Os 50 anos de carreira de Ruth Rocha

(0 Estrelas - 0 Votos)

Nascida em 2 de março de 1931, a autora é conhecida por seus livros infantis. Veja a lista com algumas de suas principais obras!

Ao falarmos de livros infantis, é quase impossível não citarmos as obras da escritora Ruth Rocha. Nascida em 2 de março de 1931, na cidade de São Paulo, a escritora completa 50 anos de carreira em 2019 e tem um extenso legado de títulos voltados para crianças. Antes de entrar no meio da literatura, ela se formou em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, trabalhou na biblioteca do Colégio Rio Branco, onde foi orientadora educacional.

Seu maior best-seller é Marcelo, marmelo, martelo, que vendeu mais de um milhão de exemplares no país. Em 1988, Ruth Rocha escreveu Declaração universal dos direitos humanos para criançasi, ao lado de Otávio Roth. Ao todo, a autora já publicou mais de 200 livros, que foram traduzidos em 25 idiomas.

Leitura, antes de mais nada, é estímulo, exemplo.”

Durante a carreira, também conquistou prêmios: o Jabuti, em 1990, e o ABL de Literatura Infantojuvenil, em 2001. Atualmente, é integrante da Academia Paulista de Letras. Que tal conhecer os livros de Ruth Rocha? Confira a nossa seleção completa e boa leitura!


Marcelo, marmelo, martelo

Um dos principais livros da literatura infantil, Marcelo, marmelo, martelo mostra situações reais do cotidiano de um jeito que procura ser simples e de modo colorido. Os personagens dos três contos que compõem este livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade; Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto compreende a importância da amizade.


Fábulas de esopo

Quem não gosta de uma boa história? Não é à toa que o costume de sentar juntinho e se deixar levar pela voz de um contador faz parte da cultura de todos os povos. Assim são os “recontos” que Ruth Rocha apresenta nesta série: um verdadeiro tesouro da tradição popular de várias partes do mundo. São histórias saborosas e bem contadas, que divertem, ensinam e fazem a imaginação voar.


Almanaque Ruth Rocha

Este livro reúne histórias, brincadeiras, charadas, provérbios, adivinhas, piadas e mil outras coisinhas para você passar horas lendo e se divertindo.


Ruth Rocha conta a Odisséia

Ruth Rocha apresenta a Odisséia, mantendo-se fiel ao clássico grego e, simultaneamente, imprime ao texto um tom pessoal. Tal como a ‘Ilíada’, a ‘Odisséia’ é atribuída a Homero, poeta que não sabe se existiu de fato. O tema é a volta de Ulisses à sua terra natal, Ítaca, depois de ter participado da guerra de Tróia. O nome ‘Odisséia’ deriva do nome grego de Ulisses – Odisseu. Durante sua longa viagem de retorno, o herói vive aventuras extraordinárias. Os leitores também vão conhecer Penélope, a mulher de Ulisses. Com esta versão, Ruth Rocha introduz os leitores jovens a uma obra que está na origem da literatura ocidental.


A decisão do campeonato

Catapimba é um garoto legal. Amigo da turma toda, centroavante e secretário do Estrela- D Alva Futebol Clube, com ele o tempo só esquenta quando o Armandinho não apita o jogo direito. Nos livros desta série, cada história é uma aventura, sempre contada daquele jeito gostoso, característico de Ruth Rocha! Em A decisão do campeonato, você vai conhecer Catapimba e sua turma, os craques do campinho pegado à casa do seu Manoel.


Quem manda na minha boca sou eu

Um reizinho muito autoritário, de tanto mandar todo mundo calar a boca, deixa o reino mudo. Numa outra história, Marcelo apronta uma confusão porque não se conforma com os nomes das coisas. Já Catapimba consegue dar o troco no vendedor da cantina da escola, provando que bala e dinheiro não são a mesma coisas. Nas 23 histórias e poemas de Ruth Rocha reunidos neste livro, você vai descobrir que tudo é assunto para criança, desde que a história seja bem contada.


Eugênio, o gênio

De que vale ser um burro genial se o tipo não consegue ser um burro legal? Eugênio era um gênio, mas vivia empacado, fazia muita onda, era muito mimado! Mas o mundo gira, a vida não pode parar. E o nosso amigo Eugênio terá de desempacar.


O livro do lápis, com Otávio Roth

O livro do lápis acompanha a evolução deste importante instrumento de escrita, desde as formas rudimentares, como carvão e os ossos carbonizados até nossas modernas canetas hidrográficas e esferográficas.


Você já leu algum livro da escritora Ruth Rocha?


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

One thought on “Os 50 anos de carreira de Ruth Rocha

  • 14.02.2021 em 1:50 pm
    Permalink

    Amo essa escritora, conheci Ruth Rocha através do nascimento da minha filha. Desde então, sempre que possível lemos as histórias contadas por ela. Parabens pelo belo trabalho Ruth Rocha, fica aqui a minha admiração pela a sua pessoa.

Fechado para comentários.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses