Você sabe o que é metodologia ágil?

(5 Estrelas - 2 Votos)

Método ficou conhecido na área de tecnologia, mas pode ser aplicado em diferentes setores. Confira!

Conhecida na área de tecnologia, a metodologia ágil tem sido cada vez mais aderida em diferentes setores das empresas. A principal característica do método é direcionar a gestão de projetos por meio de ciclos pré-estabelecidos. Este modelo foi criado, inicialmente, para entregar com maior rapidez e frequência os softwares, de acordo com a necessidade de cada cliente. Se demorasse muito, os produtos poderiam tornar-se obsoletos antes do tempo.

Diferentemente da metodologia tradicional, a ágil não segue uma linha rígida e está mais adaptada a mudanças repentinas. Na década de 1970, por exemplo, o método Waterfall (“cascata”, em português) era um dos mais utilizados nas corporações. Neste modelo, todas as fases de produção são realizadas de maneira sequencial. Com isso, as etapas ficam “presas” umas às outras, o que deixa o processo mais lento.

LEIA MAIS: Como reduzir o tempo no celular?

Dentro da metodologia ágil é possível encontrar diferentes modelos. Um dos mais populares é o Scrum, baseados em “sprints”, que costumam ter duas semanas ou um mês. Diariamente, as equipes fazem ainda “daily”, para resolver problemas e pendências. O principal objetivo é refinar a qualidade do produto e fazer uma entrega em menor tempo possível.

Além do setor de tecnologia, o Scrum também atende o marketing das empresas, ao alinhar os objetivos, melhorar a comunicação e gerar maior velocidade na entrega da área. Outro método bem conhecido dentro do ágil é o Feature Driven Development. O FDD reúne alguns princípios básicos, como desenvolver um modelo abrangente, detalhar, planejar e construir por funcionalidade, o que também gera agilidade na produção.

Que tal ficar por dentro da metodologia ágil? Veja os livros abaixo e boa leitura!


Scrum – A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, de Jeff Sutherland

Este é um livro instigante sobre o processo de liderança e gestão que está transformando a maneira como vivemos. Instituições que adotaram o método Scrum já registraram ganhos de produtividade de até 1.200%.


Sprint, de Jake Knapp

Como inovar? Por onde começar? Como montar uma boa equipe? São muitas as perguntas que martelam na cabeça de quem precisa tirar ideias do papel, mas já existe um caminho infalível para responder a todas elas rapidamente: o sprint. O método serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.


Os segredos da gestão ágil por trás das empresas valiosas, de João Kepler e Thiago Oliveira

Na última década, com o avanço da tecnologia e as mudanças rápidas da forma de consumo, testemunhamos a queda de grandes empresas tradicionais que não conseguiram adequar a sua gestão ao mundo ágil. Por isso, dois grandes especialistas em gestão, João Kepler e Thiago Oliveira, se reuniram para criar um guia necessário a todo empreendedor. Nesse livro, eles apresentam quais são as técnicas e ferramentas que os melhores gestores usam, o que elas realmente fazem, como funcionam e como aplicá-las na sua empresa. 


Gerenciamento ágil de projetos, de Daniel Capaldo Amaral e Edivandro Carlos Conforto

Trabalhar com multiprojetos de desenvolvimento de produtos inovadores, especialmente em empresas startups, envolve incerteza, altos riscos e, na maioria das vezes, poucos recursos. A abordagem ágil, com seus princípios mais flexíveis, baseados em iterações, simplicidade e entrega de valores, é uma excelente oportunidade. Mas, a literatura atual ainda é carente em informações concretas para a adoção efetiva dessa abordagem. Este livro representa uma iniciativa inovadora, de diálogo entre teoria e prática, na busca de indicações concretas sobre como aplicar a agilidade.


Scrum e agile em projetos: Guia completo, de Fábio Cruz

Como você escolheu este livro para leitura, presume-se que você é um profissional que está buscando entregar mais valor aos seus clientes e reduzir ineficiências na sua forma de trabalho. Este livro vai ajudá-lo nessa caminhada. Neste segundo livro, Fábio Cruz nos leva a uma jornada pelo mundo puro da agilidade, mostrando desde os princípios ágeis até o entendimento mais aprofundado do Scrum e complementando com um conjunto de técnicas ágeis.


Qual livro sobre metodologia ágil você indicaria?


Gabriela Mattos

Analista de comunicação em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *