MEC divulga resultado das inscrições para o Fies e P-Fies

(5 Estrelas - 1 Votos)

Alunos que se cadastraram no Fundo de Financiamento Estudantil e no Programa de Financiamento Estudantil poderão acessar a lista nesta quarta

O Ministério da Educação (MEC) divulgará, ainda nesta quarta-feira (26), os resultados da seleção para os estudantes que se inscreveram no FIES e no P-Fies, duas modalidades de financiamento estudantil oferecidas pelo governo brasileiro a alunos de baixa renda. Segundo o MEC, os candidatos poderão consultar as informações no endereço eletrônico ou nas instituições de ensino em que se inscreveu.

As inscrições para os programas começaram no dia 5 de fevereiro e terminaram no dia 14. A partir da divulgação do MEC, os alunos pré-selecionados terão até o dia 2 de março para acrescentarem informações de inscrição no FiesSeleção. Já os estudantes que ficaram na lista de espera, terão até três dias úteis após a divulgação da pré-seleção para enviarem todos os seus dados.

Sobre o Fies e o P-Fies

O novo Fies é financiado pelo governo federal e oferece vagas com juros zero para estudantes que tenham renda mensal familiar de até três salários mínimos. Com esse financiamento, o aluno começa a pagar as prestações de seu curso de acordo com os limites de suas renda, o que faz com que os encargos diminuam consideravelmente.

O P-Fies funciona a partir de recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e verbas de bancos privados e é destinado a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. Ao contrário do Fies, essa modalidade tem juros que podem variar, dependendo do banco e da instituição de ensino superior associados.

Critérios de seleção

No Fies, os estudantes serão classificados a partir das notas do Enem e de acordo com o grupo de preferência para o qual se inscreveram. Assim, serão respeitadas as prioridades de escolha das três opções de curso, turno e local de oferta. Além disso, as vagas disponíveis serão ofertadas aos candidatos de acordo com o seu grupo de preferência. A prioridade será para os alunos que não concluíram o ensino superior e ainda não foram beneficiados pelo financiamento estudantil.

No P-Fies, os candidatos serão selecionados a partir da nota do Enem e de acordo com o grupo de interesse escolhido. Além disso, será necessária a pré-aprovação do financiamento estudantil por um agente financeiro operador de crédito. Somente após a aprovação, a inscrição será realizada. Segundo o MEC, caso não haja a aprovação, a vaga será repassada ao próximo candidato classificado no grupo de interesse.

Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *