[Dica cultural] Veja os destaques da Flup 2019

(4 Estrelas - 2 Votos)

Na edição deste ano, festival homenageia o poeta pernambucano Solano Trindade. Festa literária começa nesta quarta-feira (16)

A Festa Literária das Periferias (Flup 2019) chega na 8ª edição com uma homenagem ao poeta pernambucano Solano Trindade, autor de poesias marcadas pela valorização da cultura africana no Brasil. O evento será realizado entre quarta-feira (16) e domingo (20), no Museu de Arte do Rio (MAR), com muito debate, oficinas e slam de poesias.

Em paralelo, haverá ainda algumas ações pela Zona Portuária, como a partida de futebol dos escritores, na Vila Olímpica Parque Machado de Assis, no Morro do Pinto, na abertura do evento. Entre os principais destaques da festa literária, está a tradicional revoada de balões, às 15h, na quarta, no Cais do Valongo, que homenageia Ecio Salles. Um dos idealizadores da Flup, ele foi morto em julho deste ano. Na mesma ocasião, os organizadores vão inaugurar a exposição O samba é assim.

Já no MAR, o público pode curtir o show de Lenine, a partir das 20h30, também na quarta-feira. O cantor homenageará o centenário de Jackson do Pandeiro. No dia seguinte, os dois principais destaques são a mesa Meu corpo, meus versos, às 16h, com a participação de Akua Naru e Preta Rara, e o debate Com quantas Áfricas se faz uma diáspora, às 20h, com Ana Paula Lisboa, Maboula Soumahoro, Natasha A. Kelly e Rama Thiaw.

Vale destacar também a mesa A Carolina que habita em nós, com as escritoras Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo, às 18h de sábado (19). Em seguida, a filha de Carolina Maria de Jesus, Vera Eunice, autografa o livro Cliris – Poemas recolhidos, escrito por sua mãe, às 20h.

Enquanto isso, todos os dias, às 22h, haverá o Slam Nacional de poesia falada, na Casa Porto, no Largo São Francisco da Prainha. Quer ver a programação completa? Veja no site da Flup 2019!


Você conhece a Flup? Comente e participe!


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *