O legado de Kobe Bryant para o esporte mundial

(5 Estrelas - 1 Votos)

Ídolo do basquete americano morreu em acidente de helicóptero neste domingo (26). Conheça um pouco mais sobre a vida de Bryant

Um dos maiores jogadores da história da NBA e ídolo do Los Angeles Lakers, o norte-americano Kobe Bryant, de 41 anos, morreu em um acidente de helicóptero, neste domingo (26), na cidade de Calabasas, nos Estados Unidos. Sua filha Gianna Bryant, de 13 anos, e outras sete pessoas também estavam na aeronave.

Nascido em 23 de agosto de 1978, na Pensilvânia, Kobe recebeu influência de seu pai e também do jogador brasileiro Oscar Schmidt, de quem ele era fã. Morou na Itália dos seis aos 13 anos, quando retornou aos Estados Unidos e logo chamou a atenção dos olheiros da NBA.

Durante os 20 anos no Lakers, Kobe participou do All-Star Game (Jogo das Estrelas) 18 vezes. Na carreira, o ala-armador conquistou cinco vezes o título da NBA e foi eleito MVP (jogador mais valioso) por três temporadas. Na seleção dos Estados Unidos também fez história: ganhou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de 2008 e 2012.

Aposentou-se do basquete em 2016, mas até hoje inspirava gerações de atletas. Em 2018, conquistou o Oscar de melhor curta-metragem de animação por Dear basketball, no qual foi roteirista e narrador. Para conhecer melhor a história de Kobe Bryant, selecionamos dois livros sobre o ex-jogador e uma obra indicada pelo atleta em 2019. Confira!


Kobe Bryant, de Jordan Lowe

Disponível apenas em inglês, esta biografia conta a história de Kobe Bryant. Neste livro, o leitor fica por dentro da juventude e dos anos de sucesso do atleta na NBA. A obra mostra como o ex-jogador inspira diversas áreas da vida, não só no basquete.


Kobe Bryant, de Anthony Johnson

Esta biografia escrita por Anthony Johnson também só está disponível em inglês. Neste livro, os fãs ficam por dentro da história e da carreira do ex-jogador Kobe Bryan.


Tempos muito estranhos, de Doris Kearns Goodwin

Tempos muito estranhos, de Doris Kearns Goodwin, foi um dos livros indicados por Kobe Bryanem 2019. No Brasil, você só encontra na Estante Virtual. Esta obra é a crônica de uma nação e seus líderes durante o período no qual a moderna América foi criada. Com um fantástico senso de detalhe e profundidade e intensidade dramáticas, a autora narra brilhante a inter-relação entre o quotidiano da Casa Branca durante o período Roosevelt e o destino dos Estados Unidos.


Você era fã de Kobe Bryant?


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *