Desenvolvimento PessoalLivros e Hqs

Transforme-se: 9 livros para inspirar você em 2020

(0 Estrelas - 0 Votos)

Nada melhor do que dar um gás nesse início de ano, né? Confira a nossa seleção de livros completa e boa leitura!

Início de ano é o momento de renovar as energias para enfrentar os próximos 365 dias. Após o Réveillon, é hora de colocar em prática as promessas de fim de ano em todas as áreas da vida, como profissional e financeira. Para ajudar você a se inspirar para 2020, fizemos uma seleção especial de livros.

Entre as obras escolhidas estão Poesia que transforma, de Braulio Bessa, Ansiedade – Como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury, Isso me traz alegria, de Marie Kondo, e A arte de ser leve, de Leila Ferreira. Confira a lista completa e escolha sua próxima leitura!


Poesia que transforma, de Braulio Bessa

Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural. Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.


A arte de ser leve, de Leila Ferreira

Tem gente que anda com um enorme bacalhau nas costas. A imagem é usada pela jornalista Leila Ferreira pra descrever aqueles que não conseguem se livrar da carga do mau humor e vão estragando o dia de quem tem o azar de topar-lhes o caminho. Para quem ainda não reconheceu, a autora se inspirou no rótulo de um tônico tradicional, a Emulsão de Scott, que continha o intragável óleo de fígado, e trazia estampado um marinheiro arcado sob o peso do peixe às suas costas. O livro é um antídoto contra os “bacalhaus” que muitas vezes arrastamos pela vida afora.


Isso me traz alegria, de Marie Kondo

A japonesa Marie Kondo revolucionou casas com seu método sensível de organização. Este livro ensina como guardar cada tipo de roupa, documento e utensílio, como arrumar armários, armazenar alimentos, organizar maquiagens, CDs e fotografias, como envolver as crianças no processo e muito mais. Respondendo às principais dúvidas dos seus clientes e leitores, Marie aborda temas que ficaram de fora do livro anterior e reafirma a etapa mais importante do seu método: descobrir, entre tudo aquilo que está à sua volta, o que realmente lhe traz alegria – e descartar o restante.


Dinheiro: os segredos de quem tem, de Gustavo Cerbasi

Muita gente tem uma ideia totalmente errada de como as pessoas enriquecem. Poucas vezes é uma herança, um diploma de pós-graduação ou mesmo a inteligência que constrói uma fortuna. Com mais frequência, ela resulta de trabalho duro, economias disciplinadas e um padrão de vida adequado. Em Dinheiro: os segredos de quem tem, o consultor Gustavo Cerbasi explica o que fazer para começar agora mesmo a equilibrar as contas e se aproximar da tão sonhada independência financeira. Ao simplificar temas como aposentadoria, investimentos e empreendedorismo, ele mostra que, com conhecimento e organização, qualquer pessoa pode conquistar um futuro sólido e tranquilo.


Ansiedade – Como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury

Neste livro, Augusto Cury fala sobre o que acredita ser a nova ameaça emocional que assola as pessoas: a SPA (síndrome do pensamento acelerado). Para o psiquiatra, essa doença é ainda mais perigosa que a depressão, pois atinge um número maior de pessoas e ajuda a acentuar os sintomas de várias outras doenças emocionais, como a própria depressão. O sofrimento por antecipação, cansaço física e mental, facilidade em esquecer-se das coisas e dores de cabeça e musculares são alguns dos principais sinais de que você está sofrendo deste mal.


Buda dançando numa boate, de Paula Abreu

Buda dançando numa boate é um livro para ajudar você a perceber que a espiritualidade de que todos nós precisamos está em tudo – e não só em uma meditação aos pés do Himalaia. Aqui você vai aprender a olhar o mundo e os acontecimentos sob uma perspectiva leve e bem-humorada que vai fazer com que você coloque em marcha as mudanças que deseja – sejam elas grandes ou pequenas.


A tríade do tempo, de Christian Barbosa

Considerado o maior especialista em gestão do tempo no Brasil, Christian Barbosa oferece uma solução definitiva para quem deseja uma vida mais equilibrada, voltada para a realização dos seus sonhos. Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, ele apresenta um inovador método de planejamento pessoal que vai ajudar você a organizar sua vida e se tornar mais produtivo. A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada.


A arte de correr na chuva, de Garth Stein

Enzo sabe que é diferente dos outros cães: um filósofo com alma quase humana (e obsessão por dedos polegares), que se educou assistindo interruptamente a programas de TV e ouvindo atenciosamente as lições de seu dono, Denny Swift, um piloto-aposta das grandes corridas. Através de Denny, Enzo desenvolve uma percepção aguçada sobre a condição humana, e aprende que a vida, assim como as corridas de carros, não é simplesmente acelerar. É preciso certas técnicas e truques. E saber agir certo na hora certa. Na véspera de sua morte, Enzo relembra toda a sua vida, o que ele e sua família enfrentaram juntos.


A arte da felicidade, de Dalai Lama

Líder espiritual e temporal do Tibete, ganhador do prêmio Nobel, conferencista e estadista cada vez mais popular, Dalai Lama mostra como derrotar a ansiedade e a insegurança, a contrariedade e o desânimo do dia a dia. Junto com o Dr. Cutler, ele explora inúmeras facetas do cotidiano, entre elas os relacionamentos, a perda e a busca da riqueza, mostrando como transpor os obstáculos da vida através de uma fonte profunda e permanente de paz interior.


O que você achou da lista? Comente e participe!


Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores