em paralelo ao meio literário, Hosseini foi nomeado Representante Voluntário do Alto Comissariado de Refugiados da Nações Unidas, em 2006, e criou a Fundação Khaled Hosseini, que oferece assistência humanitária aos afegãos. Que tal conhecer os livros do autor? Confira a lista e boa leitura!


O caçador de pipas

O romance narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970. Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado.


A cidade do sol

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser.” Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós.


O silêncio das montanhas

O romance traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações.


Você já leu algum livro de Khaled Hosseini?


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *