[Dica cultural] Carolina Maria de Jesus em foco no Instituto Moreira Salles

(5 Estrelas - 1 Votos)

Carolina Maria de Jesus, presença e legado será realizado no dia 14 de março. O evento celebra a trajetória de uma das primeiras escritoras negras do país

A escritora Carolina Maria de Jesus será homenageada no Instituto Moreira Salles (IMS) do Rio de Janeiro. O evento Carolina Maria de Jesus, presença e legado, será realizado no dia 14 de março, às 18h, com a presença da filha da autora, Vera Eunice, e da escritora Conceição Evaristo. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes do início da conversa.

Mediadores do debate, os pesquisadores Raquel Barreto e Hélio Menezes também são curadores da exposição Um Brasil para brasileiros, que será inaugurada a partir de agosto no IMS Paulista.

Sobre a autora

Carolina Maria de Jesus nasceu no dia 14 de março de 1914, em uma comunidade rural na cidade de Sacramento, em Minas Gerais. Filha de pais analfabetos, Carolina só começou a ir à escola aos sete anos, mas logo foi alfabetizada e se apaixonou pela leitura.

Em 1937, ela mudou-se para São Paulo após a morte de sua mãe. Já na cidade, foi morar na favela do Canindé e, para sustentar os filhos, passou a atuar como catadora de papel. Nos intervalos do trabalho, Carolina registrava informações sobre o seu cotidiano nos cadernos que encontrava em meio aos materiais que recolhia.

Dos diários de Carolina, surgiu Quarto de Despejo – Diário de uma favelada, livro publicado em 1960 que se tornou um best-seller, sendo vendido em 40 países e traduzido para mais de 15 idiomas. Após o sucesso do primeiro livro, a autora ainda publicou os títulos Pedaços de Fome e Provérbios.

Carolina Maria de Jesus morreu no dia 13 de fevereiro de 1977, aos 62 anos, graças a uma insuficiência respiratória. Após a morte da autora, ainda foram publicadas seis obras póstumas que surgiram de cadernos e materiais deixados por ela. Em 2017, a história de Carolina foi registrada no livro Carolina – Uma Biografia, de Tom Farias.


Você também é fã de Carolina Maria de Jesus?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *